Barba Negra

Origens

Barba Negra era britânico, provavelmente nascido antes de 1690. Seu nome real acreditava-se ser Edward Teach. Quando era um jovem marinheiro, serviu em um navio corsário britânico na Jamaica, uma das ilhas do Caribe. Os corsários eram navios sem pátria contratados por governos durante tempos de guerra. A Rainha Anne da Inglaterra permitia ao navio corsário em que Teach trabalhava saquear navios franceses e espanhóis.

Marinheiro

Logo ele se tornaria um pirata experiente e se juntaria a um bando dos mesmos no Caribe. Rapidamente tornou-se capitão de seu próprio navio, o qual ele próprio roubou. Um navio rápido e fácil de manobrar que podia levar até 250 piratas.

A Frota Pirata

Um líder inteligente, com o crescimento de seu poder e reputação, Teach desenvolveu uma aparência assustadora, parte do que lhe deu sua reputação: Deixou cabelos e barbas crescerem longamente e os enrolava em cachos e dizia-se que ele afixava pavios acesos em seu chapéu para amedrontar seus inimigos.

Roubavam a carga e muitas vezes os próprios navios. Sua frota cresceu atacou dezenas de embarcações, organizou bloqueios a portos e cidades costeiras e contava com vários navios armados com canhões. Em Charleston Bay, bloqueou o porto e atacou os navios que se aproximavam, tomando passageiros como reféns, só partindo quando recebeu um baú com medicamentos que precisava.

Navios

As autoridades estavam em seu encalço e ele buscava o perdão que estava sendo oferecido a ex-piratas. Recebendo um perdão por seus serviços à coroa retirou-se para os Estados Unidos, na Carolina do Norte, então colônia britânica e lá passou novamente a agir como corsário novamente.

Morte e Influências

Usava como base o estuário de Ocracoke que lhe permitia ver com facilidade os navios que passavam de uma colônia a outra. E nessa base oferecia refúgio a outros piratas. Nesta época sua principal embarcação era o navio “Adventure”.

Seus ataques e pirataria, no entanto atraíram a ira de outras colônias e Alexander Spotswood, governador da Virginia, organizou a perseguição ao pirata. Enviou o tentente Robert Maynard da Marinha Real com vários barcos e homens, que encurralaram Teach em Ocracoke.

A batalha em que Barba Negra foi morto foi tema de muitas histórias e quadros famosos, uma batalha difícil em que Maynard quase foi morto e Barba Negra foi atacado por vários marinheiros antes de ser derrotado. Sua cabeça foi pendurada ao mastro do navio de Maynard, como exemplo a outros piratas.

Ataques

Barba Negra foi um ícone entre os piratas, conheceu e abrigou alguns dos mais famosos em seu esconderijo em Ocracoke. Sua fama e reputação como sanguinário foi aumentada e fantasiada por muitos escritores o que é comum em relação a piratas. Barba Negra deu origem a vários livros e filmes e diz-se que inspirou até mesmo o famoso Capitão Jack Sparrow da série de filmes “Piratas do Caribe”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.