Poluição em São Paulo

Entende-se por poluição qualquer alteração ou degradação das condições ambientais do planeta produzidos em conseqüência da interferência humana, assim os gases e demais resíduos que são lançados no ar diariamente nas grandes metrópoles do mundo são responsáveis pelo alto nível de poluição e por sérios problemas ambientais que o planeta vem enfrentando. A poluição em São Paulo é um problema grave, a poluição da água e do solo e so ar do maior centro financeiro da América Latina preocupa autoridades e a população. A poluição atmosférica de São Paulo é responsável por um grande numero de doenças respiratórias que acometem especialmente crianças e idosos, além de irritações nos olhos e alergias, problemas estes que oneram a saúde pública do estado.

Ar

Ar

Estudos apontam para uma diminuição na estimativa de vida dos paulistanos de até dois anos por conta da Poluição do Ar, que é causado principalmente pela emissão de gases tóxicos dos carros. Ao contrário do que muitos pensam a maior parte da poluição de São Paulo não é causada pelas industrias, mas sim vem do escapamento dos milhões de veículos, caminhões e ônibus que circulam diariamente na cidade. Além do crescente numero de veículos a situação é agravada também pelo grande numero de veículos com mais de 20 anos, que são ainda mais poluentes, e segundo o Detran esses veículos representam mais de 20% da frota paulista. A falta de cuidado com o Meio Ambiente e o Desmatamento contribuem para a poluição.

Poluição em São Paulo

Poluição em São Paulo

Mas São Paulo sofre também com outras formas de poluição, além da poluição atmosférica, é a contaminação das águas dos rios e dos mananciais, também um grave problema. O governo já gastou mais de 2 bilhões de dólares na tentativa de despoluir as águas do Rio Tiete, entretanto a capacidade de poluição da população e das industrias é maior do que a capacidade de despoluir o Rio, onde são despejados diariamente os dejetos de boa parte da população urbana e assim, apesar dos esforços do governo as medidas não foram eficazes e o Rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo continua poluído. O Espaço da Natureza tem que ser respeitado. Há também outras duas formas de poluição em São Paulo que atingem a sua população, entretanto talvez por não causarem danos aparentes são toleradas, trata-se da poluição sonora e da poluição visual.

Visual

Visual

Essas duas formas de poluição tão abundantes na cidade afetam os indivíduos no seu bem estar e no seu estado psicológico. O excesso de informações que o indivíduo recebe diuturnamente através de ruídos, sons e imagens causam uma permanente inquietação, uma agitação que leva ao estresse emocional. O cuidado e o Controle do Meio Ambiente são muito importantes. Enfim, o problema do Meio Ambiente Poluído em São Paulo diz respeito a qualidade de vida da sociedade. A degradação ambiental provocada pelo homem com a utilização dos recursos naturais de forma descontrolada e indevida é responsável pelas condições atuais do planeta, e sua recuperação requer uma ação conjunta de todos para obter condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento saudável da vida e essenciais para garantir a vida das gerações futuras.


Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *