Informações Sobre o Turismo Esportivo

Em São Paulo, na noite de ontem (segunda-feira, dia 20), Flávio Dino o presidente da Embratur e o Aldo Rebelo o ministro do esporte, participaram da 3ª edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte iniciativa do Ministério do Esporte. No evento, os empresários bem sucedidos foram homenageados que, por meio da Lei de Incentivou o Esporte, deu apoio a algum projeto. Bradesco, Vale e Itaú Unibanco é umas das empresas que mais investiram nesse setor, de acordo com o Ministério do Esporte. “Desde que entrou em vigor em 2007, a Lei já destinou R$ 650 milhões ao esporte. No total, foram distribuídos 70 prêmios, em oito categorias, um aumento de quatro premiações em relação a 2011, incluindo 22 Estados”.

Afirma a  Embratur, atrai apenas 1,7% de visitantes estrangeiros ao Brasil o Turismo esportivo. “O investimento no esporte tem reflexo importante na projeção de imagem do País no Exterior e, portanto, influi na entrada de turistas estrangeiros, não apenas no segmento de turismo esportivo. A realização dos megaeventos como a Copa do Mundo Fifa 2014 e as Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, somados ao investimento no esporte, contribuirão para a mudança deste cenário, estimulando a atração de turistas interessados na prática esportiva”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

As atividades físicas e os esportes são uma parte da variedade crescente de atividades de lazer e passatempos que está crescendo mais e se tornando mais populares entre os Israelenses. Esta próspera cultura do lazer conduziu à evolução de uma indústria do turismo voltada aos esportes que começa a ganhar um crescimento internacional. Israel oferece numerosos eventos esportivos locais e internacionais atraindo fãs e atletas do mundo inteiro. O basquete, judô, tênis e Futebol são somente alguns dos esportes mais predominantes e populares que atraem expectadores e participantes de todos os gostos e todas as idades.

O turismo esportivo está aberto a todos: fãs, amadores, atletas profissionais e seus técnicos e treinadores que vêm para uma série de atividades, desde atividades de treinamento passando por jogos amistosos até competições de campeonatos e ligas internacionais. Atletas profissionais e amadores vêm para aproveitar as atividades esportivas enquanto relaxam e descansas no período de férias. Todos têm algo em comum apreciar a alta qualidade das atividades esportivas saudáveis, em uma atmosfera de prazer e espírito esportivo, além de adquirir seu tempo livre para conhecer outras partes de Israel que ficam do lado de fora dos ginásios esportivos, estádios, locais turísticos e histórico, ambiente urbano e as reservas naturais.

Os locais esportivos mais conhecidos de Israel incluem locais de mergulho em Eilat, as pistas de golfe em Cesareia e Gaash, as encostas de esqui no Monte Hermon, o estádio esportivo Nokia em Tel Aviv, onde se realizam os melhores jogos de basquete, as grandes quadras de tênis em Ramat HaSharon, o Estádio Ramat Gan onde são realizadas partidas internacionais de futebol e as praias que possuem emocionantes competições de iatismo e windsurfe.

Caminhadas, trilhas organizadas e corridas de maratonas acontecem por todo o País e existem também competições de veículos off-road e excursões através do Neguev. Grupos de ciclistas pedalam por todos os locais, do Monte Hermon até Eilat. Em Israel o grande evento esportivo de massa é a Macabíada que é feito a cada quatro anos. A Macabíada é uma rara oportunidade para que os atletas Judeus do mundo inteiro venham a Israel, excursionem pelo País e participem das competições. A Macabíada como um colorido evento esportivo realizado tanto para turistas como para os amantes dos esportes que desejam mostrar seu apoio e amor ao esporte e a Israel.

Esportes de Aventura

 Trilhas ecológicas em reservas nacionais ou em parques urbanos são as grandes atrações do Distrito Federal para aventuras esportivas. De jipe, a pé ou de bicicleta, os passeios pelo Planalto Central são garantia de diversão e contato com animais e plantas do cerrado. Um dos locais mais frequentando para manobras mais radicais em jipes, mostos e bicicletas é o Sobradinho, na pedreira da Fercal onde fica no caminho do Delírio. Outra alternativa para se ir é o Jardim Botânico, Buraco das Andorinhas, e a Trilha do Lenhador, Lago Norte, no Varjão. Escalada e rapel são uns dos esportes comuns nas regiões acidentadas ao redor de Brasília, principalmente no Buraco das Andorinhas, Gruta Azul e das Araras, e na Cascata do Tororó.

Esportes Aquáticos

O Lago Paranoá pode ser comparado a um parque de diversões para quem gosta de esportes aquáticos. No local, a prática de Vela é bastante comum, assim como Remo e Pesca Esportiva. As condições do lago são ideais também para passeios de lanchas, jetski, esqui aquático, wakeboard e windsurf. Quem tem um espírito mais explorador pode aproveitar para fazer aulas de mergulho e conhecer a Vila Amaury, hoje submersa, onde viveram os primeiros operários de Brasília. Visível a partir de 10 m de profundidade, conserva objetos pessoais dos trabalhadores, paredes, pisos das casas, cerâmica e objetos de cozinha.

Passeios Aéreos

Os turistas que quiserem ver a beleza natural de Brasília e a arquitetura do alto podem fazer um voo de ultraleve, com decolagem no Setor de Clubes Esportivos Sul. Brasília fez um Aeroclube que fornece passeios aéreos para os turistas, mas devem ser reservados com 24 horas de antecedência. Agora para quem gosta mesmo de aventura, o voo livre é uns dos melhores programas. Em Brasília e arredores estão os melhores lugares para se praticar essa modalidade no País. No Parque da Asa Delta, conhecido também como Morrinho, é possível aprender e praticar o esporte radical.

Autódromo Internacional Nelson Piquet

O Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe com frequência grande público admirador do automobilismo. O traçado já foi palco da Fórmula 1, em uma corrida realizada em 1974 e vencida pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. De lá para cá já foram realizadas etapas importantes de diversas categorias do automobilismo mundial. Hoje o autódromo recebe provas nacionais e internacionais, principalmente da Stock Car Brasil, a mais importante categoria do automobilismo brasileiro. O espaço é utilizado também para shows e exposições de veículos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.