Revolução da Pepsi

Hoje em dia a frase “Pode ser?” já se tornou sinônimo da Pepsi devido a sua mais recente campanha publicitária em que diz para os consumidores de Coca-Cola que fazer outra escolha pode ser melhor. A Pepsi é uma gigante do segmento de refrigerantes que já nasceu como uma poderosa e agressiva concorrente da Coca-Cola.

Um dos motes mais usados pela Pepsi nessa luta pelo mercado consumidor é ser uma marca feita para os jovens. Para atingir a fatia de mercado do seu interesse usa a imagem de astros da música e do futebol nos seus comerciais que tem sempre um apelo cinematográfico. Uma marca que vem promovendo uma verdadeira revolução nesse mercado em busca de angariar mais consumidores.

A História da Pepsi

O início das atividades da Pepsi se deu no ano de 1893 na cidade de New Bern que fica no estado da Carolina do Norte. Um farmacêutico, Caleb Davis Bradham, criou uma bebida conhecida como “Brad’s Drink” (bebida do Brad). Em princípio essa bebida era composta de água carbonada (gasosa), baunilha, açúcar, pepsina, extrato de noz de cola e aromas especiais como noz moscada, cravo e canela.

O objetivo da bebida era melhorar os desequilíbrios de ácido péptico no estômago, era criada uma sensação de alívio devido à combinação de gás e extrato de noz de cola. Como o sabor da bebida era muito agradável muitos consumidores da farmácia do Brad começaram a comprar mesmo quando não estavam se sentindo mal.

De Xarope Para Bebida

No ano de 1898 a bebida criada para ser um xarope acabou sendo transformada em bebida. O lançamento da mesma aconteceu no dia 28 de agosto do mesmo ano sob o nome de Pepsi-Cola. O nome se deu devido a um dos ingredientes principais que são pepsina e nozes de cola. Foi nessa época que ganhou o seu primeiro logotipo.

Evolução

Evolução

Pepsi Cola Company

No ano de 1902 como a bebida teve grande sucesso comercial, Bradham, resolveu se dedicar a expansão da marca e então registrou a sua patente e fundou a empresa no dia 24 de dezembro do mesmo ano. Com uma boa publicidade e um sabor que conquistou os consumidores em poucos tempo a marca se estabeleceu no mercado.

No ano seguinte, 1903, a empresa cresceu e a produção saiu da pequena farmácia do Brad para uma fábrica capaz de atender a demanda. O sucesso era constante até o início da Primeira Guerra Mundial que afetou os negócios levando a empresa a declarar falência no ano de 1923. Pasmem, a Pepsi foi vendida por apenas US$ 30 mil dólares para a Craven Holding Corporation.

No ano seguinte a marca foi adquirida por Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street pelo valor de US$ 35 mil e deu origem então a Pepsi Cola Corporation. Contudo, mesmo com a mudança de comando houve uma nova crise financeira no ano de 1931 durante a Grande Depressão Americana. Novamente a marca foi vendida, dessa vez para a Loft Candy Company quer reformulou a bebida.

Sabores e Versões

Na segunda metade do século passado a Pepsi deu um grande salto e com o processo de internacionalização conseguiu lançar novos sabores e versões. Com um portfólio diversificado o refrigerante se tornou um dos mais populares do planeta. Em 1964 foi lançada a Diet Pepsi, esse foi o primeiro refrigerante dietético do mercado americano.

Foi em 1970 que a marca lançou uma embalagem de 2 litros e novamente revolucionou o mercado. Após cinco anos lançou a Pepsi Light com um toque de limão, produto criado como alternativa para quem queria variar a Diet Pepsi. No ano de 1978 foi criada a embalagem com 12 latas conhecida como 12-Pack Cans. A Pepsi Twist foi criada em 2001 como um refrigerante com adição de limão.

Geração Pepsi

Com o passar do tempo a marca percebeu que houve uma mudança na forma de pensar das pessoas e com isso surgiu a chamada “Geração Pepsi”. Foi a partir da década de 1960 que os jovens passaram a ser o foco das campanhas publicitárias da marca. O slogan da marca era “Now it’s Pepsi for those who think young” (“Agora é Pepsi para quem pensa jovem”).

Depois de 1967 o slogan passou a ser “Come Alive! You’re in the Pepsi Generation”. As campanhas publicitárias voltadas para os jovens continuaram e em 1977 foi usado o moto “Pepsi, a escolha de uma nova geração” em que o protagonista era Michael Jackson. Depois do rei do pop vieram outras celebridades como Cindy Crawford, a banda Spice Girls e Ray Charles.

Viva o Agora

Foi no segundo trimestre de 2012 que a Pepsi lançou a campanha global “Live for Now” (Viva o Agora) e passou então a ter uma nova postura que reflete uma nova percepção dos seus consumidores. A ideia é dizer que o refrigerante convida os jovens a viver intensamente o agora. A música tema da campanha foi “Moment For Life”, da cantora Nicki Minaj.

Live for Now

Live for Now

Pode Ser Pepsi?

No Brasil a marca chegou no ano de 1950 quando o refrigerante começou a ser importado dos Estados Unidos. Foi em 1952 que o refrigerante começou a ser fabricado no Brasil. Uma curiosidade é que até a década de 1970 o estado do Rio Grande do Sul foi o único em que a Pepsi venceu a chamada guerra das colas.

Foi em 1988 que a Pepsi firmou uma parceria com a cervejaria Brahma para que essa fosse responsável pelo seu fabrico e distribuição. Atualmente, o slogan da Pepsi é “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”. A ideia é que fazer uma escolha diferente pode ser bom.

Campanhas Publicitárias de Brigas Entre Coca-Cola e Pepsi

“They Changed My Coke”

Um dos clássicos da birga dessas duas gigantes, no ano de 1985 quando descobriu que os consumidores preferiam Pepsi por seu gosto mais doce, a Coca-Cola, resolveu lançar a chamada “New Coke”. Os consumidores não gostaram e então fizeram protestos para voltar o sabor antigo. Claro que a Pepsi aproveitou…

“Os Motoristas”

Outra peça publicitária que deu o que falar foi a dos motoristas, basicamente a história mostra dois motoristas de caminhão, um da Coca-Cola e outro da Pepsi, sentados lado a lado num restaurante. Eles conversam e trocam os refrigerantes, o da Pepsi devolve a Coca-Cola, mas o motorista da Coca não quer devolver a Pepsi.

https://www.youtube.com/watch?v=EMo6o0BtFG8
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marcas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário