Família Santos – Árvore Genealógica

Santos é um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, contudo, sua origem é europeia, como grande parte dos nomes das famílias que ajudam a formar o nosso país. A principal causa para essa grande disseminação de sobrenomes europeus é a colonização realizada massivamente por portugueses e em menor grau por italianos, franceses, espanhóis e outros povos do velho continente. A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre a história da árvore genealógica das pessoas de sobrenome Santos. Ficou curioso? Então continue lendo e saiba mais!

Origem do Sobrenome Santos

Esse sobrenome teve origem na Itália e na França tendo se popularizado no Brasil quando imigrantes transformaram a nossa nação em seu novo lar. Com o nascimento de filhos e formação de famílias em território nacional os indivíduos com sobrenome de Santos se tornaram numerosos.

Na Itália Santos se escreve ‘Santi’ e esse sobrenome pertencia a indivíduos ligados a nobreza do país. Já na França esse sobrenome tem origem católica e era concedido para os indivíduos que nasciam no dia 1° de novembro que é o dia de todos os santos. Há também uma possível origem na região de Sierra de Los Santos, na Andaluzia, Espanha. Independente do local geográfico esse sobrenome sempre teve ligação com a nobreza.

Variações do Sobrenome Santos

A variação mais comum desse sobrenome no Brasil é a ‘Dos Santos’, essa pequena alteração tem sentido. De acordo com registros históricos a inclusão ‘Dos’ acontecia nos casos de mulheres que se chamavam Santos de nascença e se casavam com homens de mesmo sobrenome. Para evitar que ficasse ‘Santos e Santos’ o sobrenome era adicionada essa partícula. Agora você já sabe por que algumas família são Santos e outras Dos Santos.

No exterior é possível encontrar ainda mais variações desse sobrenome como Santo, Santeiro, Sante, Santoro entre outros. Embora menos comum é possível encontrar indivíduos com um desses sobrenomes no Brasil, geralmente são famílias cuja imigração foi mais recente. Um sobrenome carregado de história e que se destaca por sua origem religiosa e nobre.

Brasões das Famílias Santos

Como foi dito ao longo do artigo o sobrenome Santos pode ter origem em diferentes países de maneira que em cada um deles apresenta um brasão com características próprias. Vale a pena fazer uma pesquisa a respeito do brasão Santos ligado ao país de origem da sua família. É muito rico conhecer a história da origem da sua família, quem foram os primeiros membros a chegar em território nacional, o que eles faziam e como se estabeleceram.

Curiosidades Sobre o Sobrenome Santos

– Padre e Pai João Pedro dos Santos

Santos é um sobrenome que tem sua origem fortemente ligada a religião católica e um dos destaques no âmbito sacerdotal é o do padre João Pedro dos Santos que ao falecer no ano de 1850 reconheceu que tinha 7 filhos.

– Sobrenome para novos-cristãos

Muitas famílias que judias que foram obrigadas a se converter ao catolicismo trocaram seu sobrenome para Santos.

Já deu para perceber que os Santos têm histórias interessantes e variadas, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.