Óxido Nitroso

Inalação, sedação, gás hilariante, em relação a analgesia, gás feliz, gás nitroso, óxido nitroso, N2O-O2 … este aí tem mais nomes do que qualquer outra técnica de sedação!

O que é isso? E o que ele faz?

Óxido Nitroso

Óxido Nitroso

O óxido nitroso (N2O) é simplesmente um gás que se respira. Não tem cor, cheiro, e não causa irritação. Foi descoberto em 1772. Humphry Davy (1778-1829), um dos pioneiros da experimentação com o N2O, descreveu os efeitos do N2O sobre si mesmo após a auto-administração de uma dor de dente e infecção da seguinte forma:

“No dia em que a inflamação foi o mais problemático, eu respirei três grandes doses de óxido nitroso. A dor sempre diminuiu após as primeiras quatro ou cinco inspirações, o mal-estar foi trocado por alguns minutos por prazer “.

Os efeitos

Gás

Gás

Parece divertido! O trecho acima resume muito bem os efeitos do óxido nitroso: ela mata a dor – e induz um sentimento prazeroso. Depois de 5 minutos ou menos da respiração de gás, você deve sentir uma sensação de euforia espalhada por todo o corpo. O sentimento é realmente como um bêbado feliz.

Algumas pessoas acham que há alterações auditivas ou de efeitos visuais também. Você vai se sentir um pouco de luz dirigido e muitas vezes as pessoas ficam rindo (daí o nome gás hilariante!). Como um aparte interessante, o óxido nitroso era uma das drogas de escolha para os jovens no final dos anos 1700 e início dos anos 1800, quando manifestações de gás hilariante foram uma popular fonte de entretenimento e diversão.

Como funciona o óxido nitroso?

Medicinal

Medicinal

Hoje, sabemos que o óxido nitroso (N2O) para maior segurança só podem ser utilizados por curtos períodos de tempo (devido a falta de oxigênio no N2O puro pode levar a inconsciência e até a morte) – mas que ele é seguro para uso por períodos mais longos de tempo se você misturá-la com o oxigênio (O2).

Assim, o “gás hilariante”, utilizada agora é chamado N2O-O2, e que contém oxigênio, no mínimo, 30% (que é todas as máquinas utilizadas nos dias de hoje permitirão). Normalmente, a mistura de oxigênio é cerca de 70% a 30% de óxido nitroso.

Dependendo da concentração e duração de administração de gás hilariante, quatro níveis de sedação pode ser experimentado (depois de uma sensação inicial de atordoamento):

1. uma sensação de formigamento, especialmente nos braços e pernas, ou uma sensação de vibração (parestesia), seguido rapidamente por
2. sensações quentes e

3. uma sensação de bem-estar, euforia e / ou flutuante. Durante a sedação mais pesada, a audição pode dissolver em uma latejante e constante, como eletrônica.

4. Num nível mais profundo de sedação novamente, sonolência dificuldade para manter os olhos abertos ou falar (“sonho”) pode ocorrer. Se a náusea, em conjunto, isso significa que você está definitivamente anestesiado!

Se você sentir quaisquer sintomas desagradáveis, deixe que o seu dentista saiba, para que possam ajustar o percentual da N2O. Em alternativa, basta tirar a máscara.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário