O Que é CLA?

Desde sempre, homens e mulheres buscam pelo corpo ideal. E todos sabem que gordura em excesso não faz parte desse contexto. Uma pessoa acima do peso tem grandes possibilidades de apresentar problemas de saúde. E algumas pessoas estão em busca de um corpo definido. Por variadas razões, é que as academias estão sendo cada vez mais frequentadas.

Alguns as procuram com a única finalidade de perder peso. Como aliados dos exercícios físicos surgem no combate à gordura, novos medicamentos a cada dia. Dentre esses produtos encontramos o CLA. Ele tem aparecido em várias pesquisas como uma gordura que atua contra males do coração, tumores e ajuda no emagrecimento.

O Que é CLA?

O Que é CLA?

O Que é CLA?

CLA , sigla inglesa para ácido linoléico conjugado.

O CLA  é um produto que vem sendo anunciado como uma das  formas de reduzir a gordura corporal. Ele não é um produto novo, mas foi em 1988 que a ciência demonstrou interesse por ele após um pesquisador da Universidade de Wisconsin, descobrir que o CLA tinha determinadas substâncias relevantes com relação à manutenção da saúde. Com base nessa descoberta, as pesquisas sobre o CLA foram ampliadas e os cientistas ficaram surpresos com os resultados. Portanto, a mais de 20 anos que essa substância foi aprovada como auxiliar na redução de gordura do corpo.

Sabemos que as células de gordura em nosso organismo se “escondem” quando são atacadas e, com qualquer descuido cometido contra a dieta, voltam a agir. Porém, o Dr. Michael Pariza, cientista que coordena as pesquisas sobre o clã, relatou que com essa substância isso não acontece porque, o CLA faz com que as células de gordura sejam mantidas “murchas”, pequenas. Estudos feitos comprovaram que pessoas que estavam fazendo dieta alimentar e fazendo uso do CLA, mesmo depois de parar com a dieta mantiveram o ganho da massa muscular e não aumentaram a gordura.

Quando uma nova substância é descoberta, as pesquisas em torno dela continuam. Graças ao avanço nas pesquisas, e aos pesquisadores foi descoberto recentemente que além de o CLA ajudar na diminuição da gordura, ele auxilia para que o organismo continue queimando-a e é eficaz também no aumento do tecido muscular.

O Que Apontam Os Estudos Científicos?

Estudos científicos apontam que o uso do CLA funciona como redutor de gordura acumulada no organismo, facilitador do aumento da massa corporal magra, auxiliar do nosso sistema imunológico, entre outros benefícios.

Como auxiliar do nosso sistema imunológico, todos os estudos comprovaram a sua eficácia. Já foi comprovado também que essa substância possui propriedades antioxidantes e anti-catabólicas.

O Que Dizem Os Cientistas Brasileiros?

No Brasil, o professor Admar Costa de Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, liderando um trabalho de pesquisa sobre o CLA, encontrou um resultado satisfatório. Nos ratos que estavam recebendo alimentação  enriquecida com CLA,  houve uma redução de 18% do tecido adiposo. Vejam o que diz a nutricionista Adriana Botelho “Ele é capaz  de aumentar a produção de enzimas que atuam na eliminação de lipídios”. Ela faz parte da equipe que trabalha com o professor. E, alguns estudos ainda apontam o CLA como responsável por interferir no hormônio (leptina) regulador do apetite.

Investigações recentes feitas por cientistas brasileiros, também testaram a capacidade  de o CLA, suplemento alimentar reduzir a gordura.

O Que Dizem Os Cientistas Brasileiros?

O Que Dizem Os Cientistas Brasileiros?

Outros pesquisadores brasileiros, após estudos, concluíram que entre os roedores que estavam sendo testados, o CLA reduziu o peso somente   entre as fêmeas e só naquelas que fizeram exercícios ( equipe de pesquisa coordenada pela professora Jocelem Mastrodi Salgado). No grupo de ratos que não se exercitaram ele não produziu nenhum efeito.

Outras pesquisas  feitas com o CLA, revelaram que essa substância pode ser uma poderosa ajuda na medicina. De acordo com a cientista Denise D’Agostini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, o CLA revelou ser capaz de atuar contra o câncer de mama. Ela relata “Em cobaias alimentadas com CLA houve uma redução de cerca de 73% no tamanho do tumor.

Há ainda algumas indicações de que o CLA  seria capaz de colaborar para evitar o infarto. Isso porque ele tem capacidade para deixar mais baixos os níveis de LDL, que é o colesterol ruim.

Apesar de não faltarem evidências, ninguém descobriu ainda, de fato, como ele atua no organismo. O que funciona como mecanismo de ação.

O CLA foi proibido pela Anvisa. De acordo com alguns cientistas brasileiros ainda não existe comprovação quanto à sua eficácia. Contudo, ao que tudo indica a proibição não surtiu efeito, visto que o CLA é o suplemento alimentar mais procurado atualmente (principalmente pelas mulheres)  seu consumo vem aumentando entre homens e mulheres.

Muito importante!

Existem alguns alimentos que possuem o CLA. Carne, queijo, leite e seus derivados. Contudo, a quantidade que conseguiríamos de CLA, no organismo, no dia a dia somente ingerindo esses alimentos não é suficiente para suprir a necessidade ideal. Então, se alguém deseja obter os benefícios dessa substância que, são anunciados pelas pesquisas, o recomendável é fazer  a suplementação alimentar com CLA.

“No Brasil, a Anvisa no dia 29 de março de 2007 publicou a resolução RE nº 833 que determina a apreensão de todos os lotes do produto Ácido Linoléico Conjugado (CLA).2 nenhuma empresa no Brasil tem autorização da Anvisa para fabricar , importar ou comercializar esse produto”.

A Gerência-Geral da Anvisa decidiu indeferir todas as solicitações de registro (sete processos em três anos) do CLA.

Mas, para quem o está usando eis algumas recomendações dos cientistas brasileiros: procurar o médico ou nutricionista para se aconselhar; não devem tomar o suplemento as crianças, gestantes,idosos, pessoas que não fazem nenhum tipo de exercícios físicos, portadores de diabetes e portadores de qualquer enfermidade e portadores de síndrome metabólica.

Pesquisas feitas com animais demonstrou que guaraná com CLA  reduz em 50% as células de gordura.

De acordo com alguns pesquisadores, o grave problema de obesidade que é visto na atualidade, deve-se ao baixo consumo de alimentos como as carnes e derivados de leite onde o CLA é encontrado. Porém, para que o leite e seus derivados fossem mais ricos em CLA, as vacas teriam que se alimentar nos pastos e não com ração como é feito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.