Cabo de Guerra

Este jogo é conhecido em nosso país como ‘cabo de guerra’, sendo que nos países europeus é conhecido como ‘jogos de corda’. Se trata de uma atividade de esporte na qual há uma competição entre duas equipes, um teste que envolve força, resistência e sincronia ao puxar uma mesma corda.

História

Não há um consenso a cerca da origem deste jogo, sabe-se que é uma atividade esportiva praticada desde os tempos mais antigos, em cultos e cerimônias, mas sem definição específica de tempo ou local destas competições, uma vez que elas ocorriam ao redor do mundo todo em locais diversos como Egito, Índia, Myanmar, Japão, Bornéu, Coréia, América do Sul e Havaí.

Origem do Jogo

Entre os anos de 1900 e 1920 esta modalidade esportiva foi parte integrante dos Jogos Olímpicos. Atualmente este esporte regula-e por intermédio da Federação Internacional de Cabo de Guerra.

Fundada no ano de 1960 esta federação se ocupa da organização de campeonatos mundiais que ocorrem a cada dois anos. O cabo de guerra integra os Jogos Mundiais e tem o patrocínio do COI – Comitê Olímpico Internacional.

Regras

Nesta modalidade de esporte devem se formar duas equipes conendo 8 participantes em cada uma, sendo que o peso total destes competidores é que irá definir a classe na qual os mesmos irão disputar. Esta competição pode ocorrer com separação de sexos ou ainda em equipes mistas, sendo que neste caso cada grupo deve ter 4 homens e 4 mulheres.

Esta disputa se adequa ao ar livre, em campos ou ainda em ginásios cobertos. As equipes de competidores se colocam alinhadas ao longo de uma corda, cabo de guerra. Esta corda possui em média um diâmetro de 10 centímetros.

Bem no centro dos dois grupos o cabo recebe uma marcação e cada grupo deve permanecer a 4 metros desta marca onde haverá uma outra marca para definir o limite.

Equipes

O jogo tem início nesta posição. O objetivo das equipes esta em puxar os seus adversários até que eles invadam a marcação da linha central ou ainda fazer com que eles cometam uma falta, que ocorre no momento em que um competidor escorrega e posteriormente cai ao chão.

Cabo de Guerra na Escola

Esta brincadeira é muito adequada para ser utilizada na escola em diversas faixas etárias, inclusive na educação infantil, pois ela desenvolve o espírito de participação em grupo, colaboração, competitividade, força, equilíbrio, regras, etc., além disso é uma brincadeira bastante simples e divertida, as crianças adoram. Para desenvolvê-la é preciso apenas uma corda.

Ajuda no Ensino

A disposição das crianças deve ser definida pelo professor para que nenhum grupo saia em desvantagem, então é só dar o sinal inicial e se divertir a valer, mas sempre observando e respeitando as regras da brincadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>