Povos Nativos Norte-Americanos

Muito antes da colonização da América do norte pelos europeus, grandes civilizações já floresciam. Milhões de indígenas divididos em tribos e grupos diversos pelas terras que hoje compõe Estados Unidos da América, Alasca e Havaí.

Povos Nativos Norte-Americanos

Povos Nativos Norte-Americanos

Muito antes da colonização da América do norte pelos europeus, grandes civilizações já floresciam. Milhões de indígenas divididos em tribos e grupos diversos pelas terras que hoje compõe Estados Unidos da América, Alasca e Havaí.

Sofreram uma imensa perda de território durante a colonização e enfrentaram de guerras a doenças européias para as quais não tinham defesas. Eram guerreiros hábeis que rapidamente incorporavam novidades tanto ao seu estilo de vida quanto às suas táticas de batalha, como cavalos e armas de fogo. Embora tenham resistido longamente, muitos dos povos foram quase exterminados e outros movidos para reservas.

Tribos famosas

Fotos

Fotos

Moicanos

Imortalizados no clássico da literatura “O último dos moicanos” de James Fenimore Cooper (embora o autor confundisse a tribo em certos momentos com a Mohegan), os Moicanos ou Muhhekunneuw (povo do rio, como se intitulavam) habitavam o vale do rio Hudson, mas tiveram de migrar várias vezes devido aos seus conflitos com os colonos ingleses e a tribo Mohawk.

Sioux

Grande grupo étnico e lingüístico de índios que compreende os Lakota e os Dakota do oeste e do leste. O famoso líder Touro Sentado foi um Sioux e o massacre de Wounded Knee que deu origem ao livro “Enterrem meu coração na curva do rio” também envolveu este povo.

Comanche

Tribo nômade guerreira que teve conflitos tanto com os colonos quanto com quase todas as demais tribos, tinham cultura e arte bastante desenvolvidos. Tiveram conflitos com o estado do Texas e grandes baixas com a varíola e cólera até ser movidos para reservas.

Apache

Grupo que abrange uma grande variedade de povos com características lingüísticas em comum, foram grandes guerreiros e estrategistas, resistindo a incursões americanas e mexicanas por muito tempo. Foram liderados em sua resistência pelo famoso Gerônimo.

Navajo

Os Navajo ou Diné, são uma das maiores tribos de índios norte americanos, contando com mais de duzentos mil descendentes. Alguns navajo (assim como os comanche) participaram da segunda guerra mundial para transmissão de mensagens em código, usando sua língua nativa, representados no filme “Códigos de guerra”.

Os nativo-americanos nos EUA hoje

Sobre

Sobre

Hoje em dia as terras destinadas aos nativos americanos divididas em administrações de acordo com as várias tribos ainda sofrem com diversos problemas, de pobreza a problemas de saúde entre seus habitantes. O racismo embora tenha sido atenuado ainda é enfrentado por diversos descendentes de índios americanos.

Só recentemente as leis tem se adaptado para dar a eles uma melhor qualidade de vida e ainda assim há retrocessos legais vez ou outra, em particular quanto a área de suas reservas.

Muitos continuam na militância por melhores condições de vida, como por exemplo os membros do AIM – American Indian Movement (Movimento dos Índios Americanos) que ativamente toma ações de diversas naturezas em prol desta causa, inclusive na tentativa de independência de suas terras em relação aos EUA

Um comentário

  1. Eu não acho o que eu quero alguém me ajuda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>