Vôlei de Quadra

Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede sendo disputado por duas equipes formadas por seis jogadores cada uma. O objetivo desse jogo é fazer a bola passar para a quadra adversária sem tocar a rede e de modo que toque o chão na quadra contrária enquanto devemos evitar que os adversários consigam fazer o mesmo, ou seja, colocar a bola no chão do nosso lado.

Volei de Quadra

Volei de Quadra

O vôlei de quadra é das modalidades de esportes mais apreciados e bastante jogados inclusive nas escolas. Este é um esporte Olímpico e é regulamentado pela Fédération Internationale de Volleiball. A criação do vôlei de quadra data de 1895 e Willian George Morgan, o americano que o criou, o fez com a intenção de ter esportes em que os atletas não mantivessem contato físico para evitar as agressões e os golpes baixos no esporte e isto as quadras separadas garantiam.

Feminino

Feminino

Somente em 1949 é que foi realizado o primeiro campeonato mundial de vôlei de quadra e apenas para os homens sendo que em 1952 as mulheres também passaram a competir no voleibol, porém foi somente no ano de 1964 que o voleibol passou a fazer parte das competições dos Jogos Olímpicos o que permanece até os dias atuais. Esporte é saúde e o Brasil conseguiu sua primeira medalha de ouro olímpica de vôlei de quadra em 1992 tendo repetido a proeza em 2004 conquistando novamente o ouro para nosso país. Entretanto as mulheres não ficaram atrás e como verdadeiras artistas nas quadras, nas Olimpíadas de 2008 foi à vez delas trazerem a medalha de ouro para o Brasil e nossas atletas esbanjando saúde e beleza, receberam suas medalhas e ainda fizeram uma pausa para fotos. Com a conquista elas deixaram o povo brasileiro exultante com essa primeira medalha da equipe feminina.

Regras

Regras

Ao contrário de outros jogos como o futebol ou o basquete que é jogado com tempo marcado, o vôlei de quadra é jogado por set onde uma equipe tem de marcar 25 pontos, além disso, tem que conseguir manter uma vantagem de dois pontos sobre o adversário, se não conseguir o set continua até que essa diferença seja alcançada por um dos times. Será ganhadora a equipe que conseguir vencer três sets. As mulheres vem se destacando cada vez mais neste esporte e não esqueça que a partir deste ano teremos de volta a nossa grande jogadora de vôlei de quadra que é a Virna que desde 2006 havia migrado para o vôlei de praia, porém é pena que este retorno seja temporário, pois ela só irá disputar a Superliga feminina e em abril quando esta terminar volta às praias.

Regras do Vôlei

Existem muitos aspectos relevantes quanto às regras do vôlei, e elas não são poucas, pois envolvem muito mais do que os pontos e a emoção da partida em si, as regras determinam desde as especificações das quadras passando pelos jogadores, postura na quadra e fora dela, arbitragem equipe técnica, etc. Realmente é um esporte olímpico plenamente regulamentado. Vamos nos deter nos principais aspectos a cerca deste que é um dos Esportes mais encantadores para jovens e adultos.

O vôlei de quadra tem como princípios fundamentais o bloqueio que é o momento em que os três atacantes que estão junto à rede saltam criando com suas mãos uma barreira e dessa forma buscando evitar que a bola passe para o seu campo, a manchete que consiste na recepção da bola feita através da união dos antebraços esticados evitando que ela chegue ao chão, considera-se como defesa e permite o passe para que o levantador encaminhe a bola para o ataque, levantada é feita pelo atacante e consiste no passe executado com as pontas dos dedos que devem estar bem abertos em uma altura acima da cabeça sendo a bola encaminhada para que o ataque propriamente dito; a cortada consiste no corte forte, rápido e preciso feito pelo atacante durante um salto; o saque é o ato que rege o inicio do jogo bem como seus reinícios após cada pontuação, consiste em lançar a bola, a partir do fundo da sua quadra, enviando-a para o campo do adversário sendo passada por cima da rede e entre antenas existentes na mesma.

É preciso cuidado a contagem de pontos

Os pontos são válidos sempre que a bola lançada por um time tocar o chão do campo adversário ou tocar em cima da linha que demarca a quadra, também se considera ponto quando o adversário saca a bola diretamente para fora da quadra, quando os adversários cometem erros ou faltas. São seis jogadores em cada time e mais seis em cada banco de reserva. Uma das grandes dúvidas e confusões a cerca das regras do vôlei está na rotação.

Os jogadores se posicionam de 1 a 6, sendo que a posição 1 sempre será aquela de onde acontece o saque, a posição 2 é ocupada pelo jogador que fica diante da rede a direita, ao centro na linha da rede está a posição 3, a esquerda, também diante da rede a posição 4, posição 5 ao fundo e a esquerda e posição 6 ao fundo em direção ao centro. Para a rotação deve haver o giro de todos os jogadores na ordem das posições sempre em sentido horário, conseqüentemente indo para a posição de numero inferior a sua, ou seja, quem esta na posição 6 ocupa a posição 5, o jogador que estava na posição 5 ocupará a posição 4, este por sua vez vai para a posição 3 e assim sucessivamente.

Jogador diferenciado

O libero é um jogador diferenciado dentro deste jogo, a ele são permitidos movimentos de entrada e saída da quadra em qualquer posição e em momentos estratégicos, estando à bola parada, sem aviso prévio ao grupo de arbitragem; ele poderá apenas executar recebimento e defesa, seu uniforme é diferente e a posição de capitão do time não lhe é permitida, bem como ele não pode realizar saques, bloqueios ou ataques. Feita a sua participação em momentos específicos ele pode sair de quadra imediatamente quando a bola estiver parada. Existe uma regulamentação especifica para este jogador.

103 comentários

  1. Me ajudou muitoo no trabalho da escola valeu!!!!

  2. oshii garota táh na loucura! kkkk’ :3

  3. oshii garota táh na loucura kkkk’ :3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>