Besta

A besta é uma arma que consiste em um arco que dispara projéteis. As bestas medievais eram chamadas por vários nomes, muitos deles derivados do termo ballistra, que era uma arma desenvolvida pelos gregos – a nossa conhecida catapulta.

Historicamente, as bestas tiveram um papel importante nos conflitos do Leste da Ásia, Europa e do mediterrâneo. Hoje, elas são usadas para as atividades de tiro ao alvo e pra caçada.

Descrição geral

Besta

Besta

A aparência das bestas é muito parecida com os antigos arcos e flechas. Era a principal arma da Idade Média, que consiste em um pequeno arco afixado transversalmente em uma base feita de madeira.

Ela tem um sulco por onde as flechas passam. A diferença do arco e flecha para a besta talvez esteja no fato de que com o arco, era preciso fazer um movimento com o braço para esticar o elástico que fazia a flecha ser lançada. Já na besta, é o gatilho que tem essa função.

Sua origem é meio obscura, mas sabe-se que apareceu primeiramente na Europa e na Itália.

O poder destrutivo que fez dessa arma tão temida, vem da substituição da madeira para o metal em sua construção, fazendo com que ela seja muito mais forte, precisa e resistente.

Variantes

Arma

Arma

As bestas existem em diversas variações. Uma das maneiras de classificá-las é quanto o sistema de aceleração, enquanto outra é feita pelo tamanho e pela energia e grau de automação dos projéteis lançados.

Os projéteis

Os projéteis em formato de flechas usados como munições das bestas são chamados de quadrelos ou ferrolhos.

Eles são muito menores do que as flechas, mas podem ser muito mais fortes do que elas.

Os ferrolhos modernos têm tipicamente um design de sua extremidade com três ”faixas” que ajuda na sensibilização aerodinâmica, vista em dardos e em flechas.

As bestas também podem ser adaptadas para disparar balas ou pedras.

Usos na modernidade

Modelos

Modelos

Caçada, lazer e ciência

Elas são usadas para esportes de tiro ao alvo e para caçadas e também para pesquisas científicas com a gordura das baleias (eles atiram na baleia e a ponta da flecha colhe a amostra necessária de gordura).

Uso militar e paramilitar

Muitos soldados estão equipados com as bestas e cordas especiais, para a prática da nossa conhecida tirolesa, em situações onde não há condições de travessia pelo solo.

Comparações entre as bestas e os arcos e flecha

A desvantagem é que as bestas são muito pesadas e desajeitadas para o transporte se comparadas aos antigos arcos, assim como um ritmo mais lento de disparo e uma baixa eficiência no sistema de aceleração.

Questões legais

Hoje em dia, as bestas frequentemente têm tido problemas com o status legal devido à possibilidade de uso letal e sua similaridade com as armas de fogo.

Por Carol C.

2 comentários

  1. oi meu nome e lucas e queria saber se uma besta e considerada uma ARMA DE FOGO porque eu pedi uma de nata mas não sei os riscos que uma besta tem a ofereser se puderem me ajudar ficaria grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>