Bandeira do Brasil

Imediatamente 4 dias após a Proclamação da República do Brasil, ou seja, aos 19 dias do mês de novembro do ano de 1889, foi instituída a nossa Bandeira do Brasil.

Como resultado final, esta bandeira que hoje conhecemos foi uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, sendo que neste contexto o escudo imperial português que havia em meio ao losango amarelo da bandeira tradicional foi substituído pelo círculo azul que contém estrelas brancas, em quantidade representativa aos estados do nosso país.

Normas

Para a confecção de uma Bandeira do Brasil há uma série de normas específicas a serem seguidas, referentes as suas proporções, dimensões e cores. O formato de nossa bandeira é retangular contendo ao meio um losango de cor amarela que fica sobre o retângulo de cor verde. Sobre este losango, bem ao centro, se aplica uma esfera de cor azul celeste que é atravessada por uma faixa branca onde se lê “Ordem e Progresso”, com letras verdes e maiúsculas. Esta faixa deve ser oblíqua e apresentar uma inclinação da esquerda para a direita.

Confecção

Sobre a esfera azul celeste são aplicadas 27 estrelas que representam de forma simbólica os 26 estados de nosso país e o seu Distrito Federal, Brasília. Elas representam também o céu estrelado que nos encobre com suas várias constelações, entre elas o Cruzeiro do Sul. Apenas uma estrela fica localizada na parte superior da esfera representando o estado do Pará.

Hasteamento

A Bandeira do Brasil pode ser hasteada pela manhã e deve ser recolhida à tarde, antes de anoitecer. Em caso de permanecer hasteada durante à noite é necessário que haja uma iluminação adequada, pois a mesma não pode permanecer hastedada no escuro.

Nos órgãos públicos o hasteamento da Bandeira Nacional é obrigatório em datas comemorativas oficiais e também em dias de luto nacional, alguns destes órgãos são: ministérios, escolas, repartições públicas e secretarias do governo.

Hasteamento

Em edifícios pertencentes ao governo o hasteamento é realizado diariamente. Sua exposição também ocorre em situações onde nosso país esta representado em meio a outros países, por exemplo, em encontros governamentais e congressos internacionais.

Outras informações

Aos 19 dias do mês de novembro se comemora em todo o território nacional o Dia da Bandeira, data em que acontecem comemorações cívicas devidamente acompanhadas pela execução do Hino à Bandeira. Embora pouco conhecidas por todos nós, há outras bandeiras oficiais brasileiras, são elas a bandeira vice-presidencial e a bandeira presidencial.

Comemorar

A Bandeira Nacional contém 4 cores que foram escolhidas por representar de maneira simbólica as famílias reais das quais descende o Dom Pedro I, que foi quem idealizou a Bandeira do Império. Ao longo do tempo estas cores ganharam novos significados atribuídos pela cultura popular, as matas estão representadas pelo verde, as riquezas do país pelo amarelo, o céu pelo azul e a paz pela cor branca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>