Gato Hipnotizante

A Hipnose

De acordo com a organização representante da psicologia no Canadá e nos Estados Unidos, a Associação Americana de Psicologia, hipnose nada mais é do que um estado que a consciência humana consegue atingir, de modo que a atenção fique mais focada, mas que a consciência periférica seja diminuída, e tudo isso reflete no fato de que a pessoa fique mais sujeita responder sugestões externas, e é esse o estereótipo que mais caracteriza a hipnose.

Assim sendo, a hipnose pode ser entendia como um tipo de comportamento ou como um estado mental que geralmente são induzidos através de um procedimento chamado de indução hipnótica, que consiste basicamente em um profissional dando uma série de sugestões e de instruções preliminares, mas isso pode varias de procedimento para procedimento. Muitas vezes as pessoas pensam na hipnose como algum tipo de mágica ou feitiço, porém, em grande parte das vezes elas podem ser utilizadas para fins sérios e terapêuticos, e nesse caso ela é chamada de hipnoterapia.

O termo hipnose é uma junção de outros dois temos: o “hipnos” que vem do grego e significa sono e o “osis”, que vem do latim e significa processo e / ou ação. Esse nome foi dado a esse estado de consciência pois James Braid, que foi um médico e pesquisador da Inglaterra, introduziu essa vertente da psicologia acreditando que ela servia única e exclusivamente para induzir o sono. Porém, quando foi entendido que essa limitação para a definição da hipnose era um equivoco, o termo já estava consolidado e por isso foi mantido tanto nos usos populares, quando no científico.

Porém, agora as pessoas prezam por deixar claro que a hipnose não está ligada a uma vertente do sono e que inclusive, é um estado totalmente distinto, sendo ainda mais provado e confirmado suas diferenças com o uso da tecnologias modernas, sendo a principal delas a comparação através de eletroencefalográficos, que apontam diferentes formas, frequências e padrões de ondas cerebrais em cada um dos casos.. Assim sendo, para não ser confundido com sono, o estado hipnótico também é muitas vezes chamado de “transe hipnótico”.

Os profissionais que mais influenciaram todo o estudo e desenvolvimento relacionado a hipnose são: Franz Anton Mesmer, James Braid – que já foi citado –, James Esdaile, Ivan Pavlov, Jean Charcot, Sigmund Freud, Dave Elman, Milton Erickson, entre alguns outros, porém esses são os mais pontuais e relevantes.

Hipnose

Hipnose

O método da hipnose nada mais é do que o caminho que se utiliza para chegar a determinado objetivo, que no caso é hipnotizar uma pessoa, e assim sendo, para que o método seja efetivo é muito necessário que o hipnotizador consiga manter um vínculo baseado na confiança e na proximidade com a pessoa que irá ser hipnotizada. Por isso uma das principais qualidades necessárias na relação entre o hipnotizador e o hipnotizado é a empatia.

Hoje em dia a hipnose é tida como uma prática livre, ou seja, não existe restrição sobre uma área ou sobre um tipo de profissional que possa realiza-la, bastando apenas que a pessoa tenha um profundo conhecimento e que assuma a responsabilidade de atuar nesse tipo de atividade. A aplicação da hipnose hoje é feita em várias categorias, indo desde os psicólogos e médicos – que são os mais tradicionais – até aos dentistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e terapeutas holísticos, por exemplo.

Ainda falando sobre o fato de a hipnose ser uma prática livre, isso não acontece somente no Brasil, mas em vários outros lugares do mundo. Por exemplo na maioria dos países da Europa, como a Inglaterra, não se exige que o hipnotizador tenha alguma formação, mas para que ele exerça de forma legal e segura a hipnose, é necessário que frene a uma banca de avaliação, o hipnotizador se mostre capacitado para atuar dessa forma. Nos Estados Unidos também, ainda que a profissão de hipnoterapeuta seja totalmente regulamentada, não é necessário existir uma formação específica, mas a aplicação por não formados é mais voltado para mudanças vocacionais e / ou avocacionais e auxilio em tratamentos médicos e psicológicos.

As principais técnicas que são aladas a hipnose e que fazem com que o paciente consiga de fato atingir determinado estado são o oferecimento de sugestões verbais, a indução de um estado de relaxamento e de visualizações, a fixação do olhar, a concentração de atenção e foco para o interior, a aplicação de estímulos variados, seja por meio da repetição, da monotonia ou dos ritmos, além de até mesmo o uso de aparelhos eletrônicos que emitem ondas cerebrais do tipo alfa.

Relógio Para Hipnose

Relógio Para Hipnose

As principais aplicações da hipnoterapia estão ligadas ao tratamento de doenças funcionais e orgânicas – que são aquelas que não possui ligação com lesões nem com a estrutura propriamente dita de nenhuma parte do corpo – e também ao tratamento de distúrbios psicológicos.

No primeiro caso, os principais exemplos de disfunções são: As neurológicas, que são as representadas por enxaquecas, tonturas, zumbidos, etc; As respiratórias, que podem ser exemplificadas por rinites alérgicas, roncos, asmas; As genitourinárias, como a incontinência urinária, a tensão pré menstrual, a dismenorreia; As digestivas, como gastrites, halitoses, diarreias crônicas; As sexuais, como a impotência, ejaculação precoce, diminuição da libido; As dérmicas, que são algumas alergias e urticárias com fundo emocional; E as cardiovasculares, como algumas arritmias e hipertensão. Em várias outras doenças a hipnose pode ser utilizada como uma aliada no alívio dos sintomas, mas sempre com a utilização do tratamento específico em conjunto.

Já no segundo caso, que é a utilização da hipnose em tratamento de distúrbios psicológicos, os principais transtornos que podem ser solucionados ou amenizados com o uso da hipnoterapia são as variadas fobias, a depressão, crises de pânico e de ansiedade, entre outras. Além disso, ela pode ser utilizada também para o tratamento de hábitos ruins, como vícios, transtornos alimentares, entre outros.

Gato Hipnotizante

Gato Hipnotizante

Gato Hipnotizante

Muito foi falado a respeito da hipnose acima, juntamente com suas características e intuitos. Porém, acaba que por ter se tornado uma prática muito popular, as pessoas tem a tendência de fazer brincadeiras e metáforas com essa prática, e dessa forma, fazem, por exemplo, a relação de imagens de animais com a hipnose, criando até mesmo lendas e histórias em cima disso, como é o caso do gato hipnotizante, que não passa de uma invenção, já que como foi dito, a hipnose é algo sério e profissional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.