As estátuas costumam ser bonitas e darem um charme mais nas ruas das cidades e nos museus. No entanto, quando elas fogem um pouco do que estamos acostumados a ver, e apresentam figuras bizarras, acabam se tornando uma atração à parte.
No post de hoje, selecionamos algumas estátuas sem vergonha e bizarras espalhadas pelo mundo. Confira!
1 – Manneken Pis, Bélgica: essa estátua se tornou um verdadeiro símbolo da capital do país. É a principal atração turística da cidade de Bruxelas. É uma fonte feita de bronze, que retrata uma criança fazendo xixi, e tem uma altura de pouco mais de meio metro. Ela se localiza no centro histórico de Bruxelas, do lado da praça principal. É uma parada obrigatória para todos os turistas.
2 – Homens fazendo xixi, Praga: já é de conhecimento da população do país que o artista tcheco chamado David Cerny, gosta de causar polêmica com as suas obras. Em um dos seus trabalhos mais famosos, ele retratou dois homens fazendo xixi sobre um mapa da República Tcheca. A estátua é feita de bronze. Os turistas que quiserem, podem enviar uma mensagem para um número que se encontra no local para solicitar que o jato de água seja interrompido.
3 – Neném Chorando, Oslo, Noruega: o parque das esculturas de Vigeland se localiza bem no centro de Oslo, e abriga mais de 200 obras feitas de bronze e de granito. Em uma das obras mais conhecidas, há um enorme bebê nu chorando com uma carinha de poucos amigos.
4 – Policial sendo pego, Bruxelas, Bélgica: essa estátua retrata um policial que tem a sua perna puxada por um ladrão de dentro do esgoto. Essa obra foi criada em 1985, por Tom Frantzen, como uma forma de homenagear Hergé, responsável por criar o personagem Tintin.
5 – Torneira gigante, Wintertur, Suíça: bem no centro tecnológico e de inovação da cidade suíça, o Tecnopark, encontra-se uma estátua bem curiosa, que atrai a atenção dos turistas. Trata-se de uma torneira gigante que parece estar flutuando, como num passe de mágica. O que segura a torneira é uma coluna transparente, que fica escondida bem no fluxo da água, segurando no ar a torneira.
6 – Arma com o cano dobrado, Nova York, Estados Unidos: uma das principais metas da ONU (Organização das Nações Unidas) é acabar com a violência do mundo. Como forma de representar a paz, um artista sueco chamado Carl Fredrik Reutersward, criou uma espécie de estátua esquerdista, contendo uma mensagem muito bonita, que diz: “uma arma com o cano dobrado, sinal de esperança do fim da violência.” Essa obra se encontra na sede da ONU, em Nova York.
7 – Dedão de Lá Défense, Paris, França: bem no centro do bairro de Lá Défense, conhecido como o centro financeiro do país, encontra-se a estátua Dedão, com 12 m de altura, e pesando 12 toneladas, ela foi criada no ano de 1965. A instalação no bairro se deu em 1994.
8 – O Despertar, Washington, Estados Unidos: essa obra é composta de 5 peças de alumínio que, juntas parecem um gigante acordando e saindo de dentro do solo. Foi instalada em 1980. As mãos do gigante chegam a uma altura de 5 metros.
9 – Metalmorfose, Charlotte, Estados Unidos: trata-se de uma grande fonte, pesando 14 toneladas, com painéis em aço inox que rotam em 360° e criam a forma de uma cabeça. A obra foi criada por David Cerny, artista tcheco.
10 – Escultura de Kafka, Praga, República Tcheca: o escritor Franz Kafka, uma das pessoas mais ilustres, que são nativas de Praga, foi homenageado na mesma rua onde morou por uma boa parte da sua vida, Rua Dusni. A escultura retrata um homem grande sem a cabeça, carregando um outro homem nos ombros.
11 – Soldado do Esgoto, Bratislava, Eslováquia: no centro histórico da cidade, há uma escultura de bronze que retrata um soldado que se encontra com a cabeça para fora da tampa do esgoto, e que fica a observar os transeuntes de forma bem tranquila.
12 – Passe Muraille, Paris, França: bem no centro do bairro Montmartre, tradicional de Paris, há uma estátua que atrai muito a atenção daquelas pessoas que resolvem passear pelas suas belas ladeiras e ruas. A Passe Muraille, ou Passa Muralhas, é uma estátua que tem como o tema um personagem criado pelo escritor Marcel Aumé, e que acaba descobrindo ter a capacidade de atravessar as paredes.
13 – A Mão, Punta del Este, Uruguai: essa obra consiste em dedos que surgem das areias da Praia Brava. Foi construída no ano de 1982 por Mario Irrázabal, um artista chileno. Essa obra acabou se tornando o cartão postal principal da cidade, e atrai milhares de turistas todos os anos.
14 – Rinoceronte Suspenso, Potsdam, Alemanha: na praça de Luisenplatz encontra-se uma estátua que atrai a atenção dos visitantes. Ela foi feita de uma forma bem realista, e retrata um rinoceronte suspenso sobre a praça, com uma aparência triste. Ela e tornou um cartão postal da cidade.
15 – Aranha Gigante, Ottawa, Canadá: uma aranha gigante de bronze, que mede 10 metros de altura e pesa 8 toneladas pode ser vista na Galeria Nacional de Arte do Canadá. De acordo com o ângulo, a impressão que dá é que a aranha pode atacar o Parlamento do país a qualquer momento.
16 – Troll de Fremont, Seattle, Estados Unidos: essa escultura se encontra embaixo da ponte George Washington. É um verdadeiro ícone da cidade. Com quase 6 metros de altura, e feita em aço e granito, a obra retrata um monstro, que esmaga com as mãos um fusca.
17 – Pedestres anônimos, Wroclaw, Polônia: a cidade de Wroclaw, que se localiza no sudoeste do país, possui um grupo composto por 7 esculturas feitas em bronze, e que fica em uma das suas calçadas. A obra retrata pessoas comuns, que entram para debaixo da calçada. É uma forma de homenagear as vítimas do comunismo.
18 – Colher Com Cereja, Minneapolis, Estados Unidos: um dos principais pontos turísticos dessa cidade é o seu jardim de esculturas, contendo em torno de 40 obras. A obra que mais atrai a atenção dos visitantes é uma colher com cereja imensa, cuja ponta se encontra apoiada dentro de um lago.
19 – Jacaré Anticapitalista, Nova York, Estados Unidos: o artista chamado Tom Otternesse tem feito, desde 2001, várias esculturas pelos corredores da estação do metrô de Nova York. Em uma das esculturas mais curiosas, ele criou um jacaré que sai do esgoto e ataca um “capitalista”. Na ilustração, o homem tem um saco com dinheiro na cabeça.
20 – Mãe virgem, Nova York, Estados Unidos: uma das obras mais bizarras e famosas do artista inglês chamado Demian Hirt encontra-se em Nova York, no famoso edifício e centro cultural da cidade.
Na estátua de 12 metros de altura e pesando 12 toneladas, o artista retrata uma mulher grávida sendo que, de um lado do seu corpo está o feto, e do outro estão os músculos, ambos expostos.