Infertilidade é a incapacidade de conceber naturalmente após tentar engravidar. No geral, a infertilidade afeta cerca de 10% a 15% dos casais em idade reprodutiva. Estima-se que os problemas femininos estão envolvidos em um terço dos casos, com os problemas do sexo masculino, em outro terço, e uma combinação de problemas femininos e masculinos, e em outro terço apenas aos problemas masculinos.
Existem muitas causas para a infertilidade feminina. Algumas são difíceis de diagnosticar. Elas podem ser agrupadas em três grandes categorias: congênita (herdada), adquirida e psicológica. Seguem-se algumas das fontes mais comuns de infertilidade feminina.
Genética
Os pesquisadores identificaram cerca de 350 genes que controlam a fertilidade feminina. Apenas um gene ausente ou defeituoso pode causar a infertilidade. Um determinado gene defeituoso, por exemplo, impede que os ovários entrem em desenvolvimento, devido a isso os ovos não podem ser produzidos. Muitas mulheres com genes defeituosos vieram a se beneficiar da fertilização in vitro, um procedimento no qual o esperma e o óvulo são unidos em um laboratório. O óvulo fertilizado é então inserido no útero.
Desequilíbrio Hormonal
Um desequilíbrio dos hormônios sexuais femininos podem interferir com a ovulação, a menstruação e o crescimento do óvulo. Por exemplo, altos níveis do hormônio masculino no corpo feminino faz com que os ovos formem pequenos cistos e permaneçam dentro dos ovários, em vez de amadurecer e viajar até o útero. Vários medicamentos para fertilidade e injeções de hormônio têm ajudado nos casos de infertilidade feminina.
Danos Aos Órgãos Reprodutivos
Anormalidades nos órgãos do sistema reprodutivo feminino, como ovários, trompas, útero, vagina e útero podem ser congênitos ou adquiridos. O mau funcionamento de qualquer um dos órgãos reprodutivos pode impedir a concepção natural.
Anormalidades congênitas incluem um órgão reprodutivo ausente, um órgão de formato anormal ou mesmo um órgão extra. Os danos ao sistema reprodutivo também podem vir de doenças, lesões, cirurgias e causas desconhecidas.
Os tratamentos para doenças nos órgãos reprodutivos podem ser feitos tanto pela administração de drogas como por cirurgia. Quando o acúmulo de tecido é o principal problema, alguns fisioterapeutas utilizam a técnica Wurn, que é um procedimento de alta tecnologia, que promove a cura sem cicatrizes das cirurgias tradicionais, nem o excesso de remédios que são ingeridos para a prevenção de inflamações e pelo próprio tratamento em si.
Causas Psicológicas
O estresse emocional, a ansiedade, o medo e doenças mentais, como depressão e transtorno bipolar, às vezes podem também levar à infertilidade feminina, nesse caso é tratada como doença psicossomática. Num estado grave desses, a impossibilidade de conceber geralmente provoca mais estresse emocional, o que torna o problema pior. As causas psicológicas são geralmente temporárias e são tratadas com medicamentos e a melhor terapia que pode ser feita é a da conversa.