Como Cortar Garrafa de Vidro Quadrada?

Como Cortar Garrafa de Vidro Quadrada?

As garrafas de vidro, depois de cortadas, podem se transformar em lindas peças decorativas. Os modelos que vêm cheios de alguma bebida, como champanhe, por exemplo, são os mais bonitos. Essas garrafas geralmente têm um design, e também cor diferentes. A partir dessas garrafas, podemos criar várias peças, como copos, vasos, garrafas suspensas com plantas, luminárias, porta escovas de dentes, e muito mais.

No entanto, em determinadas situações, é preciso cortar a garrafa. Porém, isso precisa ser feito com todo o cuidado possível. Para te ajudar, daremos algumas dicas para você cortar uma garrafa de vidro quadrada da melhor forma.

Em nosso exemplo, mostraremos como cortar uma garrafa de vidro usando um barbante. É preciso apenas tomar um pouco de cuidado. Vamos aos materiais necessários:

  • 1 garrafa de vidro;
  • Álcool;
  • Um recipiente com água, 1 colher de sal (que faz a água ficar ainda mais gelada e gelo. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir a garrafa de vidro por completo;
  • Fósforo;
  • Luva;
  • Pano limpo e seco para limpeza;
  • Barbante, lembrando que quanto mais grosso for, melhor,
  • Lixa.

Modo de fazer:

Para começar, separe todos os materiais que precisará. Pegue o barbante e meça de forma que ele consiga circular toda a garrafa com sobra e com nós. Após medir o barbante na garrafa, retire-o e umedeça-o no álcool. Amarre esse barbante na garrafa exatamente onde deseja cortar. Com a garrafa na posição horizontal, coloque fogo no barbante e vá girando a garrafa até que o fogo se apague. Logo que o fogo apagar, pegue a garrafa e mergulhe-a rapidamente e por inteiro no gelo. Quando o vidro se quebrar por completo, você já pode retirar as suas partes da garrafa.

Se engana quem pensa que acaba por aí. Ainda resta fazer o acabamento. Para isso, lixe bem as bordas que foram cortadas. Assim, não correrá o risco de se machucar. Deixe-as bem lisinhas. Outra coisa importante é sempre usar luvas na hora de lixar, pois pode acontecer de espirrar pó de vidro nas suas mãos e te machucar. Se o corte ficar mais irregular e você tiver que lixar muito, use lixa grossa, de números 60 ou 80. Se tiver que lixar bastante, a lixa de ferro é a ideal. No entanto, se for preciso fazer apenas um retoque, pode usar a lixa de madeira mesmo.

E esse procedimento pode ser feito para cortar tanto garrafas de vidro quadradas, quanto garrafas redondas.

Há algumas garrafas que apresentam mais resistência, e fica difícil conseguir quebrá-las. As garrafas de azeite, de espumante e de vinho são mais fáceis de quebrar.

Vasos em Garrafas de Vidro

Veja abaixo um passo a passo de como fazer vasinhos de garrafa que não precisam ser regados.

Materiais:

  • Quadrado de tela de trama estreita
  • 1 pedaço de barbante
  • 1 garrafa cortada ao meio

Modo de fazer:

Pegue um tamanho do quadrado de tela de trama estreia que dê para tampar o gargalo, ou a boca da garrafa. Atenção! A tela ficará dentro da metade da garrafa que tem o bico, e servirá para que a terra não saia. Faça um furo no centro do quadrado de tela. Pegue o barbante e corte em 2 partes. Faça um nó e faça com que ele uma parte dele saia por debaixo do gargalo. Molhe o barbante antes de encher o vasinho com terra. Plante as ervas da sua preferência. Em seguida, coloque água na parte de baixo da garrafa até chegar ao meio do bico. A ponta do barbante deve ficar sempre em contato com a água, para que fazer com que a terra fique sempre úmida.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.