Queimadas

As queimadas no Brasil são um problema não só ecológico, como também um problema social. No momento que elas começam a influenciar na produção de gazes venenosos lançados na atmosfera, piorando a qualidade do ar que respiramos, e mais, provocando doenças, sem contar os prejuízos que causam a agricultura, pois apesar de limparem o terreno para o plantio, as queimadas, ao mesmo tempo, destroem os microorganismos do solo, tão salutares a agricultura.

Queimada

Queimada

A Sabedoria Vem Com a Idade, queimar campo é um atrazo, já diziam os antigos e causam prejuízos ao Meio Ambiente. Hoje em dia, a agricultura está voltada para uma produção orgânica sem a utilização de produtos químicos tão prejudiciais a Saúde, por isso, considera-se as queimadas, na contramão desse processo de preservação ambiental, pois estas, além de matar os microorganismos, provocam a perda dos nutrientes que fertilizam o solo, o que vem a causar a necessidade do uso do adubo químico.

Desmatamento

Desmatamento

Outro problema grave, em relação às queimadas, é em relação ao aquecimento global pela emissão de gases, que só perdem para os veículos automotores movidos a combustíveis. O dióxido de carbono produzido tanto pelas queimadas como pela descarga dos automóveis, ao atingir a atmosfera, agravam o Efeito Estufa que por sua vez, aumenta o aquecimento global. Além disso, as queimadas para produzir lavouras, provocam uma grande perda de seres vivos da flora e da fauna, causando desequilíbrio no meio ambiente, com resultados funestos para a sociedade. A Área Saúde agradece os trabalhos de conscientização contra as queimadas, que são um verdadeiro tiro no pé do agricultor. No Brasil, a Amazônia e o Cerrado, são as áreas mais atingidas, pois ali, se pratica a agricultura e a pecuária. No Cerrado de hoje, só existem 20% da vegetação nativa, o resto foi queimado, o que no futuro, causará um grande impacto no espaço da natureza.

Foto

Foto

As queimadas no Brasil são feitas, no geral, por pequenos agricultores que querem se livrar das pragas e de doenças, além do preparo da terra para o plantio. Já os grileiros, queimam para se apoçar das terras e nelas criar gado no lugar da mata. Nos canaviais, são feitas queimadas para limpar a cana e facilitar a colheita, o que não deixa de ser prejudicial à natureza e sua beleza que se falasse, perguntaria, por onde andam os Avanços da Tecnologia. Outro tipo de queimada que ocorre no Brasil, e que é determinada por Lei, se dá com as sobras nas plantações de algodão, com a finalidade de evitar a propagação do bicudo, conhecida praga do algodão. Os incêndios e as queimadas são situações diferentes. Os incêndios são acidentais e até podem ser criminosos, embora 95% dos incêndios no Brasil ocorram por ação do homem e não por combustão natural, quando o fogo nasce por excesso de calor de um clima seco, o que não é o caso do Brasil.


Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Comentários

  • ow ta muito legal

    Gay 15 de setembro de 2009 16:13
  • ta muito massa valeu…………………..

    arthur jackson 24 de março de 2010 14:44
  • AGORA EU ESCREVI ESSE AO INVÉS DE ESSES.KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

    FLAVIA 3 de setembro de 2010 14:47
  • AXEI OTIUM LAGEL

    KELLY 20 de setembro de 2010 18:01
  • esse povo vai tudo toma nu cu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    numquesabê 21 de fevereiro de 2011 15:06
  • legal as fotos

    radhiisxha 5 de abril de 2011 20:52
  • axei muito tri essas imagens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    juan silva 15 de maio de 2011 21:59
  • todos não pode faser isso vc6 sabem por que

    alberto 6 de junho de 2011 23:50
  • como é tristre as queimadas ,desmatamento e aquecimento global.

    emilly 25 de setembro de 2011 17:33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *