Frescobol

Um jogo de praia que se espalhou pelo país

Frescobol

Frescobol

O frescobol é um esporte brasileiro, inventado no século 20 no estado do Rio de Janeiro. É jogado por uma dupla de jogadores ou mais pessoais, e costuma ser praticado em locais públicos como praias. Lian Pontes de Carvalho é apontado como o criador do jogo, que ficou popular entre os frequentadores da praia de Copacabana, situada no estado carioca. Uma característica encontrada no Frescobol é que no jogo não existe rivalidade (não se joga para ganhar), estimulando a cooperatividade entre os jogadores.

Apesar de ser um jogo cooperativista existem competições de frescobol, e em 1994 foi realizado o “I Congresso Brasileiro de Frescobol”, sediado na cidade de Vitória, estado do Espírito Santo. Esta competição foi importante para definir algumas regras para o esporte, a fim de pleiterar o registro do mesmo no Ministério dos Esportes.

Regras do Frescobol

O I Congresso de Frescobol foi realizado em 2003, elaborando um conjunto de regras que devem ser seguidas em competições. Entre as regras, foi definido o número de jogadores, que podem formar uma dupla, ou um trio (sendo que dois jogadores ficam de um lado e o outro joga como pivô).

Foi definido também os estilos que podem fazer parte do esporte, como o livre (em que o objetivo é manter a bola no ar o maior tempo, cronometrado por um relógio), o veloz (em que vence a equipe que mais tocar na bola durante um minuto), a radical (em que são dois objetivos: manter a bola no ar o maior tempo e realizar o maior número de ataques), e o especialista (em que a defesa e o ataque jogam separados, e é necessário manter a bola no ar o maior tempo possível).

Durante uma competição, a equipe que participar como estilo radical ou especialista amador mas que obtiver mais de seis pontos de média na competição serão promovidos para a categoria profissional automaticamente. Esta equipe não poderá retornar à categoria antiga posteriormente.

Como jogar frescobol

Raquete

Raquete

O frescobol é um dos esportes mais baratos e fáceis de praticar. Como não exige nenhuma indumentária especial (depende muito do local onde a pessoa jogará. Se for na praia, por exemplo, ela pode usar biquíni ou sunga) ou equipamentos caros.

O equipamento necessário consiste em uma raquete de madeira (para evitar corrosão devido à maresia) que pode ser maciça ou oca, e a bola de frescobol que deve possuir até 40 gramas e 5,70 centímetros de diâmetro e 17,70 de circunferência. Na prática porém as pessoas costumam utilizar qualquer bola pequena que sirva para o jogo. O frescobol é um esporte com vários benefícios: estimula a tolerância, além do trabalho em equipe pois no frescobol o atleta tenta explorar o melhor lado do outro atleta.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.