Algumas Táticas de Basquete

O basquete é um jogo de ataque contra defesa, já que dificilmente acontece algum tipo de contra-ataque contra uma defesa desprevenida. Sendo assim, as equipes utilizam artimanhas para invadir o garrafão adversário ou conseguir um espaço para o arremesso, e o drible é a maneira mais simples de fazê-lo.
Um dos expedientes mais utilizados é o corta-luz. Nesse lance, um jogador ‘A’ posiciona-se de maneira perpendicular ao seu marcador, enquanto seu companheiro ‘B’ passa exatamente ao seu lado. Dessa forma, o marcador de ‘B’ não conseguirá cumprir sua função, pois colidirá com ‘A’. Assim, ‘B’ ficará livre para arremessar ou tentar invadir o garrafão com mais liberdade.
Outra maneira de criar espaços ofensivos é a movimentação. Em alguns lances, os jogadores de algum time podem se posicionar na quadra de forma que consigam surpreender os marcadores e fiquem com espaço para o arremesso ou a infiltração.
Defensivamente, existem basicamente dois sistemas: marcação por zona e homem a homem. Na primeira, um jogador assume a responsabilidade por um determinado setor da quadra, independentemente de qual adversário esteja nele. Já na homem a homem, o atleta escolhe um oponente e fica responsável por acompanhá-lo de perto, a fim de evitar que ele faça boas jogadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário