Judô

O judô nasceu em 1882, quando um jovem, Jigoro Kano, que sofria problemas de integração decidiu praticar jujutsu para poder descarregar suas energias físicas, e assim surgiu o judô, para quem acha que a sabedoria vem com a idade, está aí uma prova de que não é sempre assim. Em fevereiro de 1882 Jigoro Kano, abriu sua primeira escola de judô, cujo nome era, Kodokan, que significa instituto do caminho da fraternidade.

Técnicas

Técnicas

A partir daí o judô foi crescendo e surgiu no Brasil em 1992, as técnicas foram trazidas por Thayan Lauzin, porém, formalmente, o judô foi iniciado no Brasil em1993, com os seguintes fundadores, Katsutoshi Naito, Tatsuo Okochi, Teruo Sakata e Zensaku Yoshida. Uma das primeiras escolas de judô abertas na América se chamou Terazaki (Clube Recreativo de Suzano Judô Terazaki) e começou a ser construída em 1937. São bastante complicadas as técnicas de judô, pois são muitas regras, etc. Os judocas são divididos em duas fases: Dan e kyu e o ensino dos golpes são de acordo com a fase em que eles estão.

Judô

Judô

Para mudar de fase dentro do judô, os judocas devem fazer provas que tem os seguintes requisitos: caráter, idade, duração de treinamentos, técnicas e comportamento. No judô, para demonstrar a divisão de fases são usadas faixas amarradas na cintura, e cada uma tem um significado, no Brasil elas também são divididas entre Dan e Kyu. Dan:  Branca (Mukyu), cinza (Nanakyu ou Shichikyu), azul (Rokukyu), amarela (Gokyu), laranja (Yonkyu ou Shikyu) verde (Sankyu), roxa (Nikyu) e marrom (Ikyu). Kyu : Preta (Shoudan ou Ichidan), preta (Nidan), preta (sandan), preta (Yondan ou Shidan, preta (godan), vermelha e branca (rokudan), vermelha e branca (nanadan ou shichidan), vermelha e branca (hachidan), vermelha (kyuudan ou kudan) e vermelha (Joudan ou Juudan). O objetivo do judô é basicamente ganhar a luta, só que não é livre, tem regras e golpes ensinados e treinados, e cada um deles vale uma pontuação diferente. Não esqueça também, que no judô existem várias cumprimentos e várias formas de saudações entre os judocas e não não admitidos golpes baixos no esporte.

Golpes

Golpes

Além de todas as regras, o judô também tem frases de projeção e um julgamento, que tem que ser ditado antes de todas as aulas de todas as escolas de judô, e também antes das lutas. As frases de projeção são basicamente “dicas” de como vencer uma luta, dizendo tudo que é preciso para isso, fala sobre equilíbrio, atenção, colocação, posição, preparação, pegada, domínio sobre o adversário, quebra, encaixe, execução, desequilíbrio do adversário, finalização, definição, etc. No judô tem muitas posições estranhas, e algumas vezes chegam até a ser engraçadas pelos movimentos que os judocas fazem durante as lutas. As aulas de judô exigem muita concentração, atenção, força e resistência, além de ser um excelente exercício físico, pois todos sabemos que esporte é saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário