Trabalho Sobre Natação Completo

A Natação

De maneira geral e com termos mais técnicos, a natação é a capacidade que os homens e outros tipos de animais – ou seja, seres vivos  como um todo – tem de se locomover através de líquidos, movimentando-se por meio dos mesmos. Na maioria das vezes essa movimentação é feita sem o auxílio de quaisquer itens superficiais. Porém, quando se sai de toda essa definição mais técnica e conceitual, a atividade da natação pode ser resumida basicamente em um tipo de exercício que além de ser recreativo e uma forma de lazer, também é muito útil para todo o corpo, servindo otimamente como uma atividade física que pode ser realizada em praias, piscinas, clubes, entre outros locais.

A respeito da natação, o registro mais antigo no qual se possui são pinturas rupestres que foram feitas em cavernas e que estima-se serem datadas de mais de sete mil anos atrás. Já no que diz respeito a registros escritos, o mais antigo que já foram encontrados são do ano dois mil antes de Cristo e as referências iniciais sobre esse esporte foram encontrados em obras muito clássicas e épicas, como é o caso, por exemplo, da Odisseia, da Ilíada, da Epopeia de Gilgamesh e até mesmo da Bíblia Cristã.

Porém, em todos esses primeiros registros que foram apresentados, a natação servia basicamente como uma forma de locomoção e / ou de lazer, e não tinha nenhum vínculo com competições, modalidade essa que teve início apenas no ano de 1800 no continente europeu, sendo que o principal estilo de nado nessa época era o de bruços.

Porém, alguns anos depois – mais especificamente no ano de 1873 – passou a ser difundido um outro estilo de nado, que foi desenvolvido por Arthur Trudgen e que por isso levou o seu sobrenome, sendo conhecido então como Nado Trudgen, que consistia basicamente em uma cópia de um estilo que já existia, o crawl, sendo que esse era o que os ameríndios realizavam majoritariamente.

Pouco tempo depois da criação do nado Trudgen é que a natação passou a ser um esporte que pertencia a lista de esportes dos Jogos Olímpicos, sendo instituído no ano de 1896, em Atenas.

Nado Trudgen

Nado Trudgen

Já em 1908 foi fundada a Federação Internacional de Natação – ou FINA – que passou a regulamentar de forma mais correta esse esporte. Já no ano de 1930 uma nova modalidade de natação passou a ser implementada, a chamada “estilo mariposa”, que inicialmente era tida apenas como uma variação do nado de bruços, mas que no ano de 1952 passou a ser um estilo distinto e separado.

Abaixo serão apresentados algumas das principais modalidades que estão regulamentadas hoje em dia, e também alguns detalhes e pontos importantes sobre as mesmas.

– Polo Aquático:

Esse é um esporte onde tudo se assemelha bastante com o handebol, tendo inclusive os princípios básicos bastante parecidos, e assim, o principal objetivo é que as equipes arremessem a bola dentro de um gol que a equipe adversária possui, porém, obviamente tudo acontece na água.

– Natação Pura:

Esse é o estilo mais básico de natação e também é o primeiro que vem a mente quando se pensa nesse esporte. A natação pura acontece na maioria das vezes em piscinas e faz a junção dos estilos básicos principais que já foram brevemente apresentados acima, que são: nado de bruços, nado crawl, nado de costas e o nado mariposa.

– Natação De Águas Abertas:

Essa modalidade conta com algumas variações no nome, como  por exemplo “natação de águas livres”, “natação de alto mar”, “natação de longa distância” ou ainda “natação de fundo” e a principal característica desse estilo de natação é o fato de que com ela são cruzadas grandes distâncias, e por esse motivo elas são majoritariamente realizadas em lagos, rios ou mares.

– Mergulho:

Essa modalidade conta com basicamente a necessidade de se submergir total e completamente, podendo ser realizada apenas com o controle de se segurar a respiração – sendo chamado assim de mergulho livre – ou ainda utilizar algum tipo de equipamento que auxilie nesse processo, como cilindros de ar, por exemplo, entre outros.

– Natação Sincronizada:

Também conhecida como “nado sincronizado”, esse é um esporte que une a natação tradicional, juntamente com a dança e com a ginástica, e assim sendo, os atletas devem fazer uma sequência de movimentos na água ao ritmo de uma determinada música.

– Saltos Ornamentais:

Também podendo ser chamados de “saltos para a água”, nesse esporte os atletas comprovam suas habilidades de realizarem saltos a partir de um trampolim bastante elevado, indo em direção a piscina. Porém, durante esse percurso de queda, eles devem fazer vários movimentos, formando uma espécie de coreografia.

Natação Apresenta Benefícios?

A natação é um esporte que faz com que seja preciso movimentar basicamente todas as partes do corpo, como os músculos e as articulações e é exatamente por esse motivo que a prática da mesma é considerada por vários estudiosos como a realização de um exercício muito completo, apresentando também outros benefícios, como a melhora nos problemas ligados a respiração, melhoria na coordenação motora, entre vários outros pontos.

Além dos que foram apresentados acima, a natação conta com outros vários benefícios, como é o caso do desenvolvimento e fortalecimento dos músculos, já que, ao contrário de outras atividades, a natação consegue exercitar praticamente todos os grupos musculares simultaneamente, contribuindo assim para a definição dos músculos, tanto dos membros superiores, quanto dos membros inferiores, juntamente com os músculos das costas, do abdômen e do peitoral.

O fortalecimento desses músculos também reflete na contribuição do aumento e do aprimoramento da capacidade do atleta fazer outros tipos de esforços físicos, auxiliando ainda na flexibilidade, na resistência e na estabilidade da coluna.

A natação também é um esporte que contribui imensamente para o emagrecimento, já que dentro de uma hora de aula, é possível perder entre quinhentas e seiscentas calorias, sendo que essa perda é intensificada de acordo com a intensidade com que o nado está sendo realizado. Pelo fato de água possuir uma densidade bem maior que o ar – cerca de oitocentas vezes maior – o esforço respiratório e muscular para nadar e realizar atividades embaixo da água é bem maior do que os realizados em terra firme. Além disso, todas as atividades realizadas na água fazem com que o impacto seja muito reduzido, e consequentemente se reduz também o risco de lesões e de dores.

Além de contribuir imensamente para a parte física do atleta, a natação não fica presa somente a isso, pois praticá-la faz com que as atividades do cérebro fiquem melhores, o que reflete no aumento da atenção, da concentração e da memória do atleta, sendo um ponto muito positivo para o rendimento e a produtividade, seja nos estudos ou no trabalho.

Outro ponto positivo da natação é que essa atividade sendo realizada com uma certa regularidade acaba estimulando a produção dos hormônios: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, que são os hormônios conhecidos como “quarteto da felicidade”, e isso reflete na melhora da autoestima e também na redução do estresse e da ansiedade de maneira geral.

Trabalho de Natação                                         

Como já foi apontado, além de ser um ótimo esporte, a natação também é super importante nas competições olímpicas e que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nos campeonatos de maneira geral, e o nadador é quem atua nesse esporte, utilizando técnicas para se destacar nesse meio, e é dessas pessoas que falaremos agora.

Na maioria das vezes os nadadores profissionais são formados desde quando são crianças, visando sempre se tornarem de fato atletas de competição, porém, não é apenas isso que faz ou não alguém ser um nadador de sucesso, existindo algumas características mínimas para se tornar profissional. As principais delas são: bom fôlego, determinação, paciência, força física, disponibilidade de tempo, habilidade com esportes, capacidade de concentração, e principalmente responsabilidade.

Não existe uma formação acadêmica que dá ao nadador um título de profissional, sendo que para se chegara esse patamar é importante ter as características citadas acima, além de realizar muitos e muitos treinos, já que são eles os responsáveis por gerarem aprendizado e contribuírem para que o atleta tenha as condições mínimas para que se consiga de fato sucesso no esportes.

O cotidiano de um nadador profissional não é algo fácil, e se torna necessário um bom tempo reservado para a realização de treinos frequentes da própria natação, mas também um preparo físico diário que consiste na realização de musculação hidroginástica, alimentação regrada e orientada por um profissional, além de exames periódicos para analisar se a saúde está em ordem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.