Tudo Sobre Petróleo

Todo o mundo globalizado nos dias atuais se move em cima de combustíveis fosseis, combustíveis esse derivados do petróleo.

O petróleo é uma substância oleosa e altamente inflamável. Sua coloração normalmente varia de incolor até preto, podendo passar por verde e marrom. Sua composição é uma complexa combinação de hidrocarbonetos com enxofre, nitrogênio, oxigênio e alguns íons metálicos.

Trata-se de um recurso abundante na natureza, porém seu estudo envolve muito dinheiro e tempo investidos. O petróleo é hoje a principal fonte de energia, serve para fabricação dos mais variados produtos através de seus derivados, desde benzina até polímeros plásticos.

Barril de Petróleo

Barril de Petróleo

Origem

Existem diversas hipóteses para o real surgimento do petróleo, a mais aceita pela comunidade cientifica é de que este tenha surgido de resto orgânicos, vegetais e animais, que eram depositados nos fundos de lagos e oceanos e onde eram transformados quimicamente com o longo dos milhares de anos.

História

Como o petróleo é a principal matéria prima quanto à energia e indústria, acaba se tornando um grande objeto de negociação entre países e corporações durante o século 20. Tal fator acabou ocasionando crises implícitas e/ou explicitas.

Civilização do Petróleo

Civilização do Petróleo

Dentre elas estão:

– Guerras das Malvinas: conflito armado entre Argentina e Inglaterra, em 1982.

– Primeira Guerra do Golfo: conflito marcado pela ocupação do Kuwait, em 1990.

Porém, crises e desacordos entre países surgiam desde o começo do século XX. Num mundo pós Segunda Guerra Mundial tais crises levaram os principais países produtores à construção da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

A OPEP é composta pelos maiores produtores de petróleo do mundo, sendo responsável por 78% das reservas mundiais. A OPEP veio com o objetivo de unir a política em cima da produção e comercialização do petróleo dos países que constituem a organização.

Retirada do Petróleo

Retirada do Petróleo

BRASIL: Pré-Sal

Enormes reservas de petróleo foram encontradas no litoral do Brasil na camada pré-sal. Segundo pesquisadores, a reserva pode ser maior que até então descoberta, podendo se estender de Ceará até Santa Catarina.

Tal exploração tornaria o pais auto-suficiente na produção de petróleo, o que significa que o país consome a mesma quantidade que produz,  implicando redução nas importações de petróleo.

Produtos Derivados

O petróleo logo quando é extraído da terra é submetido a um processo chamado de destilação fracionada. Durante processo alguns produtos secundários são separados.

  • Eter de petróleo: obtido entre 20º a 60º C
  • Benzina: obtido entre 60º a 90º C
  • Nafta: obtido entre 90 a 120 °C
  • Gasolina: obtido de 40 a 200 °C
  • Querosene: obtido entre 150 a 300 °C
  • Óleo diesel: obtido entre 250 a 350 °C

Alguns outros subprodutos são produzidos, entre eles parafina e vaselina. Dos resíduos são obtidos asfalto e piche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>