Bola de Futebol Americano

A bola de futebol americano é usada nos jogos desse esporte e se destaca por ter formato oval. Parece um pouco curioso se referir a esse equipamento com forma oval como bola. No entanto para a dinâmica do jogo é necessário ter esse formato de bola para que as jogadas possam ser feitas como se deve. Para nós, brasileiros, esse esporte parece um pouco distante, pois não temos o hábito de acompanhar as competições.

Para os norte-americanos as sextas, sábados e domingos do outono e inverno são dedicados ao futebol americano. Todos os anos são produzidas milhares de bolas que são usadas tanto em competições oficiais como escolas do ensino médio e universidades. Em média o preço de uma bola custa entre R$ 20,00 e R$ 60,00. Vamos saber mais sobre como são feitas as bolas de futebol americano?

Como São Feitas as Bolas de Futebol Americano

Bexiga

Começamos com uma curiosidade que é o fato de que as bolas desse esporte são conhecidas como “pele de porco” pelo fato de que as primeiras eram feitas a partir da bexiga desse animal além de serem cobertas com a pele do mesmo. Atualmente, as bolas de futebol ainda tem uma bexiga no seu interior, contudo, essa é feita de borracha e possui uma camada exterior.

Os Painéis

Em geral essa parte externa é feita de couro ou pele de vaca pelo fato de que possui aquela textura de grão de seixos. Quando é usado couro a primeira coisa que é feita é curti-lo e depois é feito o corte em painéis usando uma máquina de corte matricial. Em cada bola são usados quatro painéis que ajudam a garantir mais uniformidade.

Esses painéis tem forma oval tendo um ponto sem corte em cada uma das extremidades, eles são separados em quatro e depois mandados um de cada vez para uma máquina de polimento. Essa máquina faz um molde para cada painel com um peso e espessura específicos.

Costura da Bola

A partir do momento que os painéis são iguais é feita a costura de um forro na parte interna de cada um. Para fazer essa costura é usada uma grande máquina de costura industrial. Seu revestimento é feito de material sintético e feito de um total de três camadas. As camadas são então inseridas cruzadas e fundidas, a ligação do revestimento ao painel é feita para evitar que o último fique esticado durante o uso da bola.

Furos

Depois de os painéis serem ligados ao forro é feita a aplicação de um revestimento aos mesmos que contam com furos para os cordões e também o furo para uma agulha de enchimento. Na sequência são perfurados os orifícios na bola e de novo uma máquina aplica o revestimento e faz os furos dos orifícios.

Após ser feito isso os quatro painéis são costurados de dentro para fora usando uma máquina de costura. Tem uma única parte que não é costurada que é a área em que os buracos das amarras ficam. Será nesse local que a bexiga irá ser colocada, essa máquina faz uso de cera quente o que torna as costuras mais efetivas. Isso ajuda a usar a bola do seu lado correto.

Bexiga

Por fim a bexiga é colocada dentro da bola por meio de uma zona de amarras, essa bexiga é composta de duas camadas de borracha butílica. Após fazer isso a bola é atada com firmeza e por fim ela é inflada até atingir uma pressão entre 12,5 e 13,5 libras. É essencial que essa pressão não seja maior e nem menor.

Depois que a bola foi confeccionada passam pela verificação da sua qualidade e pelo processo de marcação. As bolas que estão prontas devem ser verificadas para que se tenha certeza de que seguem os regulamentos em relação a tamanho e peso. Para que possam ser usadas as bolas passam por marcações com as informações de quem as fabricou.

Tipos de Bolas

Bolas Sintéticas

Quando o objeto é usar a bola para fins recreativos é possível encontrar boas opções de materiais sintéticos. São bolas bem mais baratas, contudo, elas dão uma sensação diferenciada. O material sintético é fabricado para parecer com o couro, mas ainda assim os jogadores sentem a diferença já que a bola parece escorregar das suas mãos com facilidade. Dentro da bola tem uma câmara de poliuretano da mesma forma que os seus cadarços.

Bolas de Borracha

A Nike, uma das principais empresas do segmento de materiais esportivos, fabrica uma bola de borracha que é mais pesada que as bolas profissionais. A marca ressalta que essa bola pode ajudar no treinamento dos centers e quaterbacks. Com uma bola mais pesada é melhor treinar velocidade, pegada, agilidade, tempo de reação e rapidez.

Curiosidades Sobre Futebol Americano

As 100 Jardas

Muito se fala das tais 100 jardas, mas poucos sabem que na verdade elas são equivalentes a 91 metros.

Endzone

Trata-se da área que é tida como a mais importante de um jogo.

Questão de Território

Sabia que um dos principais objetivos desse jogo é na verdade ganhar território?

Fumble

Recebe o nome de fumble a manipulação que é feita sem jeito da bola que resulta em queda ou mesmo na perda da mesma.

Tackle

Essa expressão se refere a fazer a interceptação do avanço de um jogador adversário de maneiro a leva-lo ao chão.

Touchdown

É um tipo de pontuação que existe dentro do jogo de futebol americano, basicamente vale 6 pontos e se dá quando o jogador cruza a linha de gol avançando pela endzone sem que haja obstrução.

Ponto Extra

Se dá numa situação em que o time consegue um touchdown e vale um ponto a mais.

Field Goal

Pode ser chamado também de gol de campo ou golo de campo e consiste numa forma de fazer pontos nesse esporte em que ao invés de passar a bola para um quarterback se passa a bola para um placeholder que então segura a mesma para que o Kicker possa chutá-la e assim fazer com que ela passe pelos postes do gol que são chamados de uprights. Acertar essa jogada vale três pontos para o time.

Com a grande variedade de esportes que estamos acostumados a ver pelo mundo inteiro, não é de se espantar com uma variação do futebol convencional, que é chamado de futebol americano. Uma das grandes diferenças deste esporte está na bola, que tem um formato mais oval. A seguir vamos ver algumas fotos de bolas de futebol americano, confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>