Gordura Interesterificada: Óleos Modificados Quimicamente

As gorduras consideradas interesterificadas são óleos modificados de forma química. Gorduras intensificadas são obtidas a partir de uma mistura de óleos vegetais totalmente hidrogenadas e ainda gorduras trans, e óleos vegetais líquidos.

Este processo de interesterificação consiste em se misturar estes óleos em proporções que sejam adequadas, e os submeter ao processo de interesterificação onde fica sob a ação de um catalizador e condições específicas para o determinado processamento, ocorrendo ainda uma reação para a produção de gorduras, com a consistência específica para a aplicação que se destina.

Gordura Interesterificada: Óleos Modificados Quimicamente

Gordura Interesterificada: Óleos Modificados Quimicamente

Os Riscos Existentes á Saúde

A partir do ano de 2007 vários fabricantes começaram a substituir a gordura hidrogenada pela chamada gordura interesterificada apesar disto estudos recentes realizados já apontaram que ela poderá ser mais danosa á saúde do que a gordura hidrogenada.

Os efeitos nocivos que existem nos ácidos graxos trans á saúde humana são bastante conhecidos e desta forma se faz necessária a produção de novos compostos, e a alternativa encontrada foi um produto totalmente industrializados chamado interesterificação, que deverá apresentar como principais métodos para a produção de gorduras com baixos teores ou mesmo nenhum de gorduras trans.

Os Riscos Existentes á Saúde

Os Riscos Existentes á Saúde

Este tipo de composto é produzido através de uma mistura de óleo químico com óleo completamente hidrogenado, onde acontece uma quebra das ligações ésteres presentes e a construção de novas ligações nas moléculas glicerídicas. Existem ainda dois tipos de interesterificações, as que são realizadas de formas químicas e ainda enzimáticas.

Na enzimática, ela acontece através de biocatalisadores que são responsáveis por ocasionar a migração acila em todas as moléculas acilgliderídicas, já para as químicas o catalizador é utilizado de forma mais comum através do método de sódio.

Na natureza é possível se encontrar ácidos graxos configurados como os triglicerídeos, apresentando ainda três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol. E este processo reposiciona de tal forma que a gordura deverá apresentar qualidades diferentes de derretimento e ainda cozimento.

O processo de interesterificação foi aplicado inciialmente em gorduras naturais com ao banhar de porco e óleo de palma. Já na banha natural em torno de 2% de triglicerídeos apresentam três ácidos graxos saturados e em torno de 2% possuem três ácidos graxos insaturados. Os triglicerídeos que sobraram certamente são uma combinação de ácidos graxos saturados e insaturados. Depois de ser realizada a interesterificação, a quantidade de triglicerídeos com três saturados e três insaturados cresce, ao passo que os números de triglicerídeos com combinações de ácidos graxos reduz. Como resultados disto podemos contar com um produto com temperatura maior de fusão e ainda qualidade de cozimento muito mais aprimorada.

Estes setores alimentícios citam que este tipo de gordura não é maléfica a saúde, e todavia um estudo que foi publicado na Nutrition and Metabolism, no ano de 2007, evidenciou ainda motivos para que aconteça esta preocupação. O resultado se mostrou que o JDL apresenta uma relativa queda bem como níveis de insulina que resultam em um aumento equivalente a 20% do açúcar no sangue.

http://www.youtube.com/watch?v=ogxaWdsp1DE

Consumidores Atentos Devem Observar o Que Comem

Se você costuma ser um consumidor atento, deverá ter observado um grande númeroe de produtos do supermercado que aparecem em suas embalagens a informação de que o produto conta com “ZERO% de GORDURA TRANS” ou “NÃO CONTÉM GORDURA TRANS”. Por muito tempo fomos ensinados a trocar a manteiga pela margarina, pois esta não aumenta o colesterol. Apesar disto uma série de estudos científicos mostram que a gordura do tipo trans abundante nos óleos vegetais é muito mais danosa á saúde do que as saturadas.

Alguns pesquisadores britânicos inclusive afirmaram que para banir todas as gorduras trans do Reino Unido iria prevenir milhares de ataques cardíacos e mortes anualmente, seria uma maneira interessante e bastante simples de se proteger toda a sociedade e ainda salvar as vidas.

Por Que a Gordura Do Tipo Trans Vem Sendo Substituída Dos alimentos Processados

A gordura trans pode oferecer uma série de riscos para a saúde, e entre os mais importantes podemos citar:

A gordura trans oferece uma elevação considerável do colesterol ruim, diminuindo o colesterol bom e ainda aumenta as taxas de triglicerídeos, o que são fatores de risco para doenças cardiovasculares,

A gordura trans ainda aumenta a produção dos chamados mediadores químicos inflamatórios, que são relacionados ao aumento de incidência de várias doenças como por exemplo algumas doenças auto imunes como câncer, infertilidade, entre outras.

A gordura trans ainda inibe os receptores de insulina nas membranas das células provocando uma resistência a insulina aumentando assim a incidência de obesidade e também diabetes.

A solução que é encontrada pela indústria para substituir a gordura trans é a chamada interesterificação. Em um processo químico que poderá produzir a gordura que é um tanto complicado, porém essencialmente um óleo vegetal natural como o de girassol. A gordura oferece uma série de vantagens para os fabricantes de alimentos processados aumentando assim os tempos de prateleira do produto e ainda o sabor semelhante ao da gordura animal.

Este tipo de composto vem sendo introduzida em uma série de alimentos substituindo de forma segura as gorduras trans. Apesar disto algumas evidências científicas sobre o assunto começam a aparecer, dizendo que este produto aumenta a resistência insulínica, o que aumenta a taxa de glicose no sangue ou mesmo diminuindo a produção de insulina, uma condição precusora comum do Diabetes Mellitus e ainda a obesidade. Depois de quatro semanas se consumindo uma dieta rica nestas gorduras, é possível se ter um aumento de taxa de glicose em quase 20% dos casos, um aumento até maior do que o apresentado pela gordura trans. A produção de insulina caiu 10% na dieta rica em gordura, e quase o dobro disto na dieta interesterificada. Como resultados é possível se concluir de que a gordura afeta a produção de insulina através do pâncreas aumentando a resistência dos tecidos periféricos a ação da insulina.

Reduz além disso o índice de bom colesterol e ainda a gordura provavelmente não venha discriminada no rótulo do alimento.

Se você não costuma ler os rótulos procure ler que se estiver contendo a gordura vegetal hidrogenada ou óleo vegetal certamente existe esta gordura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.