LIMOEIRO DO NORTE

Limoeiro do Norte, mais conhecida como terra das bicicletas, devido ao número de bicicletas por habitante e ao fato dos mesmos começarem a pedalar muito cedo, está localizada no vale do Jaguaribe, região nordeste do Ceará.

História

Se chamava Vila de São João do Jaguaribe, depois virou somente Limoeiro e em 1943 passou a se chamar definitivamente Limoeiro do Norte. Seus primeiros habitantes foram os índios, sendo que entre eles estavam os Paiacu. Na metade do século XVII chegaram os Portugueses, com o objetivo de explorar essa região, e após os combates da guerra dos Bárbaros, na qual os Portugueses pretendiam expulsar os índios, o que conseguiram, e da construção da Fortaleza Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe, foi implantada a pecuária. Isso firmou o núcleo agrapecuário, sendo que somente anos mais tarde começou o desenvolvimento urbano, quando Limoeiro do Norte ainda pertencia a São Bernado de Russas. Esse desenvolvimento deu-se ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição.

Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte

Demografia

Limoeiro do Norte conta com uma população de cerca de 56.281 habitantes, sendo que 51% são mulheres e 49% são homens.

Economia

A maior atividade econômica do Limoeiro do Norte é representada pelo setor terciário, que se encontra em grande expansão, e em segundo lugar está o setor primário, com a plantação de goiaba, banana, mamão, laranja, limão, figo, manga, castanha de caju, uva, arroz, feijão, abacaxi, milho, soja, tomate e mais, e também da pecuária, com a criação de bovinos, equinos, caprinos, suínos, entre outros. O setor secundário é sua terceira maior atividade econômica, com suas 40 indústrias, das quais quatro são metalúrgicas, dez de produtos minerais não metálicos, quatro de vestuário, três de construção, treze de produtos alimentícios, duas de madeira, uma editorial e gráfica e uma extrativa mineral.
O turísmo e o artesanato também são atividades econômicas dessa região, mas são pouco desenvolvidas.

Limoeiro

Limoeiro

Hidrografia e Vegetação

Limoeiro do Norte possui muitos açúdes, como o Barracão e Gado Bravo, além dos rios Jaguaribe e Banabuiú, que são as principais fontes de água dessa região. Sua vegetação predominante é a caatinga arbustiva, a carnaúba e oiticica, e os vegetais mais encontrados são: pau-branco, jurema, aroeira, juazeiro, jucá, mandacaru, xiquexique, pereiro, caatingueiro e palma.

Informações Importantes

Limoeiro do Norte tem clima semi-árido, com chuvas que vão de janeiro até abril; uma boa estrutura urbana, com: abastecimento de água e energia, agências bancárias, hotéis, parque florestal, unidade de educação e saúde, estádio de futebol e outras coisas; possui a 7º maior frota de veículos do Ceará; conta com dois jornais (Jornal Tribuna e Folha do Vale) e quatro emissoras de rádio (Rádio Educadora Jaguaribana, Rádio Jangadeiro FM Limoeiro, Rádio Vale do Jaguaribe e Rádio Styllus FM); tem oito emissoras de televisão e a telefonia móvel e fixa conta com as quatro principais operadoras (Oi, Vivo, Tim e Claro); os provedores de internet são Arena e Brisanet, que são via rádio, e Limoeiro Digital, que também é via wi-fi. A cidade ainda possui um museu, um cinema, uma biblioteca municipal e um centro cultural com teatro.

Limoeiro Norte

Limoeiro Norte

Atualmente, Limoeiro do Norte está passando por um bom período de desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>