Maquete Sobre Desmatamento: Use a Criatividade e Materiais Certos

O dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Surgido em 1972 na cidade de Estocolmo na Suécia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a data passou a ser comemorada no Brasil desde o dia 27 de maio de 1981. Isso porque entrou em vigou o decreto 86.028/81, que dispôs a comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente em todo o território nacional.

Maquete

Maquete

Com o passar dos anos, a preocupação ambiental em todo o mundo só aumentou, devido às inúmeras catástrofes naturais decorrentes de anos de degradação ambiental produzidas pelo homem.

Para mudar este triste quadro, inúmeras organizações sociais, órgãos públicos, privados em todo o mundo investem em campanhas educativas em diversos setores da sociedade, em especial em escolas de ensino fundamental e médio.

Visando preparar um ambiente ecologicamente equilibrado, muitas escolas brasileiras passaram a contar com a matéria de ecologia em sua grade curricular, além de realizarem trabalhos práticos entre seus alunos, como a elaboração de uma maquete sobre desmatamento, por exemplo.

Maquete Desmatamento

Maquete Desmatamento

Sendo uma das principais causas da erosão do solo, maior responsável pelos desmoronamentos ou deslizamentos de terra, o desmatamento costuma ser muito estudado tanto nas matérias de geografia ou ecologia entre estudantes do 1º grau.

Em feiras de ciências ou para trabalhos escolares, é muito comum que os professores de diversas instituições de ensino peçam para que os alunos confeccionem, em grupo ou individualmente, uma maquete sobre desmatamento.

Quem já fez ou pretende fazer uma maquete sobre o assunto, considera de que se trata de um trabalho bastante elaborado. O ideal é elaborar duas maquetes, sendo uma delas retratando todas as florestas, montanhas, lagos, rios e outros, e outra que demonstrasse o local depois do desmatamento, ilustrando a região devastada.

Para fazer uma visão geral por cima, o estudante deve usar tintas de tons em azul claro à base de água para ilustrar as águas, aplicando com um pincel grosso. Já para retratar as matas e florestas, escolha também uma tinta à base de água na cor verde.

Para obter o efeito do desmatamento na área desejada da maquete, o estudante deve usar pincel preto e uma tinta marrom para dar ênfase aos galhos queimados e o solo seco das áreas degradadas.

Desmatamento

Desmatamento

Anote a lista de materiais necessários para confeccionar uma maquete sobre desmatamento para trabalhos escolares:

- Uma tábua de isopor grosso e grande, que tenha pelo menos dois dedos de espessura;

- Massa de modelar ou argila para elaborar as montanhas;

- Espumas usadas em preenchimento de vasos de flores para confeccionar as plantas;

- Pedras para aquários para representarem as pedras naturais;

- Restos de carvão mineral ou vegetal, para ilustrarem as queimadas;

- Bonecos em miniatura pintados em esmalte;

- Para fazer o fogo, o estudante deve pedir a ajuda de um professor de química ou física, ou apelar para papel celofane vermelho, ou com espelhos, ou algo que reflita a luz;

- Se quiser incrementar ainda mais a sua maquete, pode apostar em pequenas plantas artificiais, disponíveis em lojas de aquarismo.

- Na hora de colar os materiais, prefira usar uma cola específica para isopor, para que as peças grudem bem e não se soltem durante a apresentação.

Na internet é possível obter diversos modelos de maquetes para se inspirar. Com criatividade e materiais certos, com certeza sua maquete fará muito sucesso.

6 comentários

  1. estou pesquisando varios sites para ter mais ou menos como ira ficar meu trabalho

  2. vei nao existe e so postar qualquer porcaria como email ex alinbostinha@.combby.bcomr

  3. bbbbooooooossssssstttaaaaaaaaaaa mmmeeeeeeerrrrddddaaaa

  4. aline bostana q nome de idiota eu acho q a mae dela pisou na bbooossstttaaaa e colocol o nome bostana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>