Olimpíadas Rio 2016

O ano de 2016 foi muito especial para o Brasil, pois foi o ano em que a cidade do Rio de Janeiro se tornou a casa da principal competição esportiva do mundo. O evento que foi realizado durante o segundo semestre de 2016 trouxe muita emoção para um país que ainda tem muito para investir na formação de novos esportistas. O esporte é a prova de que é possível mudar até mesmo as realidades mais sofridas e difíceis.

A Escolha do Rio como Sede

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como a sede para esse importante evento esportivo no ano de 2009 em Copenhague, Dinamarca. Essa foi a oitava vez que o Brasil sediou as Olimpíadas. Vale destacar a curiosidade de que as Olimpíadas do Rio foi a primeira na América Latina desde 1968 quando a sede foi a Cidade do México.

Os jogos olímpicos são divididos em jogos de verão e de inverno, porém, nesse caso os jogos de verão foram realizados de forma integral dentro do inverno brasileiro. Isso se deu pelo fato de o período do ano destinado aos jogos estar dentro do inverno do Hemisfério Sul. Mas, como os jogos foram realizados no Rio devemos dizer que o inverno nem fez tanta diferença.

Datas das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016

As Olimpíadas do Rio 2016 aconteceram entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas foram realizadas entre os dias 7 e 18 de setembro. Tanto a abertura como a cerimônia de encerramento foi realizada no estádio do Maracanã. As duas cerimônias foram bastante elogiadas e ajudaram a mostrar para o mundo um pouco da identidade brasileira.

A Infraestrutura das Olimpíadas do Rio 2016

Os jogos e competições das Olimpíadas foram distribuídos entre quatro regiões na cidade maravilhosa. Em geral boa parte dos eventos da competição aconteceu na zona oeste, próximo a Barra da Tijuca. Para recepcionar o maior evento esportivo do mundo foi realizada a ampliação do Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na região do Parque Olímpico do Rio.

Conhecendo o Parque Olímpico

Situado no bairro nobre da Barra da Tijuca, o Parque Olímpico, consiste num conjunto de instalações esportivas que teve a sua expansão iniciada em 6 de julho de 2012. Ao todo são nove espaços esportivos dentre os quais sete são permanentes. Com o fim dos jogos a Arena Carioca 3 se tornará uma escola de esportes enquanto os demais locais serão transformados em centros de treinamento olímpico.

Revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro

A realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro se mostrou bastante positivo pelo menos do que diz respeito a modernização da região portuária. Visando oferecer mais competitividade para a cidade teve início um projeto de restauração do porto. Durante a realização dos jogos foi criado um espaço chamado “Boulevard Olímpico” em que estavam disponíveis várias atrações especiais.

Sedes do Futebol

A competição das seleções de futebol acontece de maneira paralela ao restante do evento e por seu caráter diferenciado contou com outras cidades-sede que foram Brasília, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. As finais das competições masculina e feminina aconteceram no Rio de Janeiro.

A Lagoa Rodrigo de Freitas

Parte das controvérsias geradas pelos jogos do Rio 2016 diz respeito a Lagoa Rodrigo de Freitas que foi usada para as provas de canoagem e remo. Testes encomendados pela agência de notícias Associated Press em 2015 demonstrou que as águas da Lagoa assim como na Marina da Glória na Baía de Guanabara (usada para provas de vela) contavam com grande quantidade de adenovírus, enterovírus, rotavírus e coliformes fecais sendo impróprias para contato com os atletas. Mesmo com a possibilidade de ter problemas de saúde como diarreias e vômitos os atletas encararam as águas insalubres do Rio.

Quadro de Medalhas

Quando os jogos chegam ao fim uma das principais curiosidades do público é saber quais foram as colocações no quadro de medalhas. O primeiro lugar não foi muito surpreendente, os Estados Unidos, pela quinta vez consecutiva ficaram em primeiro lugar conquistando 121 medalhas sendo que destas 46 são de ouro.

Na segunda colocação do quadro ficou a Grã-Bretanha que surpreendeu com a tática do investimento no esporte e em terceiro a China. O Brasil teve o seu melhor desempenho em Olimpíadas com 19 medalhas das quais 7 são de ouro, o que rendeu a décima terceira posição no quadro. Uma edição das Olimpíadas que contou com alguns países debutando no recebimento de medalhas como Kosovo, Fiji, Porto Rico, Singapura, Tadjiquistão e Vietnã.

Os Recordes Quebrados nas Olímpiadas do Rio 2016

Nessa edição das olímpiadas foram superados nada menos do que 65 recordes olímpicos e 19 recordes mundiais. O primeiro dia de competições já demonstrou que seria uma competição que promoveria bons resultados sendo que já começou com o atleta sul-coreano Kim Woo-jin marcando 700 pontos em 720 possíveis quebrando o recorde anterior. O ciclismo e a natação também tiveram quebras de recordes.

A Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016

A criação do logo de uma competição é um processo muito importante, pois o design é essencial para fazer a divulgação do evento. Participaram do processo de escolha do logo 138 agências de publicidade sendo que para a fase final foram escolhidas somente 8. A agência vencedora, escolhida por uma comissão julgadora, foi a carioca Tátil.

O lançamento da marca foi realizado durante a festa de réveillon de 2010 em Copacabana. O desenho do logo é formado pela junção de três figuras humanas que estão ligadas pelas mãos e pelos pés nas cores brasileiras verde, amarelo e azul. Pela primeira vez a marca foi criada tridimensionalmente e representa algo que é típico da cultura brasileira, o abraço.

A marca gerou alguma controvérsia, pois foi dito que havia semelhança significativa com a marca da Fundação Telluride no Colorado e também com a obra “La Danse” de Henri Matisse. A agência Tátil descartou cópia e disse que se trata apenas de uma semelhança.

Os Mascotes das Olimpíadas Rio 2016

Os personagens escolhidos para ser mascotes das Olimpíadas do Rio 2016 tinham como objetivo representar a fauna e a flora do país. O mascote dos Jogos Olímpicos foi criado para ser uma mistura de todos os animais da nossa fauna tendo as habilidades de se esticar infinitamente, pular alto e emitir sons. O mascote das paralimpíadas tinha como objetivo representar a flora do nosso país e buscava representar mistérios da natureza nacional.

Foi realizada votação popular para a escolha dos nomes dos mascotes, as opções Vinicius e Tom ganhou com 44% dos votos das outras duas opções de duplas de nomes: Oba e Eba e Tiba Tuque e Esquindim. Os nomes escolhidos prestam homenagem a importantes nomes da música nacional, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Tocha Olímpica – O Símbolo das Olimpíadas

Assim como a escolha do logo, o design da tocha olímpica, foi escolhido por meio de concurso incluindo 86 agências de publicidade sendo que a vencedora foi a agência de São Paulo Chelles & Hayashi. Um dos pontos mais especiais em relação a essa tocha é que ele foi produzida com alumínio proveniente de reciclagem. A estrutura da tocha é composta por seis segmentos que se abrem quando a mesma é acesa.

O acender da tocha ficou conhecido como “momento do beijo” e tem como objetivo fazer uma representação do Rio. Dessa forma o topo da tocha referencia o céu e o sol enquanto que o recorte de dentro da peça representa o verde do Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Em azul estão as representadas as ondas do mar. O revezamento da passagem da tocha olímpica contou com 12 mil carregadores e passou por 83 cidades do país.

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

A Cerimônia de Abertura

Um dos momentos mais marcantes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi a cerimônia de abertura realizada na noite de 5 de agosto de 2016 no estádio do Maracanã com transmissão ao vivo para o mundo todo. Havia grande expectativa em relação a esse cerimônia uma vez que a cerimônia da Copa do Mundo foi entendida como um grande fracasso.

Parte do sucesso da cerimônia ficou por conta dos mais de 6000 voluntários que foram coreografados por Déborah Colker. A direção criativa da cerimônia ficou a cargo de Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas. A realização dos ensaios começou em maio de 2016. A emoção se tornou intensa no final do revezamento da tocha olímpica que chegou ao estádio nas mãos do campeão de tênis Gustavo Kuerten que passou a mesma para as mãos da campeã do basquete Hortência Marcari.

Por fim foi levada para acender a chama pelas mãos de Vanderlei de Lima que foi agraciado com a medalha Pierre de Coubertain (único brasileiro a ter recebido essa medalha na história) nos Jogos Olímpicos de 2004 após um incidente com um homem que o impediu de chegar em primeiro lugar na prova em que terminou com o bronze.

A Cerimônia de Encerramento

O encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi realizado no dia 21 de agosto de 2016 também no estádio do Maracanã. A diretora do espetáculo foi a carnavalesca Rosa Magalhães. Nem mesmo a forte chuva que predominou na noite derradeira tirou o brilho da cerimônia que buscou criar uma miscelânea de estilos musicais e culturas regionais do país.

Foram apresentadas canções como “Carinhoso” de Pixinguinha e uma canção cantada em dueto entre uma gravação de Carmen Miranda e Roberta Sá que chegou ao estádio caracterizada como a pequena notável. Para fazer a passagem de responsabilidade dos jogos para Tóquio, a sede de 2020, foi apresentado um vídeo com os personagens que tornaram o Japão conhecido no mundo todo culminando com a chegada do primeiro-ministro Shinzō Abe caracterizado como Mario Bros.

Participações nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Nesses jogos olímpicos os 206 comitês olímpicos conseguiram classificar ao menos um atleta para as competições. Países como Kosovo e Sudão do Sul, cujos comitês somente foram reconhecidos respectivamente nos anos de 2014 e 2015, garantiram a sua participação. Observando a crise mundial a COI decidiu que os atletas refugiados poderiam competir sob a bandeira olímpica. Foi a primeira vez na história que os refugiados puderam competir.

A Suspensão da Rússia e os Atletas Independentes

Uma das questões mais comentadas durante a realização dos jogos de 2016 foi a suspensão da Rússia de todas as competições internacionais de atletismo que havia sido decretada em 2015 pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O que motivou essa reação extrema foi um relatório da Agência Mundial Anti-Doping (WADA) em que ficava comprovado o doping com o auxílio do governo russo.

Para não penalizar os atletas que nada tinham a ver com o esquema foi sugerido pelo IAAF que os russos se candidatassem a entrar nos jogos como atletas neutros, sem defender a bandeira russa, desde que ficasse comprovado que não participaram do esquema de doping promovido pelo governo. Em 24 de julho de 2016 a COI recusou o pedido da IAAF alegando que isso era contra as regras olímpicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.