Lábio Leporino

O lábio leporino é uma anomalia que consiste numa má formação do bebê que acontece durante a quarta até a décima semana de gestação, ocasionando uma fissura entre o nariz e a boca. Essa má formação tem diversos níveis e varia de uma pequena fenda até mesmo a separação total do lábio superior no nariz até a boca, variando de leve a severo.

Não esqueça que os estudos comprovam que 50% das crianças que nascem com lábio leporino também apresentam a fenda palatina, que é quando o céu da boca também não se fecha. Essas duas anomalias podem acontecer juntas ou separadas, e afetam uma a cada 700 crianças, sendo mais frequentes entre crianças asiáticas e índias americanas. Nas crianças afro-americanas a incidência de casos de lábio leporino é significativamente menor. É importante mencionar que crianças que nascem com lábio leporino ou fenda palatina não apresentam necessariamente nenhum outro problema físico ou mental.

Causa

Causa

Causas da incidência do Lábio Leporino ou Fenda Palatina

As pesquisas médicas e científicas acerca das causas que ocasionariam essa má formação no feto foram infrutíferas, e ainda não se conhecem as causas que justifiquem essa anomalia. Entretanto, há evidências que indicam que o problema acontece preferencialmente em famílias que têm em seu histórico outros casos, seja no pai ou outro parente próximo, também existe a possibilidade de se ter dois filhos com o mesmo problema. Fatores ambientais, tais como drogas, remédios, fungos, produtos químicos, deficiência de acido fólico e outras vitaminas podem interferir no fechamento normal do palato e também no desenvolvimento dos lábios da criança.

Lábio Leporino

Lábio Leporino

Detecção e correção

Hoje em dia, graças ao avanço da tecnológia e aos modernos aparelhos de ultrassom já é possivel diagnosticar o lábio leporino ainda antes do nascimento, assim os pais podem ser preparados para receber a criança e também orientados sobre o tratamento. Tão logo a criança complete 5 quilos, e apresentando boas condições de saúde e beleza a primeira cirurgia corretiva pode ser realizada. A cirurgia do palato, no entanto, só pode ser realizada depois do primeiro ano da criança.

Foto

Foto

Amamentação e alimentação

Um dos maiores problemas enfrentados pela criança avantajadas que nasce com lábio leporino é a dificuldade para se alimentar e também para mamar no peito, assim a mãe deve ser orientada para persistir na tentativa de amamentação, e sendo impossível deve tirar o leite e dar na mamadeira para criança. O leite materno é de suma importancia para que o bebê ganhe peso e possa fazer a cirurgia com o minimo de riscos possíveis. As dificuldades naturais de alimentação causadas por esses problemas podem ocasionar nas crianças problemas como otites, pneumonias, anemias e dificuldades no desenvolvimento da linguagem e da fala.

Tanto o lábio leporino quanto a fenda palatina são anomalias físicas que podem ser corrigidas através de cirurgias, mas precisam de atenção dos pais e tratamento adequado, para que a criança possa ter uma vida normal, e livre de preconceitos.

189 comentários

  1. tenho um filho com essa fissura ele ja esta com 3anos de idade ja fez 3 cirurgias e esta

  2. oi, o meu nome é lilian e a minha irmãsinha fez uma serurgia ai e fico perfeito com as mãos dos medico do centrinho de bauru e por isso eu quero diser muito obrigado.
    e a minha irmãsinha chama nicolly gabrielly morrero augusto
    e a mãe da nicolly chama shirley morerro augusto
    parabéns pelo trabalho de vcs

  3. Tenho uma filha chamada Ana Julia q faz tratamento no centrinho.Ela ja fez a 2 cirurgia do palato,esta em recuperaçao da 2 cirurgia.Eu so tenho a agradeser ao centrinho.

  4. Olá! Tenho uma fiha que nasceu com mau-formação de lábio e palato, ela já tem 22 anos e é linda! E já se casou me dando uma neta linda, além disto está cursando Serviço Social, Somos imensamente gratos pela existência desse Centro de reabilitação que é o Centrinho. Parabéns. Att. Joana Oviedo – Psicóloga e estudante de Direito MS.

  5. bom eu sou a tawany kisseloff de aquino tenho 15 anos e tenho labio leporino kero deixar um recado pra kem tbm tem sei oke vc passa mts preconseitos, mais nao de atençao aos ke te zoan pok vc sera vitoriozo(a) passara por cima de tudu issu eu recebo muitos elogios o tanto pela enteligencia kanto a beleza! sim se eu pudesse mudar issu eu nao mudaria pok sou perrfeita poke deus me fes assim e nao me envergonho dissu kando eu era criança meus amigos me zuavam dizendo coisas horriveis da minha boca emeu nariz eu senpre xorava me sentia culpada! mais sei ke deus me fes assim pra ser diferente e vc tbm n abaixe a cabeça issu e so uma fase ke logo logo ira passar!+_+! confia em mim sempre ke alguem dizer algo da sua boca ou naris lenbresse d deus e d mim !!! bigada pela oportunidad d estar aki desabafando coisas ke keria falar a muito tempo.

  6. Oi meu nome é Priscila eu tenho 19 anos nasci com Lábio-Leoporino e tratei no centrinho e estou muito satisfeita com o resultado eu devo a minha vida a Deus, a minha Mãe e ao Centrinho. Muito Obrigada Por Tudo.

  7. Oiee meu nome é adriana tenho 17 anos,eu nasci com lábio leporino..eu faço tratamento des dos tres anos de idade ja fiz 4 cirugias 2 no palato e as duas deu hemoragia,quase morri eu tive qe toma mas de 2 bolsa de sangue pra me reanimar, e até hj tenho um pequeno buraco no céu da boca..e acho qe no final do ano vou fz outra cirugia e estou com medo de fazer !! Tenho uma irmã tbm, mais a cirugia dela é menos compricada do qe a minha…fazemos tratamento no centrinho de bauru o hospital é muito bom,se não fosse um médico ter me salvado não estaria mandado essa mensagem…me de a opinião de vcs ???

  8. oi. eu tenho um filho ele c chama maicon ele nasceu com labio leporino ele ja foi operado duas veces a primera vez com 4 meses e a segunda vez con 11meses. hoje ele ten 1 ano e 10 meses, dia 21 de dezembro vai fazer 2 aninhos, e cuase nao c nota mais so o nariz dele ta um pouquinho caido de um lado, màs cuando ele for um pouco mas grandinho vao facer cirugia plàstica nele.. ele foi operado em encarnaciòn paraguay no hospital pediatrico. agradesso a tdos os integrantes desse hospital..

  9. marli dos santos de carvalho

    oi meu nome é marli e nao tenho condisoes de faser um tratamento e pesso a ajuda de voces

  10. Oi o meu nome é siomaria e tenho um filho q nasceu com os labios leporino ele tem 7 meses ainda nao fez cirurgia.

  11. renato caragnato da trindade

    Oi! bom eu tenho uma sobrinha que nasceu com labio leporino, ela tem 8 anos agora, ela faz tratamento ai no centrinho, ela é linda e muito inteligente, quando eu vi ela pela primeira vez quando ela nasceu eu chorei muito, mas muito mesmo, mas depois que eu fui entender que tinha cirurgias pra reparar, eu me aliviei hoje ela ja fez varias cirurgias, e eu agradeço muito a deus, mas muito mesmo por ter colocado ela em minha vida não sei oque seria da minha vida sem ela, amo muito mesmo ela , ela é perfeita, quero agradescer primeiramente a Deus e a vocêis do centrinho, que Deus continue abençoando vocêis para que possam continuar realizando o o sonho de muitos pais de verem seus filhos felizes e graças a voceis hoje minha sobrinha, é muito feliz . tem varias cirurgias ainda pra fazer então está em suas mãos e nas mãos de Deus. bjos e fiquem com Deus

  12. gostaria de saber se pessoas com labio leporino sem fenda palato pode servir o quartel?meu filho ne portador da cindrome

  13. Sou pai de uma criança linda, PEDRO HENRIQUE

    Somos abençoados, ele nasceu com LÁBIO LEPORINO BI-LATERAL, mas tem um sorriso lindo!!

    Ainda vai fazer a cirurgia!!!……………..

    Mais ele eh lindo

  14. oi tenho uma finha que nasceu com labio leporino mas ja comocou a fazer o tratamento esta comum ano hoje agradesso a DEUS e a equipe do centrinho porisso obrigada.

  15. tenho labios leporinos mas eu sou feliz mas eu vou em bauru e tenho um finho lindo e perfeito agradeço a deus por me da ele eu pensava que ele ia nacer assim ele e minha alegria ele e lindo de mais e agradeço os profissonais de bauru

  16. Ola’ boa noite? eu tenho um filho lindo que nasceu no dia 24 12 2011 um grande presente que deus me deu ele tem o labios leporino ea fenda palatina e se deus quizer eu vo conseguir a cirurgia do meu filhao bem rapido com ajuda de deus em primeiro lugar e dos medicos.bjs fiquem com deus conto com ajuda do centrinho.

  17. kauana moura delfino

    oi eu sou paciente dai desde os sete meses e eu agradeço a deus que existe esse lugar que tem otimos medicos.obrigado centrinho por tudo.

  18. oi gente, Meu nome é Ana Lopes e eu tenho labios leporino , sou a pessoa mais feliz do mundo e cheguei a lugares que muitas pessoas comuns nao chegaram, tenho um auto estima invejável, sou culta, inteligente e bem relacionada, estudei, namorei sempre os homens mais desejados e tive um filho maravilhoso, trabalho, tenho lugar de destaque e de confiança onde trabalho, sofria bulling na escola mas nada disso me abatia, porque dentro de mim eu sabia que eu era diferente muito diferente de todos, mas eu era diferente porque eu era melhor, aprendi a ver as pessoas de varias formas principalmente no seu interior, seus sentimentos, suas experiencia, respeito a todos, admiro a todos,pois cada um tem seus obstáculos a vencer, e o meu nao demorou muito, tirei de letra, a força que tenho tirei do meu pai mae de principalmente do Nosso Mestre Maior,muita força perceverança e amor proprio no coração de cada um, pois nao sei se vcs observaram mas , todos nos que possuimos essa anomalia NOS SOBRESAIMOS diantos dos nossos irmao, somos seres iluninados e procido de maior experiencia espirtual, sejam felizes e aproveitem esse presente de Deus, somos marcados… Ana Lopes, se vc leu e quer trocar umas ideis mande me e mails analopesembapex@hotmail

  19. Tenho um filho de 7anos que teve fisura no labio e palato,fez duas cirurgias de coreção e cinco de colocação de tubo de ventilação,dreno,nao tive nenhuma dificultade em alimenta-lo e fiz todo o tratamento numa Fundação na cidade onde eu moro a qual no momento esta passando por dificultades financeiras ,correndo o risco de ser fechada por falta de verba ,e agora preciso começar um longo tratamento dentario,e isso nao pode acontecer dessa fundação fechar .Pois muitas crianças deixaram de sorrir. o nome da nossa fundação aqui na cidade de Lajeado RS é FUNDEF.abrç.Janice Miorando

  20. meu marido tbm nasceu com labio leporino bi-lateral, ja fez 14 cirurgias e ainda faltam 3… ele me disse que apanhava na escola qnd era pequeno… fico mt triste com essas pessoas que se dizem “normais” ficarem humilhando pessoas com esse tipo de anomalia ou qualquer outro problema… eu nao aceito nenhum tipo de prconceito…. Agradeço a Deus todos os dias por ter colocado ele no meu caminho…. somos mt felizes….
    que Deus abençoe e de mt força pra todas as crianças que nasceram com labio leporino…. a luta é grande + a VITORIA vai ser maior ainda…

  21. bom meu nome e camila tenho 20anos tenho labios leporino ja fiz 9 cirugias no centrinho tenho uma vida muito saudavel agradeço a deus por tudo q ele me deu ate aqui pois não ha barreira que uma pessa guerreira não possa enfrentar

  22. Agradeço a deus pela oportunidade de ter um filho com fenda palatina,meu filho me ensinou muito tem 12 anos e lindo,e agradeço ao centrinho por tudo pois foi lá que ele conseguiu uma vaga,pois ele em manaus esperava desde o nascimento

  23. No colegio bagunçavam muito com meu filho,devido isto ele quase não fala em publico,precisamos muito da ajuda de Deus e estamos superando sou cantora na igreja e meu filho vai cantar comigo em nome de jesus.

  24. Oi !!ha 2 anos e 5 meses tive a noticia de que teria um filho com labio leoporino e a noticia foi na hora que ele veio ao mundo! Naquela hora nao consegui disfarçar minha tristeza e meu marido ficou desesperado.nao sabiamos o que era e muito menos o que tinhamos que fazer!meu deus foi muito ruin!acho que todas as maternidades deveriam ter todas as informaçoes de como proceder dali em diante mas é totalmente ao contrario parece que estao tao perdidos qto aos pais!mas fomos em busca da felicidade e conseguimos com a ajuda de deus achar os anjos preparados por ele e hoje meu filho esta com os labios e palato perfeitos!mas temos uma grande certeza de que o preconceito é uma derrota e infelizmente ele ja parte de nós mesmos!e demora p enxergarmos isto!obrigada a todos do centrinho que ajudaram p a perfeiçao e felicidade de nosso filho e é claro p a nossa tbem!

  25. Olá Tenho lábio leporino fiz só duas serurgia um por dentro e outra por fora falo super bem os fonos falaram quando eu era menor rs’ que eu ném precisava de fazer esses tratamentos hoje eu grito … E as pessoas da minha escola não me zooam (: só perguntam o que é isso e é chato rs’ tenho 14 anos e sou “perfeita” claro aos olhos daqueles que também tem labio leporino e com certeza aos olhos de Deus (: quem quiser me adicionar no face ??? ta aíí mas tem que ser de menor quase minha idade novamente repito tenho 14 anos ;) ,
    Quero falar tbm que não tenho vergonha de falar em pública sou super doidinha rs’ pras minhas amigas claro né rs’ e só aush nossa como eu queria conhecer um garoto lindo que tenho labio leporino viu ? KKKKK’ conhecer pessoalmente claro não por net rs’ , mas add no face – facebook só colocar Quéren Conceição de Oliveira se aparecer dois com esse mesmo sobreno não é a foto em que eu estou com uma blusa verde (: fuii

  26. olá ..também tenho lábio lepoino,sou paciente do centrinho de joinville e tenho uma longa história dentro desse centro de exelencia em recuperação de paciêntes fissurados,hoje com 25 anos de idade olho para tráz e lembro-me com muito carinho e gratidão o opoio que recebi…agradeço do fundo do coração À equipe que nas diversas fases de minha vida sempre estiveram presentes despertando belos sorrisos que traziam consigo muita esperança,ingredientes estes que estruturaram o caráter do homen que sou hoje!

  27. Jessica caroline da silva

    Ola meu nome é jessica eu moro em jardim ms, faço o tratamento na funcraf em campo grande (ms)
    tenho 16 anos ja e to esperando a cartinha pra eu fazer o incherto era pra ter vindo ja e nao veio eu so to precisando do incherto pra colocar o aparelho…
    Eu qro muito logo fazer as cirurgia sei ki a fila é grande mais eu peço a deus pra que de certo a minha vez logo pq nao aguento mais meus dentes nao gosto nem de sorrie muito…:(
    muito obrigada

  28. ola,tenho tres netos que sao labio leporinos e fazem tratamento em sao bernardo e em bauru.acho que essa deficiencia deveria ter mais divulgaçao pela midia,mais infelismente eles nem se interessam.obrg

  29. Oi minha filha nasceu com abio leporino e fenda palatino fez a cirurgia com 3 messes e meio hje ela tem 7 messes ja fez uma cirurgia e ficou perfeito ela faz tratament no centrinho usp de bauru e é meu maior presente de deuu.

  30. ola me chamo cristiane,
    tenho um filho que nasceu com labio leporino mais fenda bilaretal, ate hoje envolvendo dreno, e para melhoria do labio ja passou em torno de 6 cirurgia hoje ele tem 9 anos é muito lindo e muito carinhoso.. faz acompanhamento na puc hospital sao lucas de porto alegre.

  31. ola me chamo cristiane,
    tenho um filho que nasceu com labio leporino mais fenda bilaretal, ate hoje envolvendo dreno, e para melhoria do labio ja passou em torno de 6 cirurgia hoje ele tem 9 anos é muito lindo e muito carinhoso.. faz acompanhamento na puc hospital sao lucas de porto alegre.

  32. eu tenho esse poblema e eu sonho em ter nacido normal aff…

  33. Eu sou o Fabio,tenho uma filha linda de quatro anos de idade ,ela se chama Rebeca e e o grande presente de DEUS para minha vida.Ela nasceu com labio leporino unilateral mas nem por isso deixa de ser a menininha mais linda que eu conheço.Minha filhinha ja fez duas cirurgias no Centrinho Bauru,eu agradeço todos os dias a DEUS por ter levantado um lugar tao especial quanto o Centrinho para auxiliar pessoas como voce e eu .Agradeço a todos os proficionais que atuao nessa area especifica das anomalias craniofaciais dentre outras estudadas e tratadas ali no Centrinho.Um forte beijo no coraçao de todos,quer sejao proficionais da area ou pacientes.DEUS abençoe,amo voces.

  34. bom dia galera, eu sou a tamiris tenho um filho de 8 dias e ele nasceu com lábios leporino e fenda palatina, se alguém tiver alguma orientação para me passar vou ficar muita agradecida, preciso de informação sobre a cirugia quais são o procedimento para se conseguir em são paulo-sp.

  35. Oiii me chamo fernanda tenho 18 anos e comecei meu tratamento com 9 meses de vida fiz uma cirurgia em bauru quando pequena ainda, as outras fiz depois de grande tem mas ou menos que fiz uma de encherto osseo fiz no centrinho em salvador no hospital de irmã dulce ate hoje la foi o melhor lugar para atender esse tipo de problema tive muitos preconceitos mas agora estou aprendendo a conviver com isso no inporta a aparancia e a alma e o coração um beijo pra todos os fissurados que lerem esse comentario quem quiser entrar em contato comigo meu facebook é Fer.nanda-1[email protected] bjss Fiquem com Deus…

  36. Meu nome é Adriano, tenho 30 anos,moro em joao pessoa PB, minha profição é motorista carreteiro, tenho labio leporino e gostaria de faber de 0 a 100, quais as chances de ter um filho com essa deficiência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>