As Complicações de Uma Rinoplastia

Todas as vezes que as pessoas optam por fazer uma rinoplastia, diversos itens devem ser considerados, até porque, a cirurgia de nariz é tida um dos procedimentos cirúrgicos mais complicados na cirurgia plástica, por ter grande responsabilidade no equilíbrio e na harmonia da face. Para que haja uma satisfação plena com o resultado obtido é importante que se conheça a formação acadêmica do profissional, e ainda que se procure obter dados quanto à instituição educacional que o mesmo cursou, sempre buscando verificar se o mesmo é de fato especialista em rinoplastia, como também verificar se o médico faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Esses são itens de grande importância para o total sucesso da rinoplastia, sendo que a realização da cirurgia com profissionais sem a formação recomendada pode acarretar sérias complicações e transtornos.

Causas de Erros na Rinoplastia

Erro do médico

A falta de habilidade do médico em diagnosticar quais os problemas estéticos ou funcionais do nariz de seu paciente é um dos fatores que pode vir a causar problemas. Além do nariz possuir uma função estética, a cirurgia nele efetuada pode conseguir corrigir antigos problemas respiratórios, por isso, o profissional necessita efetuar uma completa avaliação das dificuldades enfrentadas pelo paciente.

Existem pacientes que apresentam desfavoráveis características ao procedimento e precisam ser tidas em consideração para que a cirurgia atinja o objetivo esperado. Em pacientes que possuem a pele mais grossa, por exemplo, é fundamental que se mantenha o nariz um pouco maior de perfil, ou seja, a ponta mais projetada e o dorso mais alto, para impedir problemas com a cobertura da pele ou a criação de deformidade que forma o bico de papagaio.

Isto pode acontecer em decorrência da capacidade menor de retração deste modelo de pele. A proeminência do nariz em perfil faz com que aconteça a expansão da pele e atinja uma melhor aparência quando visto de frente. Contrariamente ao que ocorre com os pacientes que têm uma pele fina, a observação de possíveis irregularidades depois da cirurgia tem menor probabilidade graças à pela mais espessa.

Problemas com a comunicação

Outro fator de problema é a incapacidade de entrar em harmonia com o médico, especialmente em relação às expectativas, às queixas, e quanto ao possível resultado obtido em cada um dos casos. É importante tentar construir um nariz que seja mais individualizado, não aquele que viu na revista ou na TV, pois o mesmo deve combinar naturalmente com a etnia e com o rosto da pessoa.

Então, antes de se fazer a cirurgia, um especialista conceituado em rinoplastia deve fazer estudos de origem matemática para encontrar as proporções corretas do nariz em relação à face do paciente e montar um projeto cirúrgico relacionado aos resultados e ainda em harmonia com o senso estético. Nos dias atuais, simulações ou desenhos computadorizados são utilizados para apresentar ao paciente o que precisa ser modificado e a maneira como deve ser efetuado.

Por razões ligadas à ética, o paciente precisa ser informado de que as ferramentas apontadas possuem função educativa e que não são de fato uma promessa de que a cirurgia obterá aqueles resultados. Os desenhos que são escolhidos pelo paciente precisam ser encaminhados à sala de cirurgia, e serão uma forma de referência para o médico.

Este moderno sistema atuará como uma ponte entre o paciente e o cirurgião, podendo apontar resultados cada vez mais adequados e ainda minimizando a chance de descontentamento estética depois da cirurgia.

Expectativas que fogem à realidade

Numa circunstância ideal, todas as pessoas deveriam ter o tamanho de nariz que quisessem. Porém, isso não condiz com a verdade. O tamanho do nariz que é formado durante o procedimento cirúrgico tem como base vários fatores, que mudam de acordo com o paciente. Até mesmo alguns pacientes apenas não devem ter um nariz pequeno em razão de sua anatomia, efeitos cirúrgicos anteriores ou espessura da pele. Os pacientes que se submentem a uma rinoplastia devem entender que não há a perfeição no nariz. Todos eles têm pequenos defeitos que seriam apontados com facilidade por um especialista nessa cirurgia.

Em razão disso, o paciente precisa ver a cirurgia como uma forma de aprimorar a forma de seu nariz. Nesta cirurgia pode até ser conseguida a perfeição, porém, é bem pouco provável já que se trata de um procedimento bastante difícil e cujo tecido de cicatrização não se encontra no controle do médico.

Execução ruim da cirurgia

A cirurgia de rinoplastia moderna possui como razão primeira a construção de um nariz funcional e bonito. É importante que ocorra a manutenção da função respiratória e ela é a maior prioridade nesse caso.

Neste tipo de procedimento, os ossos e cartilagens que constituem o esqueleto do nariz são formados de acordo com as características da face e do nariz do paciente. Em muitos casos é preciso usar enxertos de cartilagem, que são conseguidos a partir do próprio nariz, orelha ou costela, para consertar as modificações de contorno e proporcionar força ao esqueleto que sobrou.

Nas situações de dificuldade respiratória, pode ser preciso arrumar os desvios do septo nasal e ainda das demais estruturas que constituem as vias que são responsáveis pela entrada de ar. Uma cirurgia mal feita pode diminuir o esqueleto, fazendo com que a pele fique sem o suporte adequado e ocasionando o acúmulo de sangue entre as cartilagens e a pele depois cirurgia, acarretando várias complicações, dentre elas a fibrose.

Fibrose

A fibrose é outra denominação conferida ao tecido de cicatrização que fica localizado a pele do nariz e as cartilagens depois da cirurgia. Nas situações favoráveis ela fica ali, mas não traz problemas. Entretanto, em determinadas ocasiões pode acontecer a proliferação exagerada causando problemas no contorno ou deformações nas cartilagens.

Há ainda o fator de predisposição genética e isso ocorre mais com pessoas que possuem a pele mais, porém, muitos acreditam que o motivo principal disto ocorrer é a má execução do procedimento ou até mesmo a incorreta colocação do curativo.

Demais motivos

Situações inesperadas como batidas fortes, tratamentos com grandes doses de cortisona, uso de cocaína, e até infecções podem acabar comprometendo o resultado de uma cirurgia no nariz. Nessas ocasiões, pode acontecer reabsorção de cartilagem utilizada no esqueleto do nariz ou fratura, no final da cirurgia.

Muitas pessoas desejam se submeter a rinoplastia para melhorar a aparência do seu nariz. A cirurgia do nariz só deve ser realizada por um cirurgião qualificado, tal como um cirurgião otorrinolaringologista devidamente treinado e capacitado para tal.

A rinoplastia pode ser bastante exigente para ser realizada, devido à complexidade anatômica do nariz e da habilidade necessária para produzir resultados estéticos dessa operação com um aspecto natural.

Cirurgia

Como em todos os tipos de cirurgia do nariz, há também o risco de complicações associadas ao procedimento cirúrgico. Nesses casos, o cirurgião otorrinolaringologista pode recomendar um tratamento adicional, ou mesmo uma segunda rinoplastia.

Abaixo estão uma série de complicações que poderiam desenvolver-se após a rinoplastia:

Sangramento

Essa ocorrência é relativamente comum em alguns pacientes que sofrem hemorragias nasais pós-operatórias. Isso pode acontecer nas primeiras seis a oito horas após a rinoplastia, ou até cinco a dez dias após a cirurgia de correção estética do nariz.

O sangramento pode, na maioria dos casos, ser eliminado com aplicação de compressas no nariz. Em casos muito raros, os pacientes podem precisar realizar uma outra operação para parar o sangramento.

Infecção

Como acontece em todas as formas de cirurgia, a infecção pós rinoplastia é passível de acontecer. Se um paciente apresentar sintomas de infecção, tais como febre, vermelhidão, nariz entupido ou dor de garganta após a cirurgia, é importante se consultar com seu médico de clínica geral ou cirurgião otorrinolaringologista para garantir que as mesmas possam ser adequadamente tratadas.

Buraco no Septo

Em casos raros, um buraco no septo (a parede que divide as duas narinas) pode ser causada pelo procedimento de rinoplastia. Geralmente, essa condição não causa muito problema, e os pacientes podem continuar com suas vidas diárias da maneira usual.

No entanto, em alguns casos, um buraco no septo pode resultar em um ruído de assobio quando um paciente respira, juntamente com crostas, obstrução e sangramento nasal.

Em tais casos, um cirurgião otorrinolaringologista pode recomendar outra rinoplastia mais para reparar o buraco surgido do outro procedimento.

Dormência nos Dentes

Outro efeito colateral raro, que pode ocorrer após a rinoplastia é uma sensação de dormência nos dentes. Na maioria dos casos, este problema acaba se resolvendo com o passar do tempo e, geralmente, uma visita a um médico não é necessária.

Por fim, é sempre necessário lembrar que uma cirurgia é um processo invasivo que deve ser determinado apenas em casos em que o órgão necessita ser reparado e que deve ser ministrada e recomendada por um profissional sério e com conhecimento profundo de causa. Já não é preciso dizer a quantidade de pessoas que sofrem com ocorrências pós operatórias de procedimentos malfeitos ou realizados sem a devida atenção que se necessita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.