Dicas Sobre Pintura a Óleo – Pensando Enquanto a Pintura

A fase de formação é a terceira fase do processo básico de pintura a óleo. A primeira fase é a fase de desenho, que basicamente consiste em fazer um mapa da sua matéria, e que contém informações suficientes para guiá-lo através da criação real de sua pintura. A precisão de comprimento, direções e posições é o nome do jogo nesta fase.

A segunda fase do processo de pintura é o chamado bloco de fase. Esta fase requer que você pinte em todas as áreas coloridas sem prestar atenção aos detalhes.

Fases do Processo

A idéia é para ser exato (ou seja, não destruir a fase de desenho), não apenas nas dimensões, mas também na cor (ou seja, matiz, valor e intensidade) e acabar com uma tela que está completamente coberta com a cor.

Em outras palavras, no final da primeira fase, ficamos com um desenho em preto e branco da cena que deseja pintar, bem como com uma série de instruções para serem utilizados durante as próximas fases.

Segunda Fase

O objetivo da segunda fase é levar o desenho da nossa cena, e transformá-lo em uma série de grandes formas coloridas, sem detalhes. Essas formas devem ter a correta dimensão, geometria, composição e posição.

As cores dessas formas devem ser grande, em média, idêntica à das cores das formas reais como são observadas na realidade. Então, isso é o que devemos ter na nossa frente no início da terceira fase, a chamada fase de modelagem.

Modelagem

A terceira fase, pode ser vista como uma fase de modelagem. Enfatizamos cada forma e colocamos os detalhes necessários para que o resultado começa a ficar como os objetos reais que você está tentando pintar. Nesta fase muitos usam a tinta mais espessa do que na Segunda fase e também um pincel um pouco menor.

Forma e Detalhes

Em geral, uma grande forma não terá a mesma cor em toda parte. Este é o momento de aperfeiçoar o matiz, valor e intensidade da cor dessa forma. Isso irá ajudá-lo a fazer uma representação mais realista das formas que o objeto retratado possui.

Se você fizer uma grande forma de cada vez, então terá de trabalhar uma série de vezes com cores diferentes, custando materiais e tempo. Na segunda fase, cada cor forma deve estar em uma cor média para essa forma.

Como Fazer

Digamos, de uma forma particular, esta cor passa a ser azul, então, para aperfeiçoar este modelo e obter mais detalhes, você estará trabalhando com o mesmo azul, mas com variações de tom e intensidade. Em geral, é possível, então, só usar um pincel ou, no máximo, três (um para a luz, outro para o meio-tom, e mais um para o escuro).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.