Função Da Saliva: Características Gerais

A saliva consiste em substância aquosa localizada na boca dos organismos, secretada pelas glândulas salivares. O tipo humano tem 99,5% de água e 0,5% de eletrólitos, muco, glicoproteínas e enzimas – essenciais ao início do processo de digestão da dieta de amidos e gorduras.

As enzimas também têm papel na quebra de partículas de alimentos ocluídas e protegem os dentes da deterioração bacteriana. Além disso, a saliva desempenha função lubrificante ao molhar o alimento antes de engolir e proteger as superfícies mucosas orais da dessecação.

Várias espécies têm usos especiais para a saliva além do organismo. Salivas gomosas constroem ninhos. Víboras usam saliva venenosa para injetar em presas. Alguns artrópodes, como aranhas, criam teias utilizando glândulas salivares.

Função Da Saliva Na Digestão

As funções digestivas da saliva umedecem alimentos e ajudam no processo de engolir. Esta função lubrificante permite que o bolo alimente da boca até o esôfago. A saliva contém a enzima amilase, também chamada ptialina, capaz de quebrar o amido em açúcares simples que podem ser absorvidos ou depois subdivididos no intestino delgado.

As glândulas salivares secretam para iniciar a digestão de gorduras. Salivar lipase desempenha papel importante na digestão das gorduras, em recém-nascidos, como o lipase pancreático que ainda precisa de algum tempo para se desenvolver. Também tem função de proteger, ajudando a evitar a acumulação de bactérias sobre os dentes e partículas de alimentos de lavagem à distância.

Função Da Saliva Na Digestão

Função Da Saliva Na Digestão

Função Desinfetante

A crença comum é que a saliva contida na boca tem naturais desinfetantes, o que leva as pessoas a acreditar que é benéfico “lamber as feridas”. Pesquisadores da Universidade da Flórida em Gainesville descobriram proteína na saliva de murganhos com capacidade de cura duas vezes mais rápido que as feridas não tratadas. Neste sentido se convém pensar que a saliva pode ajudar a curar danos em algumas espécies.

No entanto a proteína não foi encontrada na saliva humana. Investigadores apontaram que a saliva humana contém antibacterianos como agentes secretores. Não foi demonstrado que lamber as feridas pode representar ação desinfetante, no máximo ajudar a limpar a ferida, removendo contaminantes maiores como sujeira e ajudando a diminuir os corpos infectantes. Portanto, lamber seria forma de secante patógena, útil se água limpa não está disponível para o animal ou pessoa.

Doenças Salivares

A boca dos animais é o habitat de muitas bactérias, algumas patogênicas. Doenças, como a herpes, podem ser transmitidas através da boca. Mordeduras de animais e humanos são tratadas em formulações de antibióticos sistêmicos devido ao risco de septicemia. Pesquisa recente sugere que a saliva das aves é melhor para diagnosticar a gripe aviária do que as amostradas de fezes.

Como Funciona a Estimulação Da Saliva?

A produção de saliva é estimulada tanto pelo sistema nervoso simpático como parassimpático. Estimulação simpática ajuda em facilitar a respiração, ao passo que a estimulação parassimpática melhora a digestão.

Estimulação parassimpática conduz à libertação de acetilcolina em células salivares, que se liga aos muscarínicos receptores e provoca aumento da concentração do cálcio intracelular. Interessante notar que o aumento do cálcio provoca vesículas dentro das células para se fundir com a membrana, levando à secreção.

O fluxo sanguíneo aumentado resulta em produção superior de saliva. A estimulação parassimpática e simpática nervosa pode conduzir à expulsão de secreções na cavidade oral. Também resulta na liberação de noradrenalina.

Qual Produção Diária De Saliva?

Há muito debate sobre a quantidade de saliva produzida numa pessoa saudável por dia, variando as estimativas 0,75-1,5 litros, enquanto que durante o sono a quantidade cai para quase zero. Em humanos, a glândula submandibular contribui com cerca de 70-75% da secreção, enquanto a parótida segrega entre 20-25%.

Qual Principal Importância Da Saliva?

A saliva é um líquido claro e aquoso feita por diversas glândulas na área da boca. Consiste em parte importante do corpo saudável e contém substâncias importantes que o corpo precisa para digerir a comida e manter os dentes fortes.

  1. Mantém a boca úmida e confortável
  2. Ajuda a mastigar, saborear e engolir
  3. Luta contra germes na boca e combate o mau hálito
  4. Tem proteínas e minerais que protegem o esmalte dos dentes e previne a cárie dentária e doença periodontal
  5. Ajuda a manter a prótese firme no lugar

Há seis glândulas salivares maiores e centenas de menores. Normalmente, o corpo faz entre 2-4 litros por dia. Os médicos consideram que a quantidade normal de saliva varia. Isso faz com que o diagnóstico de problemas de saliva represente grande objetivo por parte dos especialistas.

Algumas doenças e medicamentos podem afetar a quantidade de saliva. Quem não tem quantidade suficiente pode ficar com a boca seca em excesso. Esta condição é chamada de xerostomia.

Boca seca faz com que as gengivas, língua e outros tecidos na boca fiquem inchados e desconfortáveis. Germes prosperam na configuração. Aumenta as chances de desenvolver cárie dentária. Isso porque a saliva ajuda em eliminar às partículas de alimentos.

A boca seca é comum em adultos mais velhos, embora as razões não sejam claras. Doenças que afetam todo o corpo, má nutrição, bem como a utilização de certas drogas.

Falta de saliva pode ser causada por:

  • Certas doenças, como o HIV / AIDS
  • Síndrome de Sjögren
  • Diabetes e Parkinson
  • Obstrução do ducto salivar
  • Quimioterapia e tratamentos por radiação
  • Desidratação
  • Problema estrutural com ducto salivar
  • Fumar cigarros ou cannabis

Centenas de medicamentos podem prejudicar o fluxo de saliva e provocar secura da boca, tais como:

  • Anti-histamínicos
  • Medicamentos de ansiedade
  • Inibidores de apetite
  • Drogas sintéticas
  • Diuréticos (comprimidos da água)
  • Antidepressivos
  • Doses exageradas de analgésicos

Sempre pergunte ao profissional de saúde sobre os efeitos colaterais antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

O Que Fazer Para a Saliva Voltar?

  • Beber água
  • Mastigar chiclete sem açúcar
  • Chupar balas sem açúcar

Se a boca seca persistir o médico ou dentista pode recomendar enxaguar com saliva artificial, líquido ou spray vendido sem receita médica. Pode ser usado sempre que necessário Ajuda a manter sua boca úmida e confortável, embora não tenha proteínas, sais minerais e outras substâncias encontradas na verdadeira que ajuda no processo de digestão.

Quem tem excesso de saliva não precisa se preocupar, a menos que o fluxo persista por longo tempo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.