Símbolos da Enfermagem

Você sabia que a enfermagem possui símbolos e juramentos específicos? Isso mesmo, uma das profissões mais antigas do mundo possui um vasto número de símbolos e juramentos específicos, por isso vamos explicar o que significa cada um dos símbolos e o que significa cada parte, desfragmentando cada uma delas.

A Lâmpada simboliza o caminho, o ambiente.

A cobra simboliza a magia, a alquimia; a representação da cobra na saúde existe desde os tempos de Moisés, na Bíblia. Dado certo momento em que o povo fugiu do Egito, muitas doenças começaram a atingi-lo, foi então que, orientado por Deus, Moisés colocou em seu cajado cobras, que na época eram extremamente venenosas. Moisés disse ao povo que todos que olhassem para a cobra seriam curados, muitos esperavam um milagre muito mais “pomposo”, por isso, segundo a Bíblia, morreram por não acreditar que apenas olhar para o cajado com as cobras seria o suficiente. Por isso a relação da serpente e da medicina.

Cobra + Cruz, é a relação cura pela ciência, a cruz era usada pelos padres que estudavam formas de curar os doentes antigamente, pois eram os padres os raros cidadãos que tinham conhecimento de leitura, de ciência e de história.

Símbolos da enfermagem

Símbolos da enfermagem

Os técnicos de enfermagem têm um símbolo específico, nele diferencia a cobra pela seringa, ela representa a técnica; a cor verde do símbolo, que muitas vezes parece ter um tom similar ao azul, representa a paz, a tranquilidade, a saúde e a cura. A pedra símbolo da enfermagem é a Esmeralda, por causa do verde-esmeralda, que é a cor simbólica do curso, por isso a pedra é usada em anéis, acessórios etc.

O Juramento do enfermeiro e do técnico é:

“Solenemente, na presença de Deus e desta Assembleia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.”

A enfermagem possui uma música símbolo, cuja letra e melodia foram feitas por W. Luz e N. Farias:

Símbolos da enfermagem

Símbolos da enfermagem

Canção Símbolo da Enfermagem

Amor e Luz
A mão que toca e faz
A dor fica menor
O seu olhar afaga
Amor e Luz
No silêncio das noites
O guardião da vida
Basta você chamar
Vive a vida
Pra tantas vidas
Muitas vezes sem saída
Nem o tempo cura às vezes essas feridas
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
Nem o tempo cura às vezes essas feridas,
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
O Enfermeiro, a Enfermeira
Transcendem suas lutas pelos leitos
O Enfermeiro, a Enfermeira
Já é eleito em nossos
Corações amor e luz
Amor e Luz
Amor e Luz, uma bandeira branca avisa
A vida sempre vale mais
Amor e Luz Amor e Luz, chama acesa
Vida em tantos hospitais
Vive a vida…

Símbolos da enfermagem

Símbolos da enfermagem

Nada mais justo que uma profissão de tanto valor ter tantos símbolos, pois eles justificam a importância dessa carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>