A Boneca Barbie

Barbie é uma boneca da moda fabricada pela empresa americana de brinquedos denominada “Mattel”. Lançada em março de 1959. A empresária americana Ruth Handler é creditada pela criação inspirada na Bild Lilli, modelo da Alemanha.

Barbie consiste em figura de marca de bonecas e acessórios Mattel, incluindo outros membros da família e edições especiais. Representa importante brinquedo moderno rodeado de controvérsias e ações judiciais que por vezes envolvem críticas ao estilo de vida da boneca.

História da Barbie!

Ruth Handler viu sua filha Bárbara brincar com bonecas de papel e notou que por vezes a pequenina gostava de conceder papéis de adultos aos brinquedos. Na época a grande parte de boneca no mercado era designada ao público infantil.

Percebendo que existia lacuna no mercado, Handler sugeriu a ideia de uma boneca adulta de corpo, junto com o seu marido na vida moderna. Não se pode ignorar o fato de que a Mattel estava desempolgada com a ideia.

Durante uma viagem à Europa em 1956, com seus filhos Barbara e Kenneth, Ruth Handler se deparou com uma boneca de brinquedo alemã chamada Bild Lilli. Ela comprou unidades à filha para levar de volta aos Estados Unidos.

A boneca Lilli também foi baseada em um popular personagem que aparece em uma história em quadrinhos desenhada por Reinhard Beuthin para o jornal Die Bild-Zeitung.

Lilli era loira, trabalhadora e sabia o que queria. Não precisava dos homens! O modelo foi vendido pela primeira vez na Alemanha, no ano de 1955. Embora tenha sido vendida de modo inicial para adultos, se tornou popular entre as crianças que gostavam de vestir a boneca com roupas que estavam disponíveis separadamente.

Após o regresso aos Estados Unidos, Handler refez o desenho da boneca (com a ajuda do engenheiro Jack Ryan) e colocou o nome dela de “Barbie”. Ela fez a estreia na American International Toy Fair, em Nova York, no dia 09 de março de 1959. Essa data também é usada como o aniversário oficial!

A Mattel adquiriu os direitos para a boneca Bild Lilli em 1964 e interrompeu a produção. A primeira Barbie usava um maiô preto e branco no estilo zebra. Teve como assinatura  o topete e rabo de cavalo. Estava disponível sob a ótica loira e morena.

Comercializada como modelo fashion direcionado às crianças. As primeiras bonecas tiveram fabricação no Japão, com roupas costuradas à mão. Cerca de 350 mil Barbies foram compradas durante o primeiro ano de produção.

Olhar Sedutor da Barbie

Ruth Handler acreditou que era importante para a Barbie ter uma aparência adulta. No início da pesquisa de mercado a Mattel percebeu que alguns países estavam descontentes com o peito da boneca compostos por seios distintos.

De fato a aparência do modelo foi alterado várias vezes, em principal no ano de 1971, quando os olhos da boneca foram ajustados para olhar para frente em vez de continuar olhando ao lado e pressupondo expressão de desejo!

Marketing da Barbie

Barbie foi um dos primeiros brinquedos com estratégia de marketing baseada de modo extensivo sobre a publicidade televisiva. Método copiado por outras ideias até os dias de hoje. Estima-se que mais de um bilhão de bonecas Barbie foram vendidas em cerca de 150 países até o ano 2000, quando a Mattel alegou vender três modelos a cada segundo.

Produtos Barbie incluem não apenas a variedade de bonecas com roupas e acessórios, mas também livros, vestuários, cosméticos e jogos de vídeo. Ela já apareceu em série de filmes de animação e como personagem coadjuvante em “Toy Story 02” e “03”.

Barbie: Ícone Cultural

A boneca se tornou ícone cultural. Em 1974, parte de Times Square em Nova York foi rebatizada de Barbie Boulevard durante uma semana. No ano de 1985 o artista Andy Warhol criou pintura conhecida sobre o “mito”. Em 2013, Taiwan, foi inaugurado o primeiro restaurante temático dela denominado “Barbie Café”.

No ano de 2009 a Barbie comemorou seu 50º aniversário. As celebrações incluíram um desfile em Nova York para a Semana de Moda Mercedes-Benz. As modas exibidas no evento tiveram a contribuição de conhecidos costureiros, tais como Diane Von Furstenberg, Vera Wang, Calvin Klein, Bob Mackie, Christian Louboutin, entre outros.

Biografia Ficcional da Barbie

O nome completo da boneca é Barbara Millicent Roberts. Na série de romances publicados pela Random House à década de 1960 os nomes dos seus pais foram dados como George e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, em Wisconsin.

Ela tem um relacionamento romântico com o seu namorado “Ken” Carson, que apareceu pela primeira vez na produção de 1961. Um comunicado de imprensa da Mattel em fevereiro de 2004 anunciou que Barbie e Ken tinham decidido se separar. Porém, após dois anos eles reacenderam o relacionamento depois do boneco ter uma reforma.

Barbie já teve mais de quarenta animais de estimação, incluindo gatos, cães, cavalos, panda, leão, zebra, entre outros. Ela possuiu uma vasta gama de veículos, incluindo Corvette conversível e jipes.

Também tem licença de piloto para operar aviões comerciais, além de servir como comissária de bordo. Carreiras da Barbie são projetadas para mostrar que as mulheres podem assumir variedade de papéis na vida moderna. De fato ela foi vendida com vasta gama de títulos, incluindo astronauta (1965), médica (1988) e motorista da Nascar (1998).

Controvérsias da Barbie

Críticas feitas à boneca por vezes são baseadas no pressuposto de que as crianças a consideram como modelo a se imitar. Críticos apontam que ela promove uma ideia irreal da imagem corporal à mulher jovem e aumenta o risco das meninas a imitarem, o que pode gerar tendência anoréxica, por exemplo.

Em 1997 o molde do corpo de Barbie foi redesenhado e recebeu uma cintura mais larga. A Mattel afirmou que essa foi uma tentativa de tornar o modelo com imagem de acordo com os principais desenhos contemporâneos.

No mesmo ano a Mattel juntou forças com a Nabisco para lançar uma promoção cruzada de Barbie com os biscoitos Oreo. Como de costume a empresa fabricou tanto o modelo branco como a versão preta.

De acordo com a comunidade africana nos Estados Unidos, o termo “Oreo” em determinadas regiões da África consiste em significado pejorativo da pessoa ser “negra por fora e branca por dentro”, como o próprio biscoito de chocolate. A boneca não foi bem sucedida e a Mattel recolheu o estoque não vendido, fato que aumentou o valor dos modelos entre colecionadores.

A história da Barbie é bem interessante, pois demonstra um grande feeling para negócios do casal Ruth e Elliot Handler. O casal tinha uma filha chamada Barbara e observou que a menina crescia e continuava gostando de suas bonecas. Um dia eles perceberam que uma boneca adolescente poderia ser uma ótima opção para a menina, além dos bebês.

Os dois tiveram a ideia de criar a Barbie, a inspiração para a boneca que se tornaria amiguinha inseparável das meninas de todas as idades foi uma boneca erótica alemã. A primeira leva de bonecas Barbie era tão parecida com a boneca erótica que a Mattel precisou pagar uma indenização para os fabricantes.

A História da Barbie

A História da Barbie

O lançamento oficial da Barbie aconteceu no dia 9 de março de 1959 na Feira Oficial de Brinquedos de Nova York. Uma curiosidade é que as primeiras Barbies vendidas custavam apenas 3 doláres. Ruth e Elliot eram os donos da Mattel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.