Gadgets Verdes

gadgets-verdes

A importância da preservação do meio ambiente vem influenciando também na fabricação de produtos em geral.

O termo “Gadget” é uma gíria utilizada no mundo da tecnologia que se refere a um equipamento que tem um propósito e uma função específica no cotidiano. Atualmente, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos por ano. Além disso, o consumo de energia vem atingindo índices alarmantes, se considerarmos somente a fabricação de equipamentos tecnológicos, sem contar o seu uso.

E é aí que entram os “Gadgets Verdes”, que nada mais são do que Gadgets ecologicamente corretos, preocupados em não prejudicar o meio ambiente e diminuir o consumo de energia. Como exemplos deste tipo de Gadgets podemos citar as baterias que podem ser recarregadas com a luz do sol, tvs e notebooks que consumem n vezes menos energia do que os seus similares e etc.

Esta categoria de equipamentos e acessórios vem ganhando bastante destaque no mercado, com uma infinidade de coisas criativas e úteis (ou não!). Organizações do mundo inteiro estão voltando sua atenção para os Gadgets Verdes, criando eventos de premiações e dando destaque aos fabricantes deste tipo de equipamento.

Em fevereiro deste ano, foi realizada em Nova York uma conferência chamada “Greener Gadgets Design Competition”, que premiou os melhores gadgets do momento. Vejamos os 3 primeiros colocados dentre os 50 finalistas:

Tweet-a-Watt

tweet-a-watt

Este dispositivo foi criado para divulgar pelo twitter seu consumo diário de energia (em KWH). O objetivo é deixar um usuário que não dispõe de tempo suficiente para acompanhar seu consumo de energia informado através de sua conta no Twitter. Além disso, usuários do twitter podem competir entre si para ver quem consome menos energia, ou pode também servir como uma medida de comparação, indicando se você está consumindo muita energia ou não.

Power-Hog (Porquinho Energético)

power-hog

Este simpático porquinho é outro medidor de consumo de energia, desenvolvido para conscientizar crianças sobre a importância do consumo de energia.

Com um plugue que é conectado a tomada e uma entrada adicional para ligar algum aparelho eletrônico no “focinho” do porquinho, o dispositivo só transmite a corrente elétrica para ligar o aparelho quando é introduzido uma moeda a cada 30 minutos. Desta forma, as crianças aprendem que o consumo de energia custa dinheiro e acabam aprendendo a economizar.

Secadora de roupas indoor (para ambientes fechados)

secadora-de-roupas

Secadora de roupas é o segundo eletrodoméstico que mais consomem energia, custando em média $85 dólares por ano para funcionarem. Varais são excelente alternativas, mas não são permitidos em muitos lugares e são úteis somente em lugares de clima quente.

Este gadget verde foi criado a partir da necessidade de secar roupas em ambientes fechados e sem consumir energia. Ele foi construído com madeira de bambu, que é um material abundante, de rápido crescimento, naturalmente hipoalérgico e resistente a umidade, e dá a oportunidade para milhões de pessoas secarem suas roupas naturalmente, sem consumir energia, e de forma privada. Quando não está em uso, o rack é dobrável, não ocupando muito espaço.

Este são só alguns exemplos de como essa nova categoria de gadgets podem contribuir com a preservação do meio ambiente e consumo de energia elétrica. Se você quiser conferir os demais finalistas da premiação, clique aqui!

Além disso, o UOL dispõem de uma galeria bem interessante de gadgets verdes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.