Como Acontece Um AVC

O acidente vascular cerebral, AVC ou também conhecido como AVE, acidente vascular encefálico acontece quando vasos sanguíneos do cérebro se rompem causando uma hemorragia ou se entopem, causando uma isquemia. O AVC que popularmente é chamado de derrame cerebral tem como principal característica a perda das funções neurológicas de forma rápida e isso acontece nos casos que foram citados acima.

Quando uma pessoa sofre AVC ela pode imediatamente ficar com uma parte do corpo paralisada, outros sinais da presença do problema são: a perda da fala ou dificuldade em falar, a movimentação dos membros comprometida, problemas de visão, perda parcial ou quase total e o mais grave, um estado de coma.

AVC

AVC

 

Um paciente que sofreu um AVC deve ser encaminhado imediatamente para o hospital para evitar danos maiores, de perdas de movimento (sequelas), entre outros, e porque é um quadro clínico que se evolui para morte, quando não tratado imediatamente. O tempo entre o paciente sofrer o AVC e ele chegar no hospital é decisivo para recuperação total, parcial ou até mesmo não conseguir salvá-lo e ele falecer.

O Índice de Doenças Cardiovasculares No Brasil Preocupa

Os dados no Brasil em relação as doenças cardiovasculares é assustador, para cada 3 pessoas que sofrem do problema, 1 delas acaba morrendo. Por isso, segundo as estatísticas,  essa é uma das principais causas de falecimento no nosso país. O número de vítimas aumenta nas camadas mais pobres da sociedade e entre os idosos.

E não é só no Brasil, que as doenças cardiovasculares apresentam número elevado de óbito, o mesmo se repete em alguns outros países. Essa doença e o grande número de casos dela, faz com que os países tenham elevadas despesas para cuidar desses pacientes.

Veja Os Fatores Mais Comuns Que Podem Levar Uma Pessoa A Sofrer Um AVC!

  • Colesterol alto
  • Tabagismo
  • Diabetes
  • Hipertensão Arterial popularmente, a pressão alta
  • Estenose da Válvula Atrioventricular
  • Acidente Isquêmico Transitório Prévio
  • Idade Avançada
  • Fibrilação Atrial
Saiba Mais

Saiba Mais

Conheça Os Dois Tipos de AVC e Como Cada Um Deles Acontece

  • AVC isquêmico80% dos casos de AVC registrados são isquêmico e por isso, é considerado a tipologia mais comum da doença.Ele acontece quando o fluxo sanguíneo não chega no cérebro, o que acarreta uma enfarte do parênquima do sistema nervoso. O que faz com que aconteça essa diminuição no fluxo sanguíneo, para que você entenda melhor como acontece: trombo ou êmbolo, que são obstruções das artérias; a pressão em queda de perfusão do sangue, pode acontecer em alguém em estado de choque; consequência de problemas como a trombose venosa, que é quando a passagem do sangue é obstruída, chegando com dificuldade no cérebro.
  • Detalhes do AVC isquêmico: assim que uma pessoa sofre o AVC isquêmico os tecidos do cérebro ainda permanecem vivos, porém, quanto mais tempo ele ficar sem receber suprimentos, que deveriam ser levados pelo sangue, mais eles se degeneram. Isso porque esses tecidos são muito ativos metabolicamente e necessitam de uma considerável quantidade de glicose e oxigênio. Porém, basta pouco tempo para que a área onde acontece o acidente vascular tenha os tecidos mortos, já que naquele ponto não chega mais sangue. Em torno, onde a quantidade existe, mesmo que seja reduzida, ainda é possível salvar os tecidos. Essa área é chamada de penumbra, e é nela, que os médicos quando chega um paciente vítima de AVC, se concentram para salvá-la. É por isso, que o atendimento rápido, no caso dessa doença, é a garantia de deixar sequelas e de não levar à morte. A terapia é feita para impedir que a obstrução vá adiante.
  • AIT é o Ataque Isquêmico Transitório, que é classificado como uma tipologia do AVC isquêmico. Neste caso, acontece também uma obstrução, entupimento ou isquemia, porém, ela não provoca danos ao cérebro e nem menos, deixa nenhum tipo de sequela. O sangue falta em uma parte do cérebro, mas bastam 24 horas para que tudo se restabeleça, voltando ao 100% normal. Caso deixe sequelas, não é um AIT e sim o AVC isquêmico.É claro que quem sofre um AIT deve ligar um sinal de alerta porque é grande a porcentagem das pessoas que depois de tê-lo sofreram um AVC, pouco tempo depois.Estudos mais recentes dizem que as definições de AIT podem ser modificadas, porque já foram observadas sequelas quase imperceptíveis em pacientes que sofreram o problema. E os estudos apontam para o tempo que dura um AIT, nunca mais do que 1 hora, o que classificaria, quando superasse esse tempo, como AVC.
  • AVC HemorrágicoEsse não é tão comum, cerca de 20% dos casos tem as características dele e nem por isso, podemos dizer que é menos grave que o primeiro. Neste caso, as veias do cérebro não estão entupidas, mas se rompem. Quando o sangue dessas veias chega até o que é chamado de parênquima nervoso acontece uma “ação irritativa”, formando um coágulo. Isso provoca inflamação, causa um efeito de pressão e ocasiona uma degeneração no cérebro e comprometimento das funções cerebrais. Este tipo de AVC pode ser classificado de duas formas: hemorragia subaracnoidea e intra parenquimatoso.
  • No primeiro caso HEMORRAGIA SUBRACNOIDE: acontece os aneurismas, as veias que possuem defeitos de má formação e isso atinge a parte subaracnoidea e a parte licórico. É uma doença congênita.
  • No segundo caso HEMORRAGIA INTRA PARENQUITAMOSO: acontece sempre quando se rompem um aneurisma causando “formação saculares” nas artérias do cérebro. Isso acontece quando a pressão é muito alta e não é controlada.

Veja Os Sintomas Que Apresentam Uma Pessoa Que Está Tendo Um AVC

  • Sinais de que não consegue ver normalmente, confusão da visão, partes escuras, etc.
  • Sente as pernas fracas, dificultando a caminhada.
  • Não consegue se expressar e falar normalmente.
  • Fica difícil de fazer movimentos com o rosto.
  • Não consegue mover bem os braços.

Durante um exame para saber se a pessoa sofreu um AVC o médico pode pedir que ela sorria, que levante o braço e faça movimentos, que fale uma frase que ele acabou de falar. Quando confirmada suspeita, o doente vai direto para o atendimento de emergência para evitar sequelas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.