Gaiolas Para Roedores

Os roedores precisam de um “lar” especial, não é qualquer gaiola que serve para tê-los em casa em segurança. A seguir, vamos dar um exemplo de melhores gaiolas para roedores: esquilo (gerbil) ou hamster.

1- Esquilo

Se você pensa em ter pelo menos dois esquilos em casa, o ideal é que a medida mínima da gaiola seja de 50×40 centímetros e a altura tenha como mínimo, 30 centímetros. Sobre a gaiola é necessário tampar usando uma acomodação de plástico ou uma tela de arame. O material da gaiola, que na verdade é uma espécie de aquário pode ser tanto de plástico como de vidro.

É muito importante que a gaiola seja coberta, pois esse animal consegue saltar, caso contrário.

Quando você pretende ter mais de três esquilos, o tamanho mínimo deve ser 74×45 centímetros. Também dá para improvisar uma gaiola em um organizador de plástico de 78 litros, facilmente encontrado em lojas de objetos para o lar. Porém, neste caso, é necessário fazer furos altos e pequenos, tanto nas laterais quanto na tampa, pois, caso o contrário, eles começam a roer.

A terceira opção seria você mesmo construir uma gaiola para os esquilos, considerando as medidas mínimas que foram destacadas e com muito cuidado com o acabamento. Nada de deixar pregos ou grampos em lugares que o animal possa roer ou tentar fugir e se machucar.

Além da gaiola, também vale deixar a “casa dos roedores” mais animada e colorida. Para isso, em lojas especializadas dá para comprar tubos de plástico colorido. Mas, fique atento, o tipo de material e a forma faz com que fique com um cheiro ruim muito rapidamente.

Já as gaiolas de metal que são oferecidas neste tipo de loja, oferecem boa ventilação, mas os roedores vão “atacá-las” sem parar e isso fará com que eles percam os pêlos do focinho. Outro problema é quando as barras ficam enferrujadas, elas acabar manchando a pelagem dos bichinhos com o ferrugem.

Outro problema dessa gaiola é o fato de eles gostarem de cavar e jogar a sujeira fora e a jogarão no cômodo onde a gaiola for colocada.

Tipos de gaiolas que servem para esquilos:

  • Aquários de vidro com tampa de tela.
  • Espaços em plástico.
  • Terrários de plástico.
  • Organizadores de plástico.
  • Gaiolas de metal que o fundo seja de plástico.

2- Hamster

Esse outro roedor também precisa ter uma gaiola especial. Veja as dicas!

a- Gaiola

Uma gaiola de arame é a mais recomendada, pra começar, porque é bem fácil de limpar e é ventilada. Porém, as barras devem estar na vertical e a distância entre eles deve ser de 1,25 centímetros ou menos que isso, caso o contrário, o hamster consegue passar fácil entre elas.

Na hora de usar bandejas dentro da gaiola, as de plástico são sempre as mais indicadas, pois é mais fácil na hora da limpeza. Além disso, o ideal é jogar serragem sobre ela para que o bichinho não tenha contato com o material, para ele é melhor. Coloque lascas de madeira e outro tipo de material que ele use para fazer ninhos.

É muito importante que a gaiola jamais esteja em um lugar exposta diretamente ao sol ou a fortes correntes de arr. Além disso, a limpeza é fundamental, deeve ser feita uma vez por semana.

b- Terrário de plástico ou de vidro

Também são fáceis de limpar e devem ser forrados com serragem. Na hora de fixar o bebedouro, aquele do tipo mamadeira, você não encontrará nenhum problema. Esse é o tipo de gaiola para roedores que costuma ser mais barato do que as demais. Bom para transportar e para ter em lugares onde faz muito frio.

Se não tiver uma boa ventilação é bom fazer um furos no plástico para passar um pouco de ar. Use uma arame quente para fazê-los.

c- Acomodações caseiras

É o tipo de acomodação para o roedor de quem não está querendo gastar muito. Você só não pode escolher caixa de papelão ou um objeto de madeira, pois, em ambos os casos, o seu roedor irá destruir com grande facilidade.

Prefira algo em vidro ou plástico. Depois é só ter uma tampa que deixe passar ar e que o recipiente seja alto que não permita a fuga do seu hamster. Normalmente, acima de 20 centímetros é suficiente para mantê-lo preso. Considere ainda, como medida, 20 centímetros de largura e 30 de comprimento.

3- Porquinho da Índia

Esse roedor pode ficar em um cercadinho no chão ou também pode ter a sua gaiola. No primeiro caso, só uma ideia a se considerar se ferem vários anmais juntos. No caso do tamanho da gaiola, como mínimo, ela deve ter 80×80. Quanto maior, melhor para o porquinho da índia. Vale ressaltar que eles fazem muita sujeira e é necessário limpar com frequência a gaiola ou cercadinho.

O ideal é usar jornal para revestir a gaiola e isso diminui o trabalho na hora de limpar, bastando trocá-la. Feno e serragem também são opções, mas deve-se evitar madeira ou qualquer tipo de material que absorva a sujeira tornando mais difícil a limpeza. O acúmulo de sujeira faz com que a gaiola fique com um cheiro muito desagradável.

Outro problema da madeira é que ela pode abrigar parasitas e fica mais difícil exterminá-los. Sendo roedores, os porquinhos também tendem, aos poucos, ir destruido a madeira.

Eles são animais considerados tímidos e buscam lugares que se sintam protegidos, como um esconderijo. Por isso, pode ter umas pequenas casinhas, com uma porta pequena, para que eles entrem facilmente e se sintam seguros dentro. Esse lugar pode ser feito em acrílico opaco, também por ser fácil de limpar e leve.

Além desse material, você pode usar qualquer outro tipo de plástico. Até mesmo uma caixa de sapato virada para baixo e com uma abertura como porta serve para ser o lar do porquinho. No caso da caixa é bom trocá-la de vez em quando, pois não tem como limpá-la bem.

O porquinho da índia não pode ficar em aquários, como aqueles usados para abrigar os hamsters. Para eles, esse ambiente não oferece ventilação suficiente.

Dentre os animais domésticos mais procurados estão os roedores, que por serem de pequeno porte, podem viver em qualquer parte, inclusive em apartamentos e também não requerem muita prática nem habilidade no trato com eles.

A maioria dos roedores como hamster, coelhos, mini-coelhos e chinchilas são cuidados em gaiolas, para que tenham o mínimo de espaço e possam crescer e viver com tranquilidade.

Algumas gaiolas são especiais e próprias para hamsters e vêm com rodinhas ou até um playground inteiro, para que eles possam brincar e se exercitar, a fim de liberarem a energia que deveriam gastar na natureza.

Outras gaiolas são duplex e até contém espaço para água, onde os animais podem se refrescar em dias mais quentes.

Geralmente as gaiolas são feitas de metal e algumas são bem coloridas e fazem a alegria da criançada, pois podem ficar de olho em seu animalzinho por todos os ângulos.

Gaiolas Para Roedores

Gaiolas Para Roedores

As gaiolas podem ser encontradas em casas especializadas e pet shop e seu preço varia de acordo com o design.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roedores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário