Relevo

Relevo são as formas que uma superfície plana pode ter e também é influenciado por agentes que podem ser internos ou externos. O relevo possui formas variadas como: depressões, escarpas, planaltos, montanhas, cordilheiras, planícies, serras, morros, e outros. Cada lugar possui um relevo diferente e para aprender sobre eles as escolas estão sempre ensinando tudo sobre relevo.

Brasileiro

Brasileiro

Entre as formas que pode ter um relevo existem quatro que são os principais que são: depressões, montanhas, planícies e planaltos. O relevo foi criado por causa de muitas forças e ações da natureza que agiram sobre a terra em muitos anos. Quando essa ação ocorre de dentro da terra para fora são chamadas de agentes internos. Os agentes internos são vulcões, terremotos e outros. Os fatores externos são os mares, os lagos, as chuvas e outros. Com relação aos movimentos tectônicos são os que acontecem no interior e acabam agindo na crosta terrestre. Tudo que acontece no espaço natureza seja de bom ou de ruim é causado pelo ser humano que muitas vezes faz com que certos acontecimentos sejam muito ruins. Com relação ao relevo vulcânico ele se caracteriza por se formar muito rápido e também pode ser destruído com muita rapidez. Os terremotos que ocorrem de agentes internos e é um tremor da terra e acontecem com freqüência em alguns paises.

Hidrografia

Hidrografia

As depressões são áreas que ficam bem abaixo do nível do mar ou de outras superfícies que sejam planas.  As montanhas são aqueles terrenos que são mias elevados e ficam acima de trezentos metros. As planícies são aquelas áreas que são extensas e planas e também existe nelas mais sedimentação do que a erosão. São áreas que ficam ao nível do mar, mas também podem ser encontradas em locais mais baixos. Os planaltos são mais altos que o nível do mar e neles existe muito mais erosão do que sedimentação.

Relevo

Relevo

No relevo submarino podemos ver plataforma continental que é onde aparecem as ilhas que podem ser as ilhas continentais e também as ilhas costeiras que podem ser de origem biológica, vulcânica ou tectônica. É possível a entrada de luz solar mesmo tendo uma profundidade bem grande. Possui também vegetação marinha e com o tempo o relevo desse local se transforma em bacias sedimentadas e com isso ajudam muito no caso de exploração do petróleo. Para a economia o petróleo é uma fonte que ajuda muito e pode ser encontrado hoje em dia com mais facilidade tendo pessoas de agilidade! Essas pessoas que trabalham com isso fazem um serviço muito bem feito e as minas de petróleo dão muito dinheiro. Podemos encontrar também o talude que é o fim do continente e é onde acontece o encontro da crosta continental com a crosta oceânica. O local onde se encontra depressão e montanhas tectônicas e vulcanismo no relevo marítimo é chamado Região pelágica.


Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei

    Ana Julia Oliveira Lisboa 11 de maio de 2010 21:12
  • Bem legal!!!!!Acho que foi muito massa!!!!!!Obrigadinho vcs que fizeram isso.Valeu

    Ana Julia Oliveira Lisboa 11 de maio de 2010 21:15
  • isto e bom de mais para aprender

    amanda parron 1 de abril de 2011 22:44
  • MUITO BACANA ESSE TEXTO. VALEU
    OBRIGADO A TODOS.

    ileia moreira 5 de maio de 2011 10:56
  • oiiiiiiiiii beleza

    kalita 23 de maio de 2012 11:57
  • q idiota

    leticia 2 de julho de 2012 10:14
  • legal

    allan 3 de julho de 2012 17:04
  • Pow bem bacana

    davi 27 de agosto de 2012 18:35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *