As Origens do Jogo de Gamão

O Jogo de Gamão é um jogo antigo com uma longa história em todo o mundo. Este artigo fala sobre suas origens, diferentes versões, mudanças de acordo com o local e muitos outros grandes fatos deste jogo maravilhoso que ainda está se desenvolvendo (mesmo que no online). Este artigo é também referência para o jogo de gamão.
A História do Gamão acredita-se que começou na Mesopotâmia, no império persa, ou como nos dias presentes estão localizados a Síria, o Iraque e o Irã. É o mais antigo jogo de tabuleiro conhecido gravado na história. Apesar dos poucos recursos existentes na época de sua criação, o Gamão utilizou o que de melhor havia nos materiais como madeira, pedras e ossos, para que se fabricassem as peças e os tabuleiros, e dados feitos de ossos, sendo um jogo extremamente popular entre os sumérios e os persas

Gamão

História

Os romanos deixaram evidências de um jogo que pode ser o ancestral do Gamaão, onde se referem como o jogo das doze linhas, onde madeira era substituída por couro e as pedras eram obtidas de marfim e ébano e é pensado para ser derivado o egípcio do jogo.
Esse jogo romano, logo foi substituído por uma nova versão, onde ao invés de se postar o tradicional tabuleiro de três colunas por doze linhas, foi reduzido o mesmo para duas colunas e doze linhas. O jogo de Gamão chegou à Grã-Bretanha no século 1, e nestas terras ganhou o nome de Tábula, um nome genérico para a placa em que foi jogado. Esse era o jogo preferido pelo imperador Cladius.
Cerca de 50 dC, Cláudio escreveu uma história do jogo de Tabula que, infelizmente, não sobreviveu. Sua carruagem imperial foi equipado com um tabuleiro de Tabula, de modo que ele poderia jogar durante a viagem.
O jogo de Tabula ficou tão popular que teve de ser proibido pelo governo romano, dada a tão grande jogatina que invadiu o Império. Em Roma, o jogo fivou conhecido como Alea, que traduzido do latim quer dizer: “Jogar com dados” e sem dúvida alguma, foi realmente o último ancestral do jogo de gamão.

Origem

A Proliferação do Jogo

Jogo de Gamão foi mesmo proibido durante algum tempo devido à sua natureza predominante até o reinado de Elizabeth I. Na verdade, o jogo de Gamão gozou de uma popularidade em diversos países, sob diferentes nomes ao longo da história, incluindo: Tavola Reale (Itália), Quadros Reais (Espanha), Tavli (Grécia), Tavla (Turquia), Tric Trac (França), Gamão ou tabelas (Inglaterra), Puff (Alemanha), e Liu Swan (China). O termo “Gamão” é dito ter sido originado em 1645, tanto do Saxon “BAEC” (para trás) “gamen” (jogo) ou o galês “bac” ou “bach” (pouco) “gamão” ou cammaun “( batalha), sendo a primeira mais provável.
No entanto, outra teoria é que ele recebeu esse nome porque ela foi encontrada com freqüência sobre a “volta” de tabuleiros, embora isso também é improvável. Por este Tabula usando 2 dados na regra de jogar duplas duas vezes foi muito parecido com a versão contemporânea, com excepção do cubo de duplicação e à contagem dos gamões.

Jogo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário