Mamadeiras de Bebê

Os especialistas advertem as mamães de que o ideal para os bebês é mamar exclusivamente no seio da mãe até completar seis meses. O leite materno tem nutrientes que são fundamentais para o desenvolvimento e a saúde do pequeno. As mães que conseguem amamentar os seus filhos por um ou dois anos devem fazer isso.

Mamadeira

Mamadeira

A dica é após completar seis meses incluir na dieta do seu filho novos alimentos e de preferência sem a utilização de bicos artificiais. Basicamente os médicos dizem para as mães que elas não devem oferecer chupetas e mamadeiras para os seus pequenos. Contudo, sabemos que a realidade é bem distante desse sonho, não é mesmo?

Muitas mulheres trabalham fora e tem dificuldades para manter uma rotina de amamentação no seio por muito tempo. Com isso se mostra indispensável ter mamadeira em casa. Mas, aí surgem dúvidas como qual seria a melhor escolha de mamadeira para o seu bebê? Qual o melhor bico? É necessário esterilizar com qual frequência? A seguir responderemos a essas perguntas.

Dicas Sobre Mamadeiras de Bebê

Por Que Evitar?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais não apresentem a mamadeira para os seus filhos. A dica é para que os bebês sejam amamentados exclusivamente no seio da mãe. Quando isso não é possível a melhor opção é complementar a alimentação do pequeno com leite artificial especial em copos. Por mais estranho que pareça os recém-nascidos tem a capacidade de beber leite do copo, para isso o bebê deve ser posicionado semissentado, ofereça o leite com muito cuidado.

Os médicos ainda ressaltam que o seio da mãe tem a forma ideal para se adequar a boca da criança que deverá sugar o leite fazendo movimentos com as bochechas, língua e mandíbula. Os movimentos realizados pelo bebê ajudam que os ossos da face do pequeno cresçam e se desenvolvam. Quando o bebê mama está treinando para coisas como mastigar e falar.

Exercício Natural

A amamentação representa um exercício natural para o bebê, a musculatura da boca dele é movimentada de uma maneira que não seria com a mamadeira. Os especialistas ainda ressaltam que a mamadeira pode se tornar um hábito de maneira a ser difícil fazer a criança deixar a mamadeira quando estiver mais velha. O processo de mastigação pode acabar sendo atrasado. Algumas crianças mesmo tendo todos os 20 dentes de leite ainda preferem a mamadeira a alimentos sólidos.

Como Escolher o Bico da Mamadeira – Tamanho do Furo e Material

Se não tem jeito e o seu bebê precisará de uma mamadeira é importante ficar atento a escolha do bico. A primeira regra é que os pais jamais devem cortar ou furar mais o bico para que saia mais líquido. Os fabricantes produzem os bicos com um furo de tamanho ideal, um furo maior pode causar engasgos sérios no seu bebê. O bico mais indicado para crianças de 0 a 6 meses é o número 1.

Já para crianças a partir dos seis meses a dica é escolher o bico número 2. Muitas marcas de mamadeiras de bebê oferecem um kit de bicos de três tamanhos de furos de acordo com o fluxo de cada tipo de líquido. O furo menor seria para água, o médio para leite e o maior para os líquidos mais grossos. Em relação ao material de que o bico é feito a dica é preferir o silicone ao látex, pois o último é mais poroso e pode causar o acúmulo de resíduos.

Mamadeiras Especiais Para Evitar Refluxo e Cólicas – Vale o Investimento?

Talvez você já tenha visto que tem algumas mamadeiras que são oferecidas para evitar cólicas e refluxo. Em geral o argumento dos fabricantes para justificar essa especialidade é que essas mamadeiras evitariam que o bebê sugue o ar, assim facilitaria a proteção contra cólica e refluxo.

Porém, é importante deixar claro que usar essas mamadeiras não irá necessariamente impedir que o seu bebê tenha cólica ou refluxo. Esses problemas são causados por outros fatores além de sugar ar. As mamadeiras ajudam na questão de não ingerir ar, mas não adianta começar a usar esse tipo de mamadeira acreditando que a criança nunca mais terá nenhum dos dois incômodos.

A Higienização da Mamadeira

Algumas mães acreditam que depois que o bebê chega a uma determinada idade não precisa mais ter a higienização da sua mamadeira feita. Os especialistas alertam que a esterilização da mamadeira com água quente deve ser feita todas as vezes que a mesma for usada.

Precisamos lembrar que o leite é um meio de cultura bastante rico para bactérias e dessa forma pode ficar contaminado com facilidade. O rigor deve ser mantido na higienização da mamadeira da criança desde que ela é recém-nascida até ficar mais velha. O bico deve ser fervido por 5 minutos, a mamadeira deve ser colocada na água fervente também por 5 minutos.

Todas as vezes que o bebê fizer uso da mamadeira é interessante repetir os procedimentos de higiene. Tenha alguns utensílios domésticos para uso exclusivo para higienização da mamadeira assim você evita que as bactérias se proliferem. É essencial ainda trocar os bicos da mamadeira a cada três meses.

Imagem de Amostra do You Tube

Uso da Mamadeira – Até Que Idade?

O melhor é sempre que o uso da mamadeira se dê pelo menor tempo possível. Depois que a criança completa um ano já pode ser interessante começar o trabalho de tirá-la da mamadeira. Hoje em dia encontramos boas opções de copos de transição para que os bebês deixem o bico da mamadeira.

Esses copos em geral tem um tipo de bico diferente e uma alça para que a criança se sinta mais segura para manuseá-lo e beber nele. Os médicos alertam que dois anos e meio é o tempo limite para que o pequeno use a mamadeira. Lembre-se que em torno dos 5 anos de idade os dentes de leite começarão a ser substituídos por dentes definitivos. Dessa forma é interessante que nesse momento a criança já não esteja mamando na mamadeira para não interferir nesse processo.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>