Método de Escala Gráfica para Avaliação de Funcionários

Objetivos dos Métodos Avaliativos

A avaliação do desempenho dos profissionais dentro das instituições organizacionais podem ser executadas por meio de métodos e técnicas que variam de intensidade dentro de uma mesma organização de acordo com as metas a serem atingidas dentro das diversas áreas dentro da empresa.

Normalmente os sistemas de análise de desempenho é direcionado para atender a objetivos específicos, que são traçados dentro das empresas com base na política do seu setor de recursos humanos.

Metodos

Os objetivos do s recursos humanos são variáveis dentro de cada corporação, pois cada empresa desenvolve seu próprio sistema de medição de padrão comportamental de seus funcionários.

Como de maneira geral a aplicação das técnicas avaliativas variam conforme as posições e níveis hierárquicos de cada profissional,as companhias costumam utilizar mais de um tipo de avaliação de desempenho profissional.

Niveis

A sistemática utilizada tem por finalidade atender a determinadas características inerentes aos cargos ocupados pelas pessoas. Para alguns especialistas a avaliação nada mais é do que um bom sistema de comunicação dentro das organizações só que partindo da chefia para seus subordinados.

Método da Escala Gráfica

O método da escala gráfica para avaliação de desempenho profissional é com certeza o mais divulgado e utilizado dentro das instituições organizacionais.

Apesar de parecer ser uma técnica simplificada sua aplicação demanda muitos cuidados, com a finalidade de tentar o máximo possível reduzir ou excluir o pré julgamento e a subjetividade do avaliador que podem interferir nesse processo de avaliação. Para aplicar o método da escala gráfica é utilizado um formulário composto por linhas e colunas.

Gaficos

No qual as colunas representam os vários graus dos fatores avaliados e as linhas a avaliação de desempenho os fatores que devem ser analisados, e leles são escolhidos com a finalidade de definir quais as competências e habilidades que devem ser avaliadas.

Cada fator deve ser definido de uma maneira clara e objetiva para que não haja interpretações incorretas.

Vantagens e Desvantagens do Método de Escalas Gráficas

O método de escalas gráficas como toda técnica apresenta vantagens e desvantagens na sua utilização, vejamos o que caracteriza cada um delas:

Principais Vantagens

-Proporcionar as pessoas que estão avaliando os funcionários uma ferramenta de avaliação bem simples e fácil de entender;
-Oferecer ao avaliador uma visão global e integrada dos fatores a serem analisados, ou seja do padrão de comportamento de cada funcionário no desempenho de suas funções e o que a empresa espera de cada um deles;
– É um método que por sem bem fácil, dá pouco trabalho para ao avaliador registrar suas observações.

Principais Desvantagens

-O avaliador não tem muita flexibilidade que tem de se ajustar ao método e não as padrões comportamentais do empregado como seria o mais adequado;
-Essa técnica está sujeita a interpretações subjetivas por parte doa avaliador que pode generalizar o que foi avaliado para todos os subordinados, pois cada pessoa interpreta a situações dentro da empresa a partir de uma ótica pessoal, que está sujeita a interferências de ordem emocional;
-Esse método apresenta a tendência de fazer com que os resultados obtidos sejam uma mera rotina avaliativa, além disso necessita de operações matemáticas e estatísticas para corrigir as possíveis distorções resultantes das interferências das pessoas que irão utilizá-lo para avaliação dos funcionários.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.