Desenhos Japoneses que se Tornaram Febre

Alguns países se tornaram um verdadeiro polo para o mundo: modas, culturas, a economia, tudo. Tudo isso vira uma base para que os outros países cresçam e também se transformem em um polo. Os quesitos culturais e eletrônicos são os mais bem vistos. Podemos citar aqui os EUA, um verdadeiro ponto de encontro mundial, já que tudo o que acontece nos EUA é de conhecimento planetário. Mas há um país que também anda se destacando, tanto quanto na parte econômica, quanto na parte cultural: o Japão. A sua tecnologia, que é muito desenvolvida, faz muitos quererem se mudar para a ilha. Além disso, os seus animes, mangás e os cosplays, que são pessoas fantasiadas de seus personagens de anime favoritos, atraem muitos adeptos do mundo inteiro. Aqui no Brasil, em meados dos anos 80 e 90 os animes invadiram as telas das televisões do país, levando o telespectador a um novo patamar de programação, e também a conhecer um pouco mais da história cultural e artístico de tal país. Se você teve a sua infância nesse período, certamente irá se lembrar de alguns clássicos de anime que foram transmitidos na época e até hoje tem espaço na televisão. Que tal, mais tarde, relembrar conosco os desenhos japoneses que viraram mania?

Desenhos Japoneses que se Tornaram Febre

Desenhos Japoneses que se Tornaram Febre

Rede Manchete: Uma Pioneira

Antes de começarmos uma viagem nostálgica pelos sucessos japoneses, vamos falar aqui sobre a extinta Rede Manchete que foi uma verdadeira pioneira na arte de exibição de animes. Com ela, o telespectador pode conhecer os ‘’Cavaleiros do Zodíaco’’, por exemplo. Apesar de hoje não estar em operação, a Rede Manchete é lembrada carinhosamente pelos que viveram sua infância na época de sua atividade. Frases como ‘’Volta, Rede Manchete’’ são ditas frequente para que alguma instituição banque as dívidas que fizeram a rede de Adolpho Bloch fechar as portas. Enquanto a ‘’possível’’ volta da emissora não chega, tais pessoas continuam a assistir os animes pela internet ou outros canais. Vamos, então, conhecer alguns dos desenhos japoneses que mais cativaram os telespectadores?

Os Desenhos Japoneses que mais Fizeram Sucesso na TV

Confira com a gente a seguir alguns dos desenhos de origem japonesa que mais fizeram sucesso no Brasil. Vamos lá?

-Yu-gi-oh

Certamente, esse desenho será lembrado por muitos. Yugi é um garoto que disputa com outros um campeonato de cartas, que são muito mais que um mero pedaço de papel cartão. É uma verdadeira disputa onde estão reunidos monstros de todos os níveis. Esse desenho teve uma repercussão tão alta que seus ‘’cards’’ viraram mania nacional. Nas ruas, nos intervalos escolares, enfim. As crianças se reuniam e jogavam seus cartões.

Imagem de Amostra do You Tube

*Digimon

Esse é outro clássico que muitas crianças dos anos 90 lembrarão.  Produzido pela TOEI Animation (A mesma do mega sucesso Dragon Ball Z do qual falaremos mais a frente) em 1999, o desenho contava a história de 6 crianças que dispunham de um aparelho que se chamava Digivices. Dentro dele, há um Digimon (monstrinhos lutadores) que se embatem em arenas virtuais. Digimon ganhou muitos adeptos, sendo comparado até ao desenho Pokémon. Entretanto, os enredos de tais desenhos são diferentes.

*Digimon

*Digimon

*Pokémon

Pokémon foi, sem dúvida, uma das maiores febres nos anos 90 e começo dos anos 2000 no mundo. As aventuras de Ash e sua turma, colecionando pokémons e disputando campeonatos por onde passam.  Esse desenho foi uma verdadeira febre mundial, já que em todos os cantos do planeta as crianças colecionavam brinquedos inspirados nos personagens, cartões, jogos, enfim. E por falar em jogos, a Nintendo deu uma verdadeira alavancada no desenho, ao lançar vários jogos de Pokémon para os seus consoles.  Os jogos lançados para o Game Boy Color fizeram um enorme sucesso Até hoje, novos episódios de Pokémon são produzidos. Aqui no Brasil, são exibidos pela RedeTV E Cartoon Network.

Imagem de Amostra do You Tube

*Cavaleiros do Zodíaco

Outro desenho de origem nipônica, Cavaleiros do Zodíaco ronda a história de 5 guerreiros , denominados ‘’cavaleiros’’.  Trajando sempre armaduras, os cinco cavaleiros lutam para que Atena (Deusa da mitologia grega) consiga voltar e impedir que os outros deuses tomem posse do planeta Terra. Foi por meio da Rede Manchete que as crianças puderam conhecer a história de ‘’Cavaleiros do Zodíaco’’ e outras maravilhas do Japão.

*FullMetal Alchemist

Este anime é um pouco recente, mas certamente alguns já viram. O anime conta a história de dois irmãos, que são abandonados pelo pai. Alguns anos depois, a mãe deles falece devido a uma doença que nunca foi curada.  Tentando reverter essa morte, os irmãos recorrem a Alquimia, mas com um preço: a troca equivalente. Conseguiram reanimar o corpo da mãe, mas sem o seu espírito. Como trato é trato, o pagamento deveria ser do mesmo jeito; com um corpo. Por conta disso, um dos irmãos perdeu uma perna e o outro teve a perda total de seu corpo. Para que o outro irmão não ficasse sem um corpo, ele oferece um dos braços e, por consequência, seu irmão ganha uma armadura, parecida com um robô. Foi exibido pela RedeTV! Em 2006, no TV Kids.

*FullMetal Alchemist

*FullMetal Alchemist

*Dragon Ball Z

Esse foi, com certeza, um dos desenhos que mais teve repercussão mundial entre o fim dos anos 80 e durante os anos 90. O anime conta a história de Goku, um Saiyajin que é enviado para a Terra com um único objetivo: A conquista do mundo. Só que, ao chegar, ele machuca a cabeça, causando uma pequena amnésia e, consequentemente, a sua missão é esquecida. Quando reencontra Raditz, que é o seu irmão, o mesmo lhe informa a sua origem e a sua missão.

Entretanto, Goku não aceita fazer qualquer tipo de maldade contra o povo terráqueo. Além disso, começará a embater seu irmão e Vegeta, o príncipe da raça Saiyajin e que, mais tarde, irá virar seu aliado. A TOEI Animation, que é a produtora do anime, recentemente lançou Dragon Ball Z kai, que é uma versão do anime original, mas com elementos modernos, como o emprego do HD. Chegou ao Brasil em 2011. Apresentamos aí os desenhos japoneses que mais fizeram sucesso no Brasil e também no mundo. Você conhece outro? Comente!

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>