Esquilo Educado

Os esquilos são mamíferos roedores de pequeno e médio porte e pertencem a uma grande família cujo o nome é Sciuridae. No Brasil, esses simpáticos bichinhos são conhecidos com outros nomes além de esquilo, são eles: agutipuru, caxinguelê, serelepe, quatimirim, quatipuru, caxinxe. Em Portugal e na Galiza, região da Espanha que se fala português (dialeto), o nome usado é esquio.

Esquilo Educado

Esquilo Educado

O esquilo pode ser visto em quase todas as partes do mundo, mas a sua preferência mesmo, quando o assunto é clima são as zonas tropicais e temperadas. O que não quer dizer que ele não suporte o frio e pode ser visto em algumas zonas com temperaturas mais baixas. Sendo um roedor e como tal, os esquilos têm presas fortes e graças a isso podem roer tranquilamente as sementes, principalmente, aquelas na forma de bola.

Origem da Palavra Esquilo

A palavra esquilo vem do grego skioúroos. Já o caxinguelê, como chamamosno Brasil, vem do termo qumbundo e o significado é rato de palmeira. Outra nomenclatura que usamos no Brasil, quatimirim, vem do tupi e significa, quati pequeno. Os nomes que damos ao esquilo: acutipuru, quatipuru e agutipuru são de origem tupi e significam cutia enfeitada.

Características da Vida do Esquilo

Os esquilos têm como principal alimento, o preferido, podemos dizer, as sementes, porém, eles também gostam de frutas e de alguns insetos. Esses pequenos animais pegam as sementes que vão encontrando pelo caminho e guardam, as enterrando, acaba que com isso, algumas delas germinam, o que é muito comum quando são de coquinhos ou pinhões. No final, os esquilos acabam “plantando” árvores, como a jerivá e araucária, graças aos seus hábitos para se alimentarem.

Os esquilos fazem os seus ninhos usando galhos e folhas e quando precisam se abrigar do vento e da chuva procuram os ramos mais altos das árvores. Uma das suas preferidas para se abrigar é a cajarana. Voltando a gestação, os pais vão preparando o ninho para os filhotes e normalmente, costumam nascer entre 3 a 10 em cada ninhada. Na fase adulta, um esquilo pode medir entre 53 e 73 centímetros de comprimento contando com a cauda.

A gestação pode variar entre 30 e 32 dias e o tamanho de cada esquilo varia de acordo com a espécie que ele pertence. Normalmente, nascem entre 7 e 10 centímetros de comprimento os esquilos da espécie Mysosciurus pumilio. A espécie de marmotas é muito maior, podendo chegar a medir entre 53 e 73 centímetros.

Os Esquilos São Arborícolas

Os esquilos são arborícolas, o que quer dizer que são animais de hábitos diurnos, além de terem uma anatomina bastante adaptada para viver sobre as copas das árvores e os sentidos apuradíssimos. Em cima das árvores é o lugar que eles se sentem mais seguros.

Boa parte da sua vida, os esquilos arborícolas passam sobre as árvores, bem 90% e uma vez ou outra é que podem ser vistos caminhando no meio da floresta em busca de alimento ou buscando algo que eles tenham enterrado. Porém, eles são muito rápidos e no menor movimento ou barulho, escapam.

As espécies mais conhecidas de esquilo arborícolas são: o esquilo-peruano, o esquilo-cinzento-americano, o esquilo-vermelho-euroasiático, o esquilo-tricolor, entre outros.

Os Esquilos Voadores

Outro grupo de esquilos arborícolas são os voadores, porém, as suas famílias possuem hábitos bem particulares em relação as outras. Para começar, diferentemente dos outros esquilos, esse grupo tem hábitos noturnos. Seus olhos são bem desenvolvidos e grandes. Além disso, possuem anotomia bem desenvolvida e olhos grandes.

Além disso, a sua anatomia é bem característica, as patas dianteiras são unidas as traseiras com uma membrana de pele, e graças a isso, eles podem fazer voos planados de um ponto de uma árvore a outra. Algumas pessoas pensam que apesar do nome, os esquilos voadores não têm a capacidade de voar, quando na verdade, eles podem sim, fazer voos, com auxílio do direcionamento das suas caudas achatadas, que fazem como se fossem um leme.

Diferente dos outros esquilos arborícolas, os voadores em poucas vezes descem ao solo, pois a membrana não permite que eles tenham uma boa deslocação e isso os deixam mais vulneráveis aos predadores. Ele não têm a mesma agilidade para escapar como os demais esquilos. Das espécies voadoras temos: o esquilo-voador-de-norte, o esquilo-voador-euroasiático, esquilo-voador-do-sul e o esquilo-voador-gigante-vermelho.

Os Esquilos Terrestres

Os esquilos terrestres, assim como a maioria desses animais, são diurnos e tem uma pecularidade, eles preparam túneis debaixo da terra para construir os seus ninhos. Obviamente, são animais que se adaptam a essa realidade. As patas desse tipo de esquilo são maiores e desenvolvidas de modo que fique mais fácil para eles escavar. As orelhas são pequenas e isso ajuda para que eles consigam se movimentar melhor dentro dos túneis e a cauda, não tão necessária para e equilibrar, é mais curta.

A maior parte dos esquilos terrestres existentes vivem em colônias e cada um deles que pertence ao grupo tem uma atividade que deve desenvolver. Podemos citar algumas das espécies: esquilo-siberiano, esquilo-terrestre-de-richardson e o cão-da-pradaria.

Esquilo Como Animal de Estimação

No Brasil não é comum conhecer uma pessoa cujo animal de estimação é um esquilo, mas nos Estados Unidos é bem diferente. Assim como cão e gato, o esquilo é um animal de estimação, principalmente, pelas suas característica: pacífico, manso e limpo. O esquilo-da-mongólia é a melhor alternativa para quem quer ter um animal desses em casa. De cor marrom-dourado, com as pontas dos pelos na cor preta, é chamado também de “agouti”. Porém, também pode ser visto de outras cores, como preto, branco, cinza-amarronzado, marrom-dourado compintas brancas, entre outras tonalidades.

O esquilo-da-mongólia se alimenta de grãos, por dia ele come de cinco de oito gramas para cada 100 grams do peso do animal de estimação. Isto é, você deve calcular a refeição diária do esquilo de acordo com o peso total dele. Para distrair o animal são usadas cascas e galhos de árvore. Porém prepara-se, pois é um animal que não para um minuto, ele pega tudo que encontra pela frente para fazer ninho e gosta de brinquedos para sbuir e descer. Um rolo de papel higiênico vazio já é uma grande diversão para o esquilo-da-mongólia.

O esquilo vive pouco tempo, por isso, entre 65 e 85 dias que nasceu, a sua maturidade sexual se inicia. Já a gestação leva entre 24 a 26 dias e fêmeas são criadas junto com os machos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.