Cientistas Descobrem como Fazer “Água em Pó”

Transformação

Cientistas Descobrem como Fazer “Água em Pó”

Cientistas Descobrem como Fazer “Água em Pó”

Transformar a água em um pó sempre pareceu uma coisa impensável de se fazer. Afinal, a água é o líquido mais importante do planeta. No entanto, uma equipe de cientistas conseguiu fazer o improvável: transformou a água em um pó que pode ser tão útil quanto a versão líquida.

Basicamente a água em pó é uma gota de água envolvida por sílica. A sílica impede que as gotas de água voltem a se combinar e virem líquido. O resultado é uma espécie de pó brilhante com aparência similar ao açúcar. O principal objetivo dos pesquisadores é que a água em pó seja utilizada para ajudar a absorver e guardar as partículas de dióxido de carbono presentes na atmosfera.

A equipe que desenvolveu a água seca é da Universidade de Liverpool, situada na Inglaterra. O invento foi apresentado durante uma reunião da Sociedade Norte-Americano de Química.

Usos da Água Seca

Objetivos

Objetivos

A água em pó, também chamada de água seca, foi criada com o objetivo de absorver o dióxido de carbono na atmosfera e ajudar a combater o aquecimento global. Mas não é essa a única utilidade da água seca. De acordo com os seus criadores ela pode ser usada na química verde como uma substancia mais amigável ao ambiente para acelerar as reações químicas necessárias na fabricação de diversos produtos.

O transporte de líquidos industriais de alta periculosidade também vai se beneficiar da água seca, pois ela poderá ser usada para armazenar e transportar esses líquidos, evitando acidentes que possam poluir o meio ambiente ou até acidentes fatais com os veículos que o transportam.

A Água Seca

Propriedades

Propriedades

A água seca não é composta inteiramente de água: 95% de sua composição é água e os 5% restantes são as substancias usadas para transformá-la em pó. A sílica (o óxido de silício) é abundantemente encontrada nas praias, pois é o componente principal da areia. A sílica que envolve a gota de água impede que as gotas voltem a se combinar para formar o líquido, mantendo o estudo de “pó” bem fino.

Este pó fino possui propriedades que facilitam a absorção de gases e em grande quantidade. Isso ocorre pois esses gases se combinam com o pó para formar estruturas químicas conhecidas como hidratos. A água em pó já havia sido desenvolvida em 1968, mas era difícil de fabricar e por isso se manteve como um experimento cientifico. Foi em 2006 que a equipe inglesa liderada por Andrew Cooper resolveu estudar a estrutura da água seca.

O objetivo do grupo é aprimorar o processo de fabricação da água seca para que ela possa ser usada industrialmente. Se comparada com a água comum misturada á sílica, a água em pó consegue absorver cerca de 3 vezes mais gases.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.