A Espécie Homo Sapiens

A partir de algumas descobertas feitas por antropólogos, de fósseis de seres humanos que habitaram a terra há mais de 300.000 anos os estudos sobre o Homo sapiens ganhou novo ânimo. Foram encontrados fósseis do que devem ter sido o Homo sapiens Rodesiano e o Homo sapiens de Steinheim. Devido a essas descobertas chegaram à conclusão que as duas espécies tinham apenas 83% de volume do que tem o cérebro atualmente.

A Espécie Homo Sapiens

A Espécie Homo Sapiens

Por Que a Expressão Homo Sapiens

A expressão Homo sapiens (No século XVIII, Carl Linnaeus em um de seus trabalhos cunhou esse termo binomial: Homo sapiens) cujo significado é homem sábio  é derivada do latim. Essa expressão começou a ser usada  quando ficou confirmado que os Homo sapiens que viveram há  tanto tempo atrás tinham capacidade de realizar muitas coisas. Eles faziam suas vestimentas usando peles de animais, eram exímios caçadores, construíam seus abrigos (cabanas) e confeccionavam lanças e outras formas de armas que usavam para caçar.

http://www.youtube.com/watch?v=qo8gHAoACpc

Como se sabe o Homo Sapiens faz parte de uma evolução. E essa evolução contínua fez com que há mais ou menos 50.000  eles chegassem a esse comportamento do homem moderno. Existe outra teoria, embora não tenha aceitação plena que há aproximadamente 195.000 anos foi registrado na África, fósseis de Homo sapiens anatomicamente modernos. Embora, muitos antropólogos se recusam a aceitar essa teoria, os estudos continuam.

Por Que a Expressão Homo Sapiens

Por Que a Expressão Homo Sapiens

A Espécie Mais Estudada Do Homo Sapiens

Apesar da descoberta dos fósseis do Homo sapiens (Rodesiano e Steinheim) a espécie mais estudada do Homo sapiens é a que foi encontrada na Alemanha. Essa espécie foi chamada de o Homem de Neanderthal. Dentre os antropólogos é ela que tem maior representatividade e segundo eles, essa espécie habitou o continente asiático e o continente europeu. Provavelmente sua existência foi entre 60.000 e 40.000 anos atrás. O estudo da  antropologia revelou, através dos estudos feitos em fósseis da espécie denominada Homem de Neanderthal, que eles possuíam extrema habilidade para fabricar instrumentos feitos de pedras que eles utilizavam para fazer furos em peles, na confecção de lanças de madeiras próprias para caçar grandes animais e também para produzir roupas. Descobriram também que ele eram bastante musculosos porém, possuíam baixa estatura.

Altamente Desenvolvida a Capacidade Mental

A conclusão dos antropólogos sobre os membros que faziam parte dessa espécie é que pelas habilidades que eles demonstravam, certamente possuíam outras tantas capacidades como: a resolução de problemas, o raciocínio abstrato, a introspecção e a linguagem e para usar todas essas capacidades e habilidades e necessário que o ser humano possua altamente desenvolvido o cérebro. Foi devido a um corpo ereto junto à extraordinária (para aquela época) capacidade de usar o cérebro que foi possível aos Homo sapiens poder manipular os objetos usando mãos e braços.

Esse fato foi fundamental para a sua sobrevivência, porque deu-lhes a possibilidade de criar e saber utilizar instrumentos e ferramentas com os quais puderam modificar todo o ambiente onde viviam e convém destacar que nenhuma outra espécie de ser vivo conseguiu essa modificação tanto quanto eles. As capacidades e habilidades que eles possuíam estão entre as características usadas para definir definir uma pessoa.

Subespécie Do Grupo Neanderthal

A descoberta do fóssil também ajudou para que outros indícios do Neanderthal fossem revelados, tais como: Foi descoberto que eles possuíam o cérebro de um tamanho praticamente igual ao nosso, tendo também a região do cérebro que corresponde à fala com desenvolvimento considerado bom.  A maioria dos antropólogos em seus estudos fez a classificação desse grupo como sendo na realidade uma subespécie de outro grupo. Do grupo do Homo sapiens que foi denominado de neanderthalensis.

Entretanto, mesmo com todas essas descobertas há ainda quem não aceita que essa espécie seja em relação ao homem moderno, seu ancestral direto e sim uma subespécie que foi extinta provavelmente devido à acontecimentos que envolveram competição há cerca de aproximadamente 40.000 anos com o Homo sapiens sapiens, homem atual que surgiu a partir do Homo erectus há cerca de 90.000 anos atrás.

Homo Sapiens Sapiens

À partir da descoberta da primeira espécie que poderia ter dado origem ao homem atual, a antropologia não parou mais de realizar as suas buscas, estudos e pesquisas. E para espécie veio logo a seguir uma subespécie. Assim, aconteceu também com o Homo sapiens sapiens. Depois desse registro os antropólogos continuaram com as investigações nos fósseis encontrados e chegaram às outras subespécies.

Contudo,  pelo que se sabe, o exemplar mais significativo até agora dentre todas as subespécies Homo sapiens sapiens foi o que chamou mais a atenção pela riqueza de detalhes nos objetos construídos por eles, foi o que ficou conhecido como Homo de Cro-Magnon. Essa espécie possuía estatura elevada, ao contrário do Homo de Neanderthal que eram de estatura baixa.

Homo De Cro-Magnom

Os antropólogos ficaram bastante surpresos ao encontrarem ferramentas desenvolvidas pelo homo de Cro-Magnom produzidas com riquezas de detalhes. As lanças, as facas, arco e flecha entre tantas outras coisas eram verdadeiras obras de arte. Todos os achados serviram para demonstrar o quanto era desenvolvido o cérebro dessa espécie. Em paredes de algumas cavernas e grutas ainda muito preservadas foram encontradas também, algumas pinturas de arte rupestre que faziam referência provavelmente a caça. A conclusão se deve às cenas encontradas nas pinturas.

Evolução Cultural

O homem de alguns mil anos atrás era caçador por uma questão de sobrevivência. No decorrer do tempo ele começou a plantar. Daí em diante a sua sobrevivência não dependia somente da caça. Até que ele acabou por trocar de vez a caça pela agricultura. Quando isso aconteceu, surgiu então o início das civilizações. Foi um marco na evolução da humanidade. Depois desse início, há aproximadamente doze mil anos essa transformação continuou de forma acelerada já conduzida pela evolução cultural, que ficou encarregada da promoção dessa mudança.

Era Dos Humanos   

Quando aconteceu a mudança da espécie humana de caçador para agricultor, a maioria dos seres humanos vivia agrupada. Isso há cerca de dez mil anos atrás. Esse tipo de comportamento nômade fazia com que cada grupo formado ficasse em determinado local somente por algum tempo. Mais tarde a necessidade de conseguir alimentos em grande quantidade, devido a grupos maiores e também pelo fato de já estarem se dedicando à agricultura fez com que começassem a surgir assentamentos permanentes. Nesses assentamentos os humanos plantavam e criavam animais domésticos. Essa época é muito importante para o começo da civilização do homem. Daí veio o nome Era dos humanos, pelo qual é conhecida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.