Como Fazer Um Planner Semanal Artesanal? Confira um Passo a Passo Detalhado

Se você é aquele tipo de pessoa que ama coisas de papelaria e de artesanato, provavelmente você vá gostar do passo a passo que teremos hoje por aqui. Ele é a combinação perfeita dessas duas áreas. Já ouviu falar em planners? Embora muitas pessoas confundam planners com agendas, na prática, são coisas distintas entre si. Um é para organização flexível das rotinas e demandas, já o outro, é para anotações de dias fixos e apenas em anos específicos. Os planners são planejadores, que podem ser: diários, semanais, mensais e até mesmo anuais. São ótimos auxiliadores para organizar suas tarefas, além de ser muito flexíveis para se adaptar aos mais diferentes tipos de rotinas. 

Planners semanais, além da praticidade, permitem que você visualize bem suas tarefas, seus compromissos e seus espaços livres na semana. Isso tudo permite que você estabeleça suas metas com maior segurança. São indicados para rotinas cheias, e que variam ao longo da semana, pois ele permite a visualização “macro” dela. Quer saber como fazer um planner artesanal para planejamentos semanais, que seja funcional e cheio de personalidade? Você vai aprender como fazê-lo do zero e como deixá-lo com aspecto profissional sem precisar comprar um pronto para customizar! Abaixo, citaremos os materiais que você vai precisar. Você pode encontrar boa parte deles em uma loja de materiais para papelaria.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 30 Folhas de Papel Sulfite A4 75g (cortaremos ao meio para fazer o tamanho A5, totalizando 60 folhas)
  • 3 folhas de Papel Fotográfico Adesivo Matte A4
  • Bopp 
  • Protetor Térmico Para Laminação
  • 1 Perfurador de Papel
  • Argolas para Fichário 
  • Capa de Papel paraná
  • Canetas Permanentes Coloridas
  • Régua 

Equipamentos necessários:

  • 1 Laminadora A4 

1° Passo: Personalizar e Organizar as Folhas do Planner 

Nesta primeira etapa, você vai personalizar as folhas do seu planner. Primeiramente, pegue as 30 folhas de sulfite que você separou e divida-as ao meio. Feito isso, agora você vai escolher como fará a personalização delas. É importante que você escolha um padrão de design para ser seguido em todas as folhas do seu planner. Escolha a cor, o padrão de letra e as divisões de seções que você irá fazer, bem como os demais elementos gráficos que desejar incluir. 

Ideia de ordem de montagem do seu planner para planejamentos semanais:

  • Dados Pessoais 
  • Calendário 
  • Anotações Livres
  • Páginas das Semanas
  • Realizações conquistadas

As páginas das semanas são a parte mais importante do seu planner semanal, porque são elas que vão definir o quão funcional será o seu planner, na prática. Por esse motivo, vamos apresentar duas ideias de como você pode organizar essas páginas no seu planner para deixá-lo mais prático para as suas organizações semanais. Mas você pode adaptar à sua rotina.

A primeira ideia é a seguinte: Na parte da frente de cada folha, você pode colocar no topo um campo quadrado com o título “Metas da Semana” e em seguida fazer a divisão dos dias da semana em quadrados. Essa divisão dos dias pode ser feita tanto de segunda a sexta, quanto incluindo os fins de semana, tudo depende da sua demanda semanal. No verso, você pode colocar um campo para metas alcançadas na semana e outro para pontos a melhorar.

 A segunda ideia é fazer a divisão da rotina de cada dia da semana por horários. Como fazer isso? Abaixo do campo de metas citado na ideia anterior, ao invés de separar os dias da semana por quadrados, você pode fazer uma linha vertical com cerca de 1,5 cm de distância da margem esquerda das folhas e colocar os horários dos seus dias nesse espaço. Feito isso, você pode fazer uma linha horizontal superior, onde vão ser colocados os dias da semana, e em seguida você separa os dias com linhas verticais.


2° Passo: Fazer a Capa e a Contracapa do seu planner

Se você é uma pessoa que gosta de desenhar e fazer escritas em letting, certamente este passo será o mais divertido para você. Primeiramente, pegue o papel fotográfico fosco e meça-o na capa de Papel Paraná A5. 

Atenção: não cole ainda o papel fotográfico na capa, porque você ainda precisará realizar a laminação. 

Ao medir o papel na capa de papel paraná, faça leves dobras no papel, apenas para marcar os limites da capa e saber o espaço exato que você terá para criar a sua arte nesse papel. Feito isso, chegou a hora de deixar a sua criatividade reinar. Pesquise os tipos de letra mais bonitos para a sua capa, pegue moldes de desenhos que você queira reproduzir nela, ou simplesmente deixe sua imaginação fluir. Faça o mesmo com a sua contracapa, respeitando o design da sua arte de capa.


Após concluir as suas artes de capa, para garantir a durabilidade e a resistência delas, é interessante você realizar a laminação em bopp. Então pegue o Bopp (plástico para laminação) que você separou e coloque-o sobre a sua arte. Com as mãos, retire todo o ar do plástico sobre a capa, coloque a arte com o plástico dentro do protetor térmico, e insira na laminadora. 

Feita a laminação, agora é só centralizar a  capa de papel paraná no papel da sua arte, retirar a película do adesivo e colar. Para um acabamento perfeito e um aspecto mais profissional, faça um recorte diagonal das pontas do papel fotográfico, de forma que ao colá-las no verso da capa, essas pontas possam se encontrar perfeitamente. 

Depois disso, pegue a última folha do papel fotográfico, recorte-a ao meio, e cole no verso da capa e da contracapa. Isso garante um acabamento com um aspecto mais profissional para o seu planner.

3° Passo: Perfure as Folhas e as Capas, e Encaderne seu Planner

Caso o perfurador que você for utilizar for o perfurador de 4 furos, não será necessário fazer um gabarito para a perfuração. Mas se caso você for utilizar o de 2 ou de 1 furo, você precisará medir a distância que deseja ter entre os seus furos, fazê-los em uma folha à parte que tenha o mesmo tamanho das folhas do seu planner e com ela, ter o seu gabarito de perfuração. 

Para perfurar, divida as suas folhas e perfure de 15 em 15. Após perfurar as folhas, perfure as capas separadamente, para não danificar o seu equipamento. Feito isso, agora é só encadernar. 

Após perfurar todo o seu planner, pegue as argolas e encaixe nos furos. Ao concluir este passo, seu planner finalmente estará pronto! Aproveite bastante e organize-se com o seu planner semanal artesanal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.