A Famosa Torre de Pisa

A Torre pendente di Pisa, ou melhor, a Torre de Pisa, é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Fica localizada na parte de trás da catedral. Depois da Catedral de Pisa e do baptistério, a Torre de Pisa é a terceira estrutura mais antiga na praça da Catedral de Pisa.

Maravilha do Mundo

Maravilha do Mundo

Apesar da Torre ter sido destinada a ficar na vertical, no início da construção, no ano de 1173, a torre começou a inclinar-se para sudeste, devido a um solo de fundação mal compactado e uma fundação mal construída, o que permitiu essa grande diferença. Atualmente, a Torre se inclina para o sudeste.

Construção da Torre de Pisa

A famosa Torre de Pisa é uma obra de arte construída em mármore branco. Foi feita em três fases durante um período de 177 anos aproximadamente. No dia 9 de agosto do ano de 1173, começou a construção do primeiro andar. “Esse primeiro andar é uma arcada ‘cega’ articulada por colunas clássicas coroadas com capitéis coríntios”.

Após a progressão de construção em 1178 para o terceiro andar, a torre começou a inclinar-se. Como já dito, isso ocorreu devido a uma fundação de meros três metros sobre um subsolo instável e fraco, um projeto que desde o início falhou. A construção da Torre foi paralisada posteriormente por quase um século, porque os pisanos estavam envolvidos continuamente em batalhas com Florença, Lucca e Génova. Esse tempo permitiu com que o solo subjacente se ajustasse. Caso isso não ocorresse, a Torre certamente teria sido derrubada. No ano de 1198 foram colocados relógios temporariamente no terceiro andar da construção inacabada da torre.

No ano de 1272 a construção da Torre de Pisa foi reiniciada por um arquiteto do Camposanto, Giovanni di Simone. Os engenheiros em um esforço para compensar a inclinação, construíram andares com um lado mais alto que o outro. Isso acabou fazendo com que a torre se inclinasse para outra direção. É devido a isso que a torre é curva totalmente. No ano de 1284, a construção da torre foi interrompida novamente, quando os pisanos foram derrotados na batalha de Meloria, pelos Genoveses. Em 1319 foi concluído o sétimo andar. A sino-câmara não foi adicionada até 1372 aproximadamente, e foi construída por Tommaso di Andrea Pisano, que por sua vez, conseguiu harmonizar o estilo romântico da torre com os elementos góticos da sino-câmara. Existem 7 sinos na torre, um para cada nota da escala musical, e no ano de 1655 foi instalado o maior deles.

A Torre de Pisa, depois de uma fase de reforço estrutural que ocorreu entre o ano de 1990 e 2001, está atualmente em fase de restauração gradual da superfície, com o objetivo, a finalidade de reparar os danos visuais, devidos ao escurecimento e à corrosão principalmente, causadas nela com o decorrer dos anos. Particularmente, estes são os pontos mais problemáticos da Torre de Pisa, devido a sua idade e também à sua particular exposição à chuva (corrosão) e ao vento.

Os 7 sinos

1º sino L’Assunta – “Fundido por Giovanni Pietro Orlandi no ano de 1654, ele tem 3,620 kg.”

2º sino ll Crocifisso – “Fundido por Vincenzo Possenti no ano de 1572, ele tem 2,462 kg.”

3º sino San Ranieri – “Fundido por Giovanni Andrea Moreni  no ano de 1719-1721, ele tem 1,448 kg.”

4º sino La Terza – “Fundido no ano de 1473 com 300 g, foi o primeiro em formato pequeno.”

5º sino La Pasquereccia ou La Giustizia – “Fundido por Lotteringo no ano de 1262 com 1,014 kg.”

6º sino ll Vespruccio – “Fundido no século XVI e novamente no ano de 1501 por Nicola di Jacopo com 1,000 kg, foi o segundo em formato pequeno.”

7º sino Dal Pozzo – “Fundido no ano de 1606 e em 2004 novamente, tem 652 kg.”

Estrutura

Torre de Pisa tem do solo ao topo, 56,70 metros na parte mais alta e no lado mais baixo tem 55,68 metros. A espessura das paredes é de 2,48 metros no topo e 4,09 metros na base. O peso da Torre é de 14 500 toneladas aproximadamente.

Ela tem 294 ou 296 degraus, sendo que o sétimo andar da parte norte das escadas, possui dois degraus a menos. Antes da restauração realizada entre 1990 e 2001, a Torre de Pisa estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, sendo que atualmente, ela esta inclinada 3,99 graus aproximadamente. Sendo assim, o topo da torre está localizada a uma distância de 3,9 metros de onde o topo estaria caso a torre estivesse totalmente na vertical.

Cronologia da Torre de Pisa

Entenda melhor a construção da Torre de Pisa.

  • – No dia 5 de janeiro do ano de 1172, uma viúva residente da casa de dell’Opera di Santa Maria, Donna Berta di Bernardo, dispôs de sessenta soldi ou “moedas de sessenta” para o Opera Campanilis petrarum Sancte Marie. Esse dinheiro teria de ser usado para comprar algumas pedras, as quais faltavam para formar a base da torre sineira.
  • – No dia 9 de agosto do ano de 1173, foram estabelecidas as fundações da Torre.
  • – Giorgio Vasari, quase 4 séculos mais tarde escreveu o seguinte, “Guglielmo, de acordo com o que está dito, em (este) ano 1174, com o escultor Bonanno, estabeleceu as bases do campanário da catedral de Pisa”.
  • – “É possível que Gerardo di Gerardo tenha sido outro construtor. O seu nome aparece como testemunha da herança de Berta di Bernardo como ‘Mestre Gerardo’ e, como um mestre-de-obras, cujo nome era Gerardo”.
  • – Diotisalvi, é um construtor mais provável, devido a afinidades com outros edifícios em Pisa e ao período de construção da estrutura. Mas, ele assinava seus trabalhos geralmente, e não existe nenhuma assinatura do mesmo campanário.
Visão Noturna

Visão Noturna

  • – No trabalho de conclusão da Torre de Pisa, Giovanni di Simone foi envolvido fortemente, onde havia direção de Giovanni Pisano, o qual na época era o mestre-de-obras do Opera di Santa Maria Maggiore. Talvez ele pudesse ser o mesmo Giovanni Pisano que completou o campanário.
  • – Giorgio Vasari indica que o criador do campanário entre 1360 e 1370 foi Tommaso di Andrea Pisano.
  • – No dia 27 de dezembro do ano de 1233,o filho de Gerardo Bottici, o mestre-de-obras Benenato, supervisionou a continuação da construção do campanário.
  • – No dia 23 de fevereiro do ano de 1260, o filho de Giovanni, Guido Speziale, um mestre-de obras na catedral de Santa Maria Maior, foi o eleito para fazer o supervisionamento na construção da Torre.
  • – No dia 12 de abril do ano de 1264, Mestre Giovanni di Simone, construtor com mais 23 trabalhadores, foram para as montanhas perto de pisa com a finalidade de cortar mármore. As pedras foram dadas a cortar a um trabalhador de São Francisco, Rainaldo Speziale.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.