Dieta Para Mesomorfo Emagrecer

Você já deve ter ouvido falar em biotipo físico certo? A ideia de que cada corpo funciona de uma forma, alguns tendo tendência a emagrecer outros a engordar.  Essa ideia surgiu com o Dr. Willian H. Sheldon, um fisiologista, em mil novecentos e quarenta, depois para reafirmar a sua ideia ele lançou um livro, intitulado “Atlas of men” no ano de mil novecentos e cinquenta e quatro, onde classificou o corpo dos seres humanos em três grupos, de acordo com suas características físicas, ele chamou esses biotipos de endomorfo, ectomorfo e mesomorfo. Esses biotipos nada mais são do que características geneticamente herdadas. Na maioria das vezes o nosso corpo apresenta características de dois biotipos, e um desses irá prevalecer sobre o outro. Abaixo vamos conferir um pouco mais das características de cada um dos biotipos, além de mostrar uma dieta e rotina de exercícios para emagrecer para um desses biotipos, o mesomorfo.

Endomorfo

As pessoas que possuem o biotipo endomorfo possuem uma predisposição a acumular gordura corporal, geralmente essas pessoas apresentam ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos arredondados, os braços e pernas de quem detém esse biotipo costumam ser mais curtos, o que da mais impressão ainda de um corpo “maior”. Esse é o tipo de pessoa que tem facilidade para ganhar massa muscular, porem esse ganho vem acompanhado de gordura, o que faz com que esse seja um dos tipo mais temidos e difíceis de emagrecer, mas não é impossível. Mas não quer dizer que toda pessoa gordinha possua esse biotipo, o endomorfo está sim mais presente naquelas pessoas encorpadas, mas também pode ser alguém com o peso na média. Se a intenção é mudar o peso, o endomorfo deve consumir menos calorias que os outros biotipos e mais proteínas que o normal, a proteína vai ajudar na queima de gordura. O essencial para o endomorfo na questão de perca de peso é seguir uma rígida dieta, para isso é preciso consultar um profissional para que ele saiba quantas calorias consumir por dia, uma dica é se alimentar de maneira fraccionada, nunca deixar de se alimentar por longos períodos, e a pratica de exercícios deve ser constante.

Ectomorfo

O biotipo ectomorfo é aquele desejado, a maioria das modelos que vemos nas passarelas possuem esse biotipo. As pessoas desse biotipo são naturalmente magras, possuem tanto pouca gordura corporal como massa muscular. Essas pessoas possuem uma estrutura mais óssea estreita, seus ombros são curtos, a caixa torácica é estreita e a cintura fina, normalmente seus membros são longos, e as pessoas desse biotipo são mais altas. A dificuldade desse biotipo é contrária ao endomorfo, é mais difícil ganhar peso e massa muscular. Se esse biotipo quer ganhar massa muscular terá que se esforçar mais, comer regradamente e várias vezes.

Agora vamos falar sobre o biotipo que é a principal intenção desse artigo, o mesomorfo.

Mesomorfo

Esse biotipo pode ser considerado o mais sortudo e abençoado pela natureza, pessoas com esse biotipo conseguem emagrecer e ganhar massa muscular mais facilmente, esse é o biotipo das pessoas que possuem corpos atléticos e fortes, e que também conseguem manter a forma física magra, porém os mesomorfos também podem ficar acima do peso. Essas pessoas geralmente possuem boa postura, ombros largos e no caso das mulheres cinturas bem definidas. Pode-se dizer que o mesomorfo é um tipo intermediário, comparado ao ectomorfo e ao endomorfo, se um é muito propenso a magreza, e o outro pra estar acima do peso, o mesomorfo se sobraçai a porque consegue chegar na forma de corpo que possui.

Se você possui o corpo mesomorfo e está acima do peso, e quer emagrecer não se preocupe, pois o seu tipo corporal é um dos mais fáceis tanto de perder gordura como de ganhar massa muscular, basta seguir uma dieta e exercícios passados pelo especialista na área.

A dieta recomendada para o mesomorfo é uma dieta mista, que consiste em equilibrar carboidratos, proteínas e gorduras. Claro que o necessário é consultar um especialista, porem algo recomendado é uma divisão dos macronutrientes sendo quarenta por cento carboidratos, trinta por cento de proteínas e trinta por cento de gorduras. Abaixo vamos indicar quais os alimentos que o mesomorfo deve concentrar a sua alimentação:

Vegetais sem amido: são eles – Amaranto ou espinafre chinês, alcachofra, couve de Bruxelas, brócolis, corações de alcachofra, espargos, milho, brotos de bambu, brócolis, cenouras, feijão, broto de feijão, beterraba, repolho, couve-flor, aipo, pepino, berinjela, couve, mostarda, nabo, alho-porró, cogumelos, quiabo, cebolas, vagem, pimenta, rabanete, salada verde (chicória, escarola, escarola, alface, espinafre, rúcula, radicchio, agrião), ervilhas, acelga, tomate.

Proteínas magras: alguns exemplos – peito de peru, carne caprina (carneiro), peito de frango, atum, lombo de porco, carne moída de paleta, ovos, salmão grelhado, camarão, queijo cottage, feijão preto cozido, lentilha cozida, feijão carioca cozida, fraldinha magra, coxa de frango.

Frutas frescas: frutas no geral como maça, banana, abacaxi, morango, kiwi, laranja, mamão, abacate, amora, cereja, pêssego, caju, damasco, manga, jabuticaba, coco, caqui, figo, goiaba, melão, melancia, pera, pitaya. As frutas frescas servem como lanches da tarde, e café da manhã.

grãos integrais: aveia, arroz integral, cevada, centeio, milho, gérmen de trigo, farelo de cereais. São alguns grãos que podem ser usados para fazer pães, muffins, cookies, panquecas no lugar da farinha de trigo.

produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura: queijos magros, iogurtes naturais devem ser inclusos nas dietas do mesomorfo.

nozes e sementes: amêndoas, avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, nozes, pistaches, amendoim, amêndoas.

Com uma dieta que contenha esses alimentos, mais exercícios específicos para a perca de peso, o mesomorfo conseguirá emagrecer facilmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.