Enade 2009

Como surgiu

ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade para as escolas diferente do ENEM foi instituído em 2004, quando foi sancionada a lei nº 10.861, de abril de 2004 que criou o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para testar o poder da educação. Logo depois o governo através do Ministério da Educação e Cultura – MEC, elaborou o regulamento do Sinaes e em julho de 2004, através da Portaria nº 107, foi regulamentado o ENAE, que passa então a substitui o antigo provão até aquela data existente, como forma de avaliar o ensino superior.

Prova

Prova

SINAES e ENADE

Não esqueça que o sistema Nacional de Educação Superior – Sinaes possui três objetivos básicos, a avaliação das instituições de ensino superior, a avaliação dos cursos e também a avaliação do desempenho dos acadêmicos desses cursos. Estes são considerados o três eixos do Sinaes que através dos seus instrumentos, como a prova do Enade, se propõe a avaliar outros aspectos além do desempenho dos alunos, como a responsabilidade social, a gestão da instituição, as instalações, o corpo docente da faculdade, as instalações, a extensão, a pesquisa, o ensino e outros aspectos considerados de relevância para a avaliação final. A princípio, com o resultado das avaliações o Sinaes tem condições de realizar um panorama detalhado da qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil e seus instrumentos são a prova do Enade, o resultado do questionário respondido pelos alunos a respeito da prova, o resultado do questionário sócio-economico e o questionário respondido pelo coordenador do curso ou habilitação.

Enade 2009

Enade 2009

Provas do Enade

As provas do Enade tem o objetivo de avaliar o rendimento dos acadêmicos que estão ingressando na faculdade, ainda cursando o primeiro ano e dos acadêmicos que estão no último ano, e desta forma auferir os conhecimento e competências adquiridos ao longo do curso, o nível de conhecimento e atualização acerca da realidade do Brasil e do mundo, e o seu rendimento na prova. O enade é realizado por amostragem, as instituições de ensino cadastram todos os seus alunos e o MEC faz a seleção daqueles que devem obrigatoriamente prestar o exame. As notas de cada aluno não são divulgadas, apenas o resultado global final.

Resultados

Resultados

Apenas os alunos receberão indivdualmente suas notas. Neste ano cerca de 570 mil estudantes prestaram as provas do Enade, nas áreas exatas, com 23 áreas de conhecimento testadas. Em 2009 foram avaliadas as áreas de Arquivologia, Administração, Biblioteconomia, Comunicação social, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Design, Estatística, Psicologia, Relações Internacionais, Música, Secretariado Executivo, Turismo e Teatro e também os cursos de nível superior de tecnologia em Gastronomia, Design de Moda, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Turismo, Processos Gerenciais e Marketing.

Os resultados finais do Enade servem de parâmetro para as medidas efetivas a serem adotadas pelo MEC em beneficio a educação das crianças e pelas instituições para melhorar a qualidade do ensino superior no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.