Invictus

Invictus é um filme de longa-metragem do diretor Clint Eastwood que esta fazendo muito sucesso de público e de critica, tendo recebido duas indicações ao Oscar 2010, através de Morgan Freeman como melhor ator e Matt Damon como melhor ator coadjuvante. Invictus é um longa metragem que conta um pouco da história do África, do Apartheid e do grande líder Nelson Mandela, uma história real que fala por si só, e apresentada na grande tela por profissionais tão talentosos quanto sensíveis só poderia ter um resultado excepcional como a emoção que sentimos ao assistir Invictus.

Invictus

A História

A trama do filme é contextualizada no início dos anos 90, na África do Sul, quando Nelson Mandela é libertado depois de permanecer na prisão por 3 décadas. Já a primeira cena que vemos do filme nos apresenta uma rápida visão do que foi a época que antecedeu o Apartheid, a câmera nos mostra a divisão social entre os brancos e os negros. Enquanto os branco jogam rugby numa quadra de grama verde os negros jogam futebol num terreno baldio. A partir daí os fatos tem uma progressão rápida, mas bastante clara e que emociona os expectadores. Os discursos de Mandela estão impecáveis e comoventes na voz de Morgan Freeman, que 4 anos após sair da cadeia chega a presidência daquele país decidido a por fim a separação racial, quebrando os paradigmas existentes de tal forma que possibilite que todos, brancos e negros, convivam em paz, ocupando os mesmos espaços. Sua primeira atitude nesse sentido é organizar sua equipe de segurança, que será integrada por brancos e negros. Mandela percebe que o rugby é um jogo apreciado por toda a população mas que divide as torcidas entre negros e brancos, assim decide pedir ajuda do técnico François Pienaar para a Copa do Mundo, acreditando na união de seu povo através do esporte. É um filme emocionante, e os espectadores com certeza saem do cinema se sentindo tão vitoriosos quanto aquele time. A critica do cinema tem malhado um pouco o diretor porque deixou de lado outros aspectos importantes que também envolveram o Apartheid, mas Invictus aborda o esporte como um elemento importante capaz de unir as forças de um povo dividido, através de seu amor pela nação. Invictus apresenta todos os problemas raciais do Apartheid dentro do microcosmos do esporte, o preconceito aparece em diferentes formas desde a formação da equipe de sua equipe de segurança, até a cena em que um menino não aceita a camiseta da seleção mas depois vibra com a sua vitória.

Desigualdade

Ficha Técnica

Invictus é um longa metragem com 2 horas e 14 minutos, apresentando um drama muito emocionante muito bem dirigido por Clint Eastwood, tendo no elenco Morgan Freemann interpretando o célebre presidente africano Nelson Mandela, Matt Damon o técnico da seleção, além de Scott Eastwood, Bonnie Henna, Grant Roberts e Langley Kirkwood.

Time

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.