O Poder do Vinagre para Limpeza Doméstica

O vinagre é um produto barato e que está presente na maioria dos lares brasileiros. Geralmente é utilizado para temperar saladas ou outros usos culinários. O que pouca gente sabe é que o vinagre pode ser utilizado também para limpar objetos e superfícies domésticas, pois tem em sua composição bastate ácido acético.

Vinagre

O ácido acético está presente em grande parte dos produtos dedicados à limpeza doméstica e possui propriedades desengordurantes e desinfetantes. Além disso, elimina cheiros desagradáveis e ajuda a dar um brilho extra em utensílios de metal e vidro. No entanto, nem todos os vinagres são indicados para este fim: o melhor é o branco, que não possui corantes ou aromatizantes que alterem sua composição química original. Entre as formas de uso do vinagre, estão:

Limpar Rabiscos de Canetas e Canetinhas da Parede

O vinagre pode ser misturado à água morna para limpar paredes ou locais rabiscados à caneta. O vinagre pode ser aplicado puro, com a ajuda de um pano macio.

Eliminar Cheiro de Mofo ou Umidade

É só colocar o vinagre em um recipiente e deixar no ambiente que está cheirando mofo. O vinagre vai absorver o cheiro ruim, diminuindo bastante o incômodo. Essa dica funciona muito bem com armários e gavetas.

Recipiente

No entanto, em estofados ou tapeçarias é mais difícil eliminar o cheiro, e o recomendável é levar o objeto em lugares especializados.

Desengordurar Objetos

Para deixar utensílios de cozinha sem vestígios de gordura, misture um pouco de vinagre e água em uma bacia e coloque os objtos desejados dentro da solução.

Lavar

Depois de uma hora, é só tirar os objetos e lavar novamente: como o vinagre possui propriedades desengordurantes, dá uma força extra na hora de lavar a louça.
Se o objeto for de vidro, os resultados são ainda mais vísiveis.

Retirar Sujeira Acumulada em Ralos ou Pias

Ralos e pias costumam acumular bastante sujeira, que acaba endurecendo e virando uma crosta difícil de ser removida. Para acabar com o problema, é só utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre diretamente sobre a sujeira. Depois de alguns minutos, é necessário lavar o local com água quente para terminar de remover a sujeira.

Tirar Manchas de Roupas

Manchas de molho ou resíduos gordurosos na roupa podem ser eliminados com uma mistura de água morna e vinagre, borrifados diretamente sobre a mancha. Depois é só lavar a roupa, a mão ou na máquina. A sujeira será removida mais facilmente.

Tirar a Sujeira de Rejuntes

O espaço que fica entre os azulejos costuma ficar encardido, com sujeiras difíceis de retirar. Para resolver o problema, o vinagre pode ser utilizado com o auxílio de uma escova de dentes ou esfregão.

Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>